IMG-LOGO
Home Cultura

10 livros que inspiraram séries e você precisa ler

Núcleo Digital - 02/06/2021 17:31

Que os livros são grandes fontes de inspiração para o cinema todo mundo sabe, mas eles também são o ponto de partida para séries famosas e viciantes. 

Lupin, Bridgerton, Outlander, House of Cards, Game of Thrones e o Gambito da Rainha são algumas das produções que nasceram nos livros e fazem sucesso na TV e em canais de streaming, como a Netflix. 

Confira a seguir uma lista de 10 livros que inspiraram séries que você precisa ler! 

 

Bridgerton

Baseada no livro best-seller de Julia Quinn, Bridgerton mergulha no mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade londrina do início do século 19. Na época, a família Bridgerton, composta por oito irmãos, se esforça para lidar com o mercado de casamentos, os bailes suntuosos de Mayfair e os palácios aristocráticos de Park Lane. Daphne Bridgerton, a filha mais velha do respeitado clã, se encontra à procura de um marido adequado. Como seus pais, ela gostaria de se casar por amor, mas o irmão mais velho atrapalha seus planos e torna ainda mais difícil sua busca. Quando Daphne conhece o duque de Hastings, o solteiro mais requisitado da temporada, as faíscas brilham entre os dois. Não bastasse o fato de ambos agirem como se não estivessem interessados um pelo outro, um escândalo preparado por Lady Whistledown faz com que o nome de Daphne seja manchado. Para se defender das calúnias, ela decide se aliar ao rebelde duque, colocando à prova os valores e as aparências da elite de Londres.

Lupin

Baseada nos romances policiais de Maurice Leblanc, Lupin acompanha Assane Diop (Omar Sy), um homem que, 25 anos atrás, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin, o famoso "ladrão de casaca" da literatura francesa. Conhecido como "Robin Hood da Belle Époque", Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20 - e Diop vai seguir seus passos nos dias de hoje.

Outlander

Adaptação britânica baseada nos livros de Diana Gabaldon (A Viajante do Tempo, no Brasil). A série aborda viagens no tempo e ficção histórica.

Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial que, misteriosamente, se vê voltando 200 anos no tempo, tendo que enfrentar sozinha a realidade de 1743. Além de ser arrancada de sua época e da companhia de seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies), Claire está rodeada por uma atmosfera de tensão civil entre a Escócia e a Inglaterra.

Game of Thrones

Um dos maiores sucessos da HBO, Game of Thrones é a série baseada na coleção de livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, do romancista norte-americano George R. R. Martin.

As tramas da série se desenrolam no Reino dos Sete Reinos, desde a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro até a tensão gerada pela ameaça dos White Walkers, criaturas de habitam os limites da grande Muralha de gelo.

House of Cards

Conta a história de Francis Underwood (Kevin Spacey), um político americano que é capaz de tudo para alcançar o poder. A trama foi baseada no livro House of Cards, autoria do britânico Michael Dobbs, e publicado originalmente em 1989.

Antes da adaptação feita pela Netflix, House of Cards também ganhou uma minissérie britânica criada por Andrew Davies, em 1990.

Amigas para Sempre

Baseada no best-seller mundial de Kristin Hannah, a série Amigas para Sempre acompanha Tully (Katherine Heigl) e Kate (Sarah Chalke) que são duas amigas que se conheceram em 1974, quando ainda eram pré-adolescentes. O relacionamento improvável entre a menina introvertida e a garota mais legal do colégio se firmou até os dias de hoje. No entanto, uma séria traição vai acabar gerando uma tragédia na vida delas, ameaçando separá-las para sempre.

The Witcher

Com uma pegada de série histórica e muita fantasia, The Witcher foi lançada em 2019 pela Netflix. O que nem todos sabem é que ela não só foi inspirada em um jogo de videogame, mas se originou nos livros, que também serviram de base para os games. A coleção de oito livros foi criada pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski. O primeiro livro, O Último Desejo (318 páginas, na versão brasileira), foi publicado em 1993. Com duas temporadas, a série conta a história de um grupo de jovens com habilidades peculiares que encara a difícil missão de combater as criaturas mais perigosas do planeta Terra. Conhecidos como bruxos, cada membro desenvolveu muito cedo capacidades sobrenaturais a fim de encararem uma desafiante caçada aos monstros e manterem a humanidade em segurança.

Doces Magnólias

É também das páginas de um livro que nascem as histórias das três amigas que protagonizam a trama de Doces Magnólias, produção original da Netflix. Maddie (JoAnna Garcia Swisher), Dana (Brooke Elliott) e Helen (Heather Headley) são criações da norte-americana Sherryl Woods, já consagrada entre os amantes da literatura romântica.

O enredo faz parte de uma série de 11 títulos. Assim como a primeira temporada da série, Linda Conquista, livro que abre a coleção, tem como gancho o divórcio de Maddie. Contudo, a adaptação apresenta algumas diferenças em relação à obra - já que, enquanto o seriado abraça também pequenas tramas de Dana e Helen, a escritora opta por centrar muito mais no drama de Maddie neste primeiro título.

You

Fenômeno mundial da Netflix, You é mais um entre os seriados que buscam na literatura a fórmula do sucesso. A série, que conta a história do aparentemente inofensivo Joe Goldberg (Penn Badgley), tem a primeira e a segunda temporadas baseadas, respectivamente, em Você e Corpos Ocultos, escritos pela norte-americana Caroline Kepnes.

Apesar de a produção no streaming apresentar algumas diferenças em relação às obras originais, o sucesso influenciou a continuidade dos crimes de Joe nos livros. 

O Gambito da Rainha

"O Gambito e a Rainha" é, originalmente, um romance do escritor norte-americano Walter Tevis e publicado em 1983. Tevis jogava xadrez e muitas das situações vividas pela protagonista foram tiradas de suas próprias experiências.

Os direitos de publicação do livro que deu origem a série da Netflix foram adquiridos pela editora brasileira Arqueiro. A obra deve ser lançada ainda neste semestre.

A série estrelada por Anya Taylor-Joy acompanha a jornada conturbada de Beth Harmon, uma jovem órfã que descobre ter um grande talento no xadrez. Se tornando uma prodígio no esporte, ela vai alcançando sucesso na carreira, ao mesmo tempo que seu isolamento faz com que as tentações sejam fortes demais para resistir. Então, a garota precisa superar seus vícios, aos 22 anos, a fim de virar uma vencedora mundial.

 

Editorias:
Cultura
Compartilhe: