IMG-LOGO
Home Cultura

Agenda cultural

Jessica Reis - 06/02/2021 00:00

Mostra 'Países Espelhados'

A exposição "Países Espelhados - Objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa", em cartaz no Sesc Consolação, aborda as relações entre Brasil e África. Imagens, peças de arte e artesanato, máscaras, músicas e lendas revelam as trocas culturais entre seis países colonizados por Portugal: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A mostra com curadoria de Renato Imbroisi convida o público a refletir sobre essas semelhanças que, justamente por não serem idênticas, revelam toda sua pluralidade cultural. A exposição fica em cartaz até o dia 27 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Literatura online

O Instituto Moreira Salles, o IMS, lançou uma plataforma gratuita para celebrar o centenário de Clarice Lispector. O site bilíngue é 100% dedicado à autora e reúne fotos, áudios, vídeos, manuscritos, cadernos e cartas inéditas de Clarice. Entre os destaques do acevo virtual está um depoimento em vídeo do mestre Antonio Cândido na FLIP 2005 sobre o primeiro livro de Clarice, "Perto do Coração Selvagem", publicado em 1943. Para mergulhar nesse universo acesse: claricelispector.ims.com.br

Museu em casa

Já imaginou conhecer o Museu Nacional de História dos Estados Unidos sem sair de casa? Cenário da trilogia "Uma Noite no Museu", estrelada por Ben Stiller, o espaço disponibilizou diversos tour virtuais gratuitos por todos os seus pavimentos. O museu, inaugurado em 1869, reúne em 42 salas minerais, pedras preciosas, rochas, meteoritos e uma série de animas conservados por taxidermia, como mamíferos da América do Norte e do continente africano, além de primatas, répteis e anfíbios. Há ainda um andar inteiro dedicado aos dinossauros, com destaque para um Tiranossauro-Rex com mais de 15 metros. O tour virtual pode ser acessado em: naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour

Visita ao CCBB

O prédio histórico do CCBB SP ganhou visita teatralizada presencial e online. A ação tem o objetivo de usar o lúdico e o fazer teatral para aumentar a mediação entre público e espaço. O local pode ser visitado no primeiro semestre deste ano, quinzenalmente, aos sábados e feriados, às 11h. No segundo semestre, de 3 de julho a 18 de dezembro. As visitas acontecem todos os sábados, às 11h. A ação conta também com um tour online. A visita vai trazer informações sobre a história de São Paulo, a inserção do Banco do Brasil naquele lugar, além de detalhes da construção do Centro Cultural, em 1901, no centro histórico da capital paulista.

Exposição 'ExFinito'

O artista chileno Iván Navarro ocupa o 22º andar do Farol Santander com a exposição "ExFinito", até o dia 28 de fevereiro. A mostra reúne 14 obras do artista e a sala foi organizada como um grande labirinto. "ExFinito" usa elementos como espelhos, luzes, vidros e eletricidade para criar uma experiência sensorial que envolve o público em um jogo entre corpo e visão. As obras parecem mostrar uma dimensão paralela à realidade e provocam a ilusão de um espaço infinito. A mostra pode ser conferida de terça a domingo, das 13h às 19h. Os ingressos custam até R$ 25 e dão acesso a todo o centro cultural.

 

Editorias:
Cultura
Compartilhe: