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Sustentabilidade corporativa de verdade

Quando se fala em sustentabilidade logo se imagina a preservação do meio ambiente, reciclagem de lixo e alimentação orgânica. Mas sustentabilidade vai muito além disso. Especialmente no mundo corporativo.

Uma empresa sustentável está atenta a fatores de ordem ambiental, mas também social e financeira. "Não adianta pensar só na parte ambiental se não for viável para a empresa. Por exemplo, se decidir instalar um sistema de energia solar muito caro e não conseguir pagar depois, e tiver problemas financeiros por conta dessa despesa, a empresa não está sendo sustentável", explicou Bruno Binhardi,
31 anos, consultor ambiental e diretor da Atalos Soluções Sustentáveis.

Na definição do SEBRAE, os negócios sustentáveis são um novo modelo empresarial, em que busca-se a integração de aspectos ambientais, sociais e econômicos, sempre elaborando estratégias para abranger todo o ciclo de vida do produto, desde sua matéria prima até o descarte.

Pensando em deixar mais sustentável o caminho dos seus produtos, duas grandes empresas brasileiras do segmento beleza e bem-estar decidiram adotar práticas inovadoras que impactam a vida
dos seus consumidores.

A Natura inaugurou recentemente em Benevides (PA), uma cidade de 50 mil habitantes há 35 km de Belém, o parque industrial Ver a Vida, onde vai concentrar toda a produção de sabonetes, essências e óleos da empresa.

Mas a Natura vai ocupar apenas 10% dos 172 hectares do complexo. É que o projeto segue o conceito de simbiose industrial, que conecta no mesmo espaço, empresas de segmentos diferentes com interesses
comuns, nesse caso a produção com olhos voltados à preservação ambiental. Uma empresa pode aproveitar os resíduos da outra, por exemplo, ou compartilhar tecnologia e equipamentos, entre outras ações que diminuem o impacto negativo na natureza.

O "ecoparque" tem vários aspectos sustentáveis, como estrutura para a reutilização de água da chuva, aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, economizando assim com energia elétrica. Pretende-se também adotar no interior do complexo industrial os chamados transportes limpos, como bicicleta e carros elétricos.

Foram criados espaços de integração sociocultural, com restaurantes, creche, posto de saúde, banco, correio, academia e biblioteca. Os arquitetos mantiveram o ecossistema local priorizando a integração com a natureza. A água captada das chuvas pode ser vista passando entre os pilares das construções. A água é tratada em três lagos filtrantes, purificadas e disponibilizadas para uso nos prédios. A arborização também foi mantida, com muitas espécies nativas.

O Boticário é outra empresa que também se mostra preocupada com o futuro do planeta e implementa uma alternativa para o descarte sustentável das embalagens plásticas dos seus produtos. A empresa está construindo espaços pedagógicos utilizando como matéria prima o plástico reciclável das embalagens que são descartadas pelos seus consumidores. Os espaços têm 30 m² e cada um utiliza mais de duas toneladas de plástico.

Serão construídos laboratórios de ciências, salas de música, bibliotecas, brinquedotecas pedagógicas, de acordo com a necessidade de cada uma das 15 escolas brasileiras que receberão o projeto. Os móveis desses espaços também serão feitos com materiais sustentáveis.

São iniciativas que contribuem com a preservação do meio ambiente, geram impacto positivo na vida das comunidades consumidoras, mas também ajudam na publicidade.

"A empresa não pode olhar só a parte financeira. Ao implantar ações ambientais, ela melhora o ambiente da empresa com o melhor relacionamento entre os funcionários, melhora o futuro, mas também pode usar o marketing verde. Uma marca que é amiga do meio ambiente tem hoje muitos benefícios no mercado".

 

Energia solar impacta o tratamento de idosos

Idosos de uma clínica de fisioterapia de Barretos - SP, já podem contar um tratamento mais especializado. Isso porque a clínica decidiu aderir à energia solar. Os painéis de captação foram instalados pela empresa Econ Energy, de Rio Preto.

"Abrir esse tipo de terapia para os idosos só foi possível porque a empresa agora tem a energia solar. Se fosse utilizar energia elétrica para aquecer as piscinas seria um custo de pelo menos R$ 8 mil a mais por mês", disse Sérgio Adriano Ferreira, 46 anos, sócio e diretor comercial da Econ Energy.

A clínica pagava conta de energia de R$ 9 mil em média. Hoje, paga R$ 5 mil do financiamento do sistema de captação e geração de energia. Ao final de 60 meses, não terá mais despesas com o financiamento, nem conta de energia, podendo investir em novos equipamentos e tratamentos mais modernos. "Por isso eu falo que uma ação ambiental pode impactar a vida de muita gente, mesmo que seja da forma indireta", disse Ferreira.

Como ser uma empresa sustentável de verdade

1. Promover ações para estimular a participação do público interno (funcionários alinhados com
a missão da empresa)

2. Rever todos os processos e materiais (pode ser feito por meio do relatório sócio-ambiental)

3. Recriar constantemente os processos (pensar alternativas
para reduzir e reciclar)

4. Focar em pequenas mudanças (como por exemplo interruptores automáticos, luz e ventilação naturais)

5. Utilizar o marketing verde (utilizar os resultados para divulgar, e não pensar primeiramente na propaganda verde para depois implantar as ações)

6. Estar atento a todos os mínimos detalhes (para pensar o mercado e a empresa de forma macro)

Relatório socioambiental

As decisões baseadas no tripé da sustentabilidade são colocadas por grandes empresas, especialmente as de capital aberto, em um relatório socioambiental.

"Porém, pequenas e microempresas também devem fazer esse relatório. É uma forma de identificar ações para melhorar o dia a dia da empresa, o bem-estar dos funcionários, o meio ambiente, e em consequência a parte financeira também", disse Bruno Binhardi, da Atalos Soluções Sustentáveis.

O relatório é importante, segundo Binhardi, porque por meio dele é possível identificar os aspectos positivos e negativos da empresa, e então planejar o futuro de forma sustentável. Com esse diagnóstico em mãos, o empresário pode montar um cronograma de implantação de ações possíveis dentro do orçamento da empresa, para que seja cada vez mais sustentável.

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