Grupo Diário da Região   | quarta-feira, 10 de fevereiro
IMG-LOGO
Home Fitness

Vestuário fitness: tecnologia e conforto para praticar esportes

Jessica Reis - 06/02/2021 00:19

Você escolhe suas roupas para praticar atividade física pelas cores, estampas e modelos? Pois saiba que não deveria ser assim. O vestuário fitness foi elevado a um novo status, agora roupas, tênis, acessórios e equipamentos esportivos unem tecnologia e conforto, e prometem até melhorar a performance de atletas e iniciantes.

Uma blusa com proteção solar, um tênis com solado especial ou até uma raquete de tênis evoluíram com o tempo e ganharam tecnologia, proporcionando a quem usa essas peças mais segurança durante a prática esportiva.

Segundo Gisele Lelis, gestora da Sportfan, em Rio Preto, há pessoas que buscam roupas esportivas, não apenas para a prática de esportes, mas para o uso no dia a dia por apresentarem inúmeros benefícios e também por serem funcionais. "A procura por tecidos com tratamento antiviral, antibacteriano, tratamento UVA e UVB, que não esquentam e, inclusive, tecidos produzidos de maneira sustentável é alta", afirma.

Ela conta que trabalha com uma marca desenvolvida para performance e feita para mulheres brasileiras. "As roupas são desenvolvidas especialmente para mulheres que correm, praticam crossfit, musculação e hiit. As roupas têm costura diferenciada, apresentam sistema anti-flacidez, compressão 360º (em que a compressão é distribuída de forma homogênea em toda a peça), além de uma tecnologia chamada Firmenss Control, oferecendo às mulheres a melhor experiência durante o treino, pois proporcionam diminuição da vibração muscular e, consequentemente, de possíveis dores e incômodos permitindo movimentos mais livres", explica.

Outra tecnologia nas roupas, segundo Gisele, são os tecidos com emissores de infravermelho, que penetram na pele e proporcionam bioestimulação, melhorando performance e distribuindo o calor de forma mais homogênea, promovendo o equilíbrio térmico.

Samir El Assal, proprietário da Shop Tênis, em Rio Preto, destaca a importância dos tênis adequados para a prática esportiva, especialmente do tênis, um esporte que exige diferentes tipos de calçados de acordo com o solo. "Os tênis ajudam na questão do conforto, do amortecimento e depende também do piso. Temos opções para jogar no cimento, no saibro." Além disso, Samir ressalta que a tecnologia das raquetes também evoluiu e hoje proporciona melhores condições para o atleta.

Antônio Nascimento, 68 anos, é aposentado e praticante de diversos esportes como ciclismo e corrida, e utiliza alguns itens que são importantes para a sua performance. Um dos seus aliados na prática esportiva é um relógio inteligente da Garmin, que pode medir a frequência cardíaca, tem GPS, monitora distância, sono, entre outras funcionalidades. Ele também utiliza diferentes tipos de tênis para correr.

 

Bike: segurança e conforto

É cada vez maior o número de pessoas que estão aderindo ao pedal. Seja por diversão ou como esporte profissional, a bike é uma daquelas modalidades que precisa de roupas específicas, além de equipamentos de segurança.

Natasha Bertolin Pereira, de 19 anos, estagiária de Educação Física, diz que utiliza bermudas com forro que permite maior conforto e evita assaduras e bolhas, camisetas com tecidos ventilados e que proporcionem proteção solar, com adesivos alusivos e bolsos atrás para armazenar suplementos, documentos, celular, as sapatilhas que permitem um melhor aproveitamento da pedalada, capacete e óculos. "É importante aliar performance com conforto, sem esquecer da segurança.

Rafael Rodolfo Carvalho dos Santos, treinador da RP Move, ressalta que os itens de segurança como capacete, óculos, luvas, lanternas e luzes de sinalização são essenciais no ciclismo, além do vestuário específico e garrafinha para hidratação. "É importante lembrar os itens para consertar pneus que eventualmente podem furar: kit de remendo para conserto de pneus, bomba de ar, câmara de ar, espátulas para tirar pneu", recomenda Natasha.

Corrida: tênis é o protagonista

Na corrida um dos principais itens que precisa ser confortável e ter tecnologia para amenizar o impacto é o tênis. Vinícius Sanches Colombo, 25 anos, nutricionista esportivo e atleta, recomenda dois tipos de tênis. Um mais confortável para treinos e distâncias mais longas, quando a velocidade não é o mais importante e, sim, a distância percorrida. Para este caso, a indicação é um tênis mais alto e mais estável.

Para treinos curtos e mais velozes, quando há mais esforço, a recomendação são tênis mais leves e menos estáveis. "Hoje em dia, introduziram a placa de carbono na entressola desses tênis de performance. Essa placa promete ter uma responsividade maior do tênis quando seu pé entra em contato com o solo. Ele promete que vai aterrissar e alavancar mais rápido por conta dessa responsividade que a placa gera. Eu mesmo, para treinos de velocidade, uso um tênis de placa de carbono e realmente quando você está correndo a uma certa velocidade consegue sentir essa diferença, consegue sentir que o tênis responde mais rápido, que ele te arremessa para frente mais rápido do que um tênis sem a placa de carbono", explica Colombo.

Segundo o nutricionista, os tênis com placa de carbono são para corredores mais experientes, que não estão acima do peso e que querem performance. Não são indicados para iniciantes, pois esse tipo de tênis gera um risco de lesão maior do que tênis com mais estabilidade, mais pesado.

Tênis: evolução da raquete

No tênis a tecnologia também tem contribuído muito, inclusive para o desenvolvimento do esporte. Segundo Thiago Alves, ex-tenista profissional, treinador e coordenador da Alves & Oliveira Tennis, as tecnologias, tênis e vestuário influenciaram muito no esporte. "As raquetes antigamente eram feitas de madeira, depois passou para alumínio. Hoje, as raquetes são compostas de fibra de carbono, de kevlar, enfim, é uma mudança muito grande. É uma tecnologia que está influenciando na velocidade da bola, na velocidade do jogo. A raquete é muito mais leve, isso também ajudou bastante a diminuir as lesões no esporte e, com certeza, faz muita diferença", explica.

Os tênis também são grandes aliados do esporte. Alves afirma que hoje os calçados estão mais macios, não machucam os pés como antigamente. "Era comum termos bolhas no pé, hoje é muito difícil um tênis que causa bolha, então isso ajudou muito. Na parte de vestuário, as camisetas, os shorts são feitos com a poliamida, que é mais leve e mais refrescante do que os materiais de antigamente, as roupas são bem mais leves, absorvem rápido o suor. Então, com certeza tem ajudado muito a desenvolver o esporte. Acho que, sem dúvida, essa tecnologia vem contribuindo demais para o ganho de performance do atleta", finaliza o ex-tenista.

Editorias:
Fitness
Compartilhe: