IMG-LOGO
Home Tendencias

Alerta tendência: lenços e bandanas fazem a cabeça das mulheres

Jessica Reis - 26/03/2021 11:30

Está na cabeça das participantes do Big Brother Brasil e de todo mundo que adora uma tendência. Estamos falando dos lenços e bandanas que ganharam ainda mais destaque nos últimos dias sendo usado por grande parte do elenco do reality. É o caso da atriz Carla Diaz e do ator e cantor Fiuk. 

Mas afinal, você sabe como usar os lenços e bandanas? Apesar de serem atemporais, os lenços vêm repaginados porque a moda se reinventa o tempo todo. Para quem quer entrar na tendência e deixar os looks ainda mais estilosos, a designer de moda, Valesca Sperb Lubnon, professora do curso de Design de Moda do Centro Universitário de João Pessoa, diz que basta escolher uma opção que combine com o seu estilo e usá-la de formas diferentes, como faixa, bandana, turbante e para dar acabamento aos coques e rabos de cavalo.

Além de sua versatilidade na cabeça, o adorno também pode ser usado em bolsas, como cinto ou pulseira. “Existem vários tutoriais no YouTube ensinando a fazer lindas amarrações para usar o lenço no pescoço, tanto no verão quanto no inverno. Levar o lenço amarrado delicadamente na bolsa, deixa a peça acessível para quando entrar em um ambiente mais frio e poder usá-lo para aquecer”, afirma.

Não só como acessório para todos os estilos e idades, o lenço tem ainda papel fundamental no empoderamento, que, segundo a especialista, muitos movimentos a favor da autoestima da mulher tem estimulado o uso, principalmente, em apoio a perda dos cabelos provocados por enfermidades.

“Além do poder que hoje traz para as mulheres no enfrentamento de doenças como o câncer, o lenço também já foi usado por homens em diferentes momentos na história como forma de diferenciação social, feito com tecidos nobres e amarrações elegantes, sendo um antecessor da gravata, que auxiliava na identificação de seu status”, conta. “No Oriente Médio, eles utilizavam os lenços para proteger a cabeça do sol do deserto, com amarrações e estampas diferenciadas identificando sua tribo e origem. Aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, lenços brancos ou vermelhos identificavam a posição política do gaúcho durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). As bandas de rock nos anos 1970 e 1980 difundiram o uso de bandanas entre jovens, identificando esses grupos urbanos”, finaliza Valesca.

Editorias:
Tendencias
Compartilhe: