IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza

As novidades de beleza que vêm por aí

Jessica Reis - 03/05/2020 00:11

Já imaginou ter um espelho interativo que pode escanear e detectar imperfeições na pele? Ou ainda uma impressora de maquiagem portátil, que permite imprimir blush e sombra a partir de imagens de qualquer coisa? Esses dispositivos parecem coisas bem distantes para você? Pois saiba que eles já existem ou estão em fase de testes e prometem mudar o mercado da beleza para sempre.

Além desses aparelhos tecnológicos que já estão disponíveis em alguns países, há também algumas novidades que ainda devem chegar nos próximos anos. Segundo a dermatologista Silvia Regina Strazzi, na era da personalização, as empresas estão focando cada vez mais na individualização de seus clientes, criando produtos projetados especificamente para cada um deles. Com a ajuda de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial e a impressão 3D, as possibilidades parecem ser infinitas.

"Neste cenário, os cosméticos tecnológicos com fórmulas exclusivas e sob medida se transformam na grande aposta da indústria da beleza. Empresas já estão usando inteligência artificial para determinar as melhores rotinas de cuidados com a pele. Já existem, por exemplo, máscaras faciais em 3D, além de dispositivos móveis que detectam níveis de hidratação da pele, entre outras condições. A sustentabilidade também faz parte dessa tendência, e muitas marcas já oferecem produtos feitos somente com ingredientes naturais, como plantas e probióticos", explica a dermatologista.

A especialista também diz ainda que já existem maquiagens que se ajustam ao tom da pele da pessoa, à medida que são aplicadas. "Os cosméticos high tech, não apenas direcionam o que vamos usar, mas também respondem ao que os consumidores buscam", diz Silvia.

Entre as inovações cosméticas que já estão disponíveis atualmente estão a nanotecnologia, os ativos biomiméticos, os probióticos tópicos, cosméticos sem adição de água e as bases biocompatíveis. "Essas evoluções acrescentam aos tratamentos de pele mais segurança e resultados mais eficazes, muitas vezes reduzindo os efeitos colaterais e mantendo resguardada a função protetora da pele", explica Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica - ABEC.

Muitas dessas tecnologias, segundo Isabel, acompanharam também as mudanças observadas no mundo. O aumento da poluição, fenômenos climáticos, a alta incidência da radiação no planeta, além de hábitos cada vez mais arraigados, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo, alcoolismo, enfim, todas essas alterações ambientais e culturais fizeram surgir ativos e produtos dermocosméticos epigenéticos - que tentam reverter os danos ambientais e de hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.

A seguir, confira alguns dispositivos que já estão no mercado ou devem chegar em breve para revolucionar a sua rotina de beleza que deve ficar mais prática e automatizada nos próximos anos.  

 

Secador multifuncional

Uma das grandes novidades no mercado da beleza é o RevAir, um secador de cabelo que promete reduzir o tempo de exposição dos fios às altas temperaturas. O aparelho já está disponível no Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e deve chegar a outros países nos próximos meses.

Segundo Scott Thomason, CEO da RevAir, o aparelho usa a tecnologia do 'ar reverso'. O cabelo entra em uma espécie de mangueira, parecida com a de um aspirador, suga a água e deixa os fios lisos, ou seja, o ar quente pode secar e alisar sem a necessidade de usar uma escova ou chapinha em uma única etapa. "Outro benefício incrível do ar reverso é sua capacidade de selar a cutícula em sua direção natural, deixando os fios sem frizz, macios e brilhantes. Temos relatos de clientes que economizaram uma hora ou mais em comparação com a rotina anterior de secagem dos cabelos", disse Thomason à Vida&Arte.

Cosmético inovador

Embora não seja um cosmético novo, o Génifique Sérum Advanced de Lancôme, foi relançado com uma nova fórmula rica com 7 pré e probióticos, que agem no microbioma da pele. Como consequência, a pele se recupera mais rápido, mais forte e com resultados visíveis em 7 dias.

"Sabemos que a ciência do microbioma é um novo e promissor campo de pesquisa, com potencial para oferecer infinitas possibilidades em termos de saúde e cuidados com a nossa pele. É por isso que temos muito orgulho de lançar o novo Génifique Sérum Advanced, que aproveita a ciência do microbioma e a pesquisa realizada por nossas próprias equipes, em colaboração com os principais especialistas do mundo", explica Françoise Lehmann, Presidente Global de Lancôme.

Photoshop da vida real

O Opté Precion Wand é uma das inovações mais interessantes que devem chegar ao mercado ainda neste ano. O dispositivo é uma espécie de varinha mágica que combina câmera e impressora para escanear e fazer correções de imperfeições na pele.

O lançamento da Procter & Gamble aplica retoques na pele com pequenos jatos de tinta, deixando a pele mais jovem imediatamente. O sistema digitaliza a pele com uma luz LED que identifica as imperfeições com grande precisão. A câmera determina a pigmentação e cor da pele. Segundo a P&G, o produto poderá ser usado em todos os tons de pele. Ainda não há previsão de preço.

Maquiagem 3D

O sonho de muitas mulheres é ter paletas com todas as cores possíveis para criar makes incríveis. Com a Mink Beauty, uma impressora de maquiagem 3D é possível. O aparelho consegue transformar instantaneamente qualquer imagem em maquiagem. Parece mágica?

O processo é bem simples, basta importar qualquer imagem e enviar para a impressora, inserir uma folha de maquiagem na bandeja e a mágica está feita. A maquiagem sai pronta para aplicar nos olhos ou maçãs do rosto. A má notícia é que não há previsão para o dispositivo chegar ao Brasil.

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: