Grupo Diário da Região   | segunda-feira, 08 de março
IMG-LOGO
Home Cultura

Confira as atrações da agenda cultural

Francine Moreno - 09/01/2021 00:00

Arte de Beatriz Milhazes é exposta no Masp

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) iniciou o retorno gradual das atividades culturais. Uma das novidades desta retomada é a mostra "Beatriz Milhazes: Avenida Paulista", a maior exposição já dedicada à obra de Beatriz Milhazes, uma artista central na arte contemporânea brasileira, no panorama da pintura internacional e na história recente da abstração. Oscilando entre abstração e figuração, geometria e forma livre, suas composições são intrincadas, densas, multicoloridas e literalmente cheias de camadas. A mostra fica aberta para visitação até dia 30 de maio. Informações: www.masp.org.br.

 


Obras de Eduardo Coutinho no Rio

A Ocupação Eduardo Coutinho, que passeia pela obra de um dos mais importantes nomes do documentário no Brasil, pode ser vista no Instituto Moreira Salles Rio (IMS Rio), na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A exposição, que mostra as diversas manifestações artísticas do cineasta e jornalista, é uma parceria do Itaú Cultural com o Instituto Moreira Salles (IMS), que detém o acervo de Coutinho, compondo grande parte dos itens da mostra, entre documentos e fotografias. Os acervos das cinematecas de São Paulo e do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio também cederam trabalhos que estarão expostos até fevereiro de 2021. Para visitar a exposição, é necessário agendar previamente no site: imsrio.byinti.com.

Festival Fissura Criativa é realizado em Rio Preto

Música pop, fotografia, design gráfico, dança, ilustração, tatuagem, artes cênicas, turismo, propaganda, gastronomia, urbanismo e grafismo indígena. Esses e outros temas serão abordados na programação do Festival Fissura Criativa. Realizado pela casa de criar e a poeCity, de Rio Preto, por meio da Lei Aldir Blanc, o evento busca incentivar a criatividade e democratizar o acesso à economia criativa. A programação é gratuita e começa neste sábado, 9, e vai até 24 de abril. Serão 18 encontros virtuais no formato de lives, transmitidas pelas mídias do festival (Fissura Criativa no Facebook, Youtube e Instagram), em mais de 30 horas de reflexões e debates. Os encontros serão mediados por juny kp!. A programação será aberta neste sábado, às 11h, com a mesa "Quem tem medo de Beyoncé? Paradoxos de uma mulher negra global". Os encontros serão realizados aos sábados. Durante o festival, também acontece uma exposição no perfil @fissuracriativa no Instagram.

Ballet de São Petersburgo

O Ballet de São Petersburgo no Gelo desembarca no Brasil com o espetáculo "O Lago dos Cisnes". As sessões serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de março no Teatro Bradesco, em São Paulo. A montagem, que conta com trajes originais e uma pista de gelo instalada no cenário, traz no elenco atletas olímpicos e patinadores premiados pela Europa, como Ludmila Beloussova e Protopopov Oleg, além da campeã de patinação artística mundial e olímpica, Ludmila Smirnova. O Ballet de São Petersburgo no Gelo foi fundado em 1967 por Konstantin Boyarsky. A direção artística da escola fica a comando do ex-solista do Ballet Mariinsky, Konstantin Rassadin. Informações: www.teatrobradesco.com.br.

Eventos com Caetano e Gal

Caetano Veloso, Gal Costa e Silva foram anunciados para o festival Rock the Mountain 2021, marcado para os dias 13 e 14 de novembro, em Itaipava, no Rio de Janeiro. Os artistas reforçam outros nomes previamente anunciados, como Alceu Valença, Djonga, Criolo, Black Alien, Marcos Valle e Tropkillaz. Informações: www.facebook.com/rockthemountainfestival. Em São Paulo, após divulgar o nome de Maria Bethânia como atração de 2021, o Coala Festival anunciou também Gal Costa. O Coala está marcado para 11 e 12 de setembro de 2021, no Memorial da América Latina. Os dois eventos afirmaram estar acompanhando a situação da pandemia. Informações: coalafestival.com.br.

 

Editorias:
Cultura
Compartilhe: