IMG-LOGO
Home Cultura

Exposições virtuais pelo mundo para conferir em casa

Jessica Reis - 20/05/2020 17:17

O Google Arts & Culture é um ótimo recurso para quem gosta de arte e viagens. A plataforma mantém uma parceria com diversos museus do mundo todo e disponibiliza passeios virtuais em 360º pelas galerias mais famosas. Confira a seguir 5 exposições virtuais para conferir hoje mesmo em casa, pode acessar pelo celular, computador e até smart TV.

Salvatore Ferragamo: Moda é arte? (Museo Salvatore Ferragamo)
A primeira seção da exposição é dedicada a Salvatore Ferragamo e seus sapatos, que eram considerados obras de arte genuínas já nos anos 30, de acordo com um conceito de arte focado tanto na técnica quanto na criatividade conceitual. Ferragamo utilizava as oficinas dos artistas renascentistas como modelo para o seu trabalho. Exemplos dessas oficinas podiam ser facilmente encontrados em Florença. Além disso, o sapateiro abraçou com orgulho o papel de artesão/artista central da tradição artística italiana. Uma videoinstalação mostra sapatos e suas fontes de inspiração: o mundo clássico, o oriente, o movimento artístico de vanguarda da década de 1900 e o surrealismo, assim como a cultura artesanal da cidade.

Exposições imperiais (National Museum of Asian Art)
A coleção de Alice Roosevelt Longworth de fotografias da missão Taft de 1905 para a Ásia mostram retratos de governantes asiáticos.Durante suas visitas aos palácios imperiais da Ásia, Alice Roosevelt Longworth coletou uma série de fotografias dadas a ela como presentes diplomáticos oficiais. Em sua autobiografia de 1933, Alice lembra em detalhes os eventos que cercam cada presente e fornece informações valiosas sobre o uso do retrato real. Além disso, um exame das diferentes imagens de cada governante ajuda muito na compreensão do contexto diplomático da época.

Villa Lewaro (National Trust for Historic Preservation)
O tour virtual tem um audioguia em inglês e descreve em detalhes a história da famosa casa de verão da milionária Madame C.J. Walker. É possível entrar na casa, ver a decoração luxuosa, caminhar pelos corredores e ainda entrar nos cômodos, sala, quarto, sala de música, cozinha, terraço e quintal.

Elanor Roosevelt and The United Nations (Arquivos nacionais dos EUA)
A exposição virtual conta a história de Eleanor Roosevelt em documentos oficiais de um período conturbado para os Estados Unidos. Ela foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945, durante a presidência de Franklin D. Roosevelt. Após a morte do marido, foi convidada a ser delegada representante do país na ONU, e ficou reconhecida como uma grande defensora dos direitos humanos.

Ganhando Espaço: Mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia, e Matemática (National Women´s History Museum)
A exposição apresenta a história de mulheres da ciência e como elas conquistaram espaço na área, antes limitada aos homens. Conheça a história das mulheres que fizeram a diferença nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

As exposições podem ser acessadas no artsandculture.google.com gratuitamente. 

 

Editorias:
Cultura
Compartilhe: