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Carreira

Melhores resultados

Manter funcionários motivados contribui para bom clima no trabalho e gera maior lucro

Gisele Bortoleto
Publicado em 03/07/2021 às 22:30Atualizado em 11/07/2021 às 19:59

Manter a equipe engajada e motivada é a chave para a empresa sair de uma crise ou continuar tendo êxito. Motivar os funcionários vai além de recompensas financeiras - embora importante, o dinheiro não é a única forma de motivação. É preciso aumentar as possibilidades de satisfação e felicidade na empresa: quem é feliz trabalha melhor e de forma mais produtiva.

A questão é: como gerenciar e, ao mesmo tempo, manter uma equipe durante períodos de crise como a enfrentada durante a pandemia de coronavírus? Se estimular pessoas em circunstâncias normais já não é uma tarefa simples, os períodos turbulentos podem abalar a confiança de muitos gestores experientes. "A missão do líder sempre enseja maiores responsabilidades do que qualquer outro membro do time. Afinal, é ele quem deve apontar os rumos certos e as diretrizes a serem seguidas para resultados bem-sucedidos. Diante de um período de crise, o peso de encontrar soluções eficientes e colocá-las em prática é ainda maior", diz a gestora empresarial Georgia Roncon.

"As empresas que têm uma liderança mais equilibrada emocionalmente obtêm até 30% de resultados melhores, as lideranças que cuidam de sua saúde física têm até 70% de chance de passar por situações difíceis de maneira mais simples", explica o psicólogo Celso Braga. "O gestor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, esteja à frente e crie métodos que possibilitem dar visibilidade a todos os projetos em andamento", diz o consultor Ricardo Barbosa.

Caminhos para chegar lá

Invista na capacitação interna: Um ambiente com profissionais capacitados faz toda diferença na produtividade. Incentivar o aprendizado motiva os funcionários e uma forma criativa e simples de fazer isso é abrir espaço para que profissionais de diferentes especialidades deem "aulas" entre si, o que também aumenta a autoestima

Não deixe conquistas passarem em branco: Até pequenas conquistas - o cumprimento de uma meta, o elogio de um cliente, uma entrega de sucesso - merecem uma comemoração coletiva. Essas conquistas não devem ser relevadas e nem atribuídas a uma só pessoa. A equipe envolvida merece ser celebrada

Envolva mais a equipe na tomada de decisão: Ter suas ideias e opiniões ouvidas em momentos decisivos faz as pessoas se sentiram mais valorizadas. Contar com mais pontos de vista também pode ser engrandecedor para a empresa, envolvendo os colaboradores que estão em contato direto com os clientes, diferente dos gestores que, embora hierarquicamente acima, não tem esse conhecimento de contato

Promova um local de trabalho produtivo: O espaço de trabalho influencia muito no bem-estar dos funcionários. Ter um espaço para relaxar e tomar café, incentivar que cada um decore sua mesa ou espaço, estabelecer um dia para usar roupas mais casuais e confortáveis são atitudes simples que aumentarão a produtividade no escritório

Demonstre a importância da sua equipe: O funcionário deve sempre saber a influência que seu trabalho tem no total da empresa; por mais mecânica que seja, ele tem que saber que aquela ação é relevante e que existe uma causa maior para a qual ele colabora e é fundamental. Ter noção de sua importância é um grande fator que motiva o trabalho.

Fonte: Simplic

 
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