IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza

Odontologia estética ajuda a embelezar o seu sorriso

Jessica Reis - 10/10/2020 00:17

Dizem que o sorriso é o nosso cartão de visita. E é por isso que é tão importante cuidar da saúde bucal. Além de cuidar dos dentes, uma área que ganhou muito destaque foi a da odontologista estética. Hoje, há uma infinidade de possibilidades na área para deixar os dentes e o sorriso bonitos. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a busca por procedimentos estéticos dentários cresceu 300% nos últimos anos.

O cirurgião-dentista Rodrigo Caran diz que a odontologia estética envolve vários setores como ortodontia, cirurgias gengivais e implantodontia. "Hoje, os tratamentos mais procurados são na área da ortodontia com os aparelhos invisíveis, que acho que são extremamente interessantes e com resultados muito previsíveis em que a estética acontece a partir do dente natural da pessoa", explica.

Para Caran, a grande novidade na área da odontologia é ganhar agilidade na resolução dos casos e ter cada vez menos perda do dente, ou seja, menos desgaste dos dentes naturais com o trabalho estético. Além disso, a associação de todas as especialidades faz toda a diferença no resultado dos tratamentos. "O dentista tem que ter conhecimento de várias áreas, na periodontia, que é a parte gengival, conhecimento técnico na parte das resinas e próteses, tem que ter algum conhecimento em ortodontia ou algum ortodontista associado a ele para fazer pequenas movimentações. A soma disso vai gerar um resultado interessante, sem contar a implantodontia, que é necessária quando há algum dente ausente."

Os clareamentos, tanto os clínicos quantos os caseiros, são a porta de entrada para a odontologia estética para quem já tem dentes bem posicionados, segundo o cirurgião-dentista Silvio Pardo. "De simples aplicação, acessíveis, rápidos e com bons resultados ainda tem grande procura por parte das pessoas", afirma.

O especialista diz que muitas pessoas buscam tratamentos por não estarem satisfeitas com o seu sorriso, mesmo tendo dentes bons, saudáveis e bonitos. "Para esses casos uma solução fantástica tem sido as correções ortodônticas com Invisalign (placas transparentes). O mais importante que eu vejo é a previsibilidade de resultados, uma vez que por meio do Scanner iTero, o programa Clinchek faz a simulação de como ficará o sorriso depois de reposicionar os dentes e o resultado acontece", explica.

Entre os benefícios desse tipo de aparelho estão os resultados que são em média até metade do tempo menor que na ortodontia convencional, não tem aparatologia metálica, nem fios. São usadas placas transparentes parecidas com placas de clareamento, que podem ser retiradas para se alimentar e higienizar os dentes. "No final você pode clarear os dentes com a técnica de clareamento caseiro embelezando ainda mais seu sorriso", diz Pardo.

Os tratamentos estéticos podem ser inciados ainda na infância, desde que haja necessidade para restabelecer ou melhorar uma função bucal necessária ou até, a melhora da autoestima da criança, segundo o ortodontista Gilberto de Barros. "O importante é que seja corretamente analisado cada caso, levando em consideração fatores importantes como a preservação da estrutura dental. Hoje com a entrada das facetas no mercado, há um uso exagerado desta técnica que pode levar ao desgaste da estrutura original dental e acarretar uma diminuição no ciclo de vida do dente", alerta Barros.

 

Tratamentos mais procurados

Facetas: podem ser em resina ou cerâmica. Aplicadas sobre o dente, para modelar, alterar formas e cores

Clareamento: feito no consultório ou em casa, com orientação do profissional. Indicado para alterar ou uniformizar cores e tons dos dentes

Aparelho ortodôntico: pode ser fixo, móvel ou por alinhadores (placas). Indicado para correções de oclusão (mordida) e estética do paciente

Fonte - Gilberto de Barros, ortodontista

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: