SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 23 DE OUTUBRO DE 2021
Carreira

Beleza consciente: sustentabilidade e compromisso social

Jéssica Reis
Publicado em 03/07/2021 às 00:16Atualizado em 11/07/2021 às 20:04

Desde 2020 todos os setores da economia enfrentaram algum tipo de problema, especialmente com o fechamento temporário do comércio em todo o País. A indústria da beleza foi uma das que sofreram com os efeitos da pandemia.

Em entrevista à revista Vida&Arte, Cathyelle Schroeder, gerente de Branding do Boticário, fala sobre como esse período tem sido desafiador e quais foram as adaptações necessárias em um cenário completamente novo de mercado. "De imediato, focamos em três pilares: segurança da saúde (física e mental) dos nossos colaboradores; garantia de sustentabilidade dos nossos negócios e dos nossos parceiros; e missão humanitária, como doações para levar ajuda aos grupos vulneráveis", explica Cathyelle.

O Grupo Boticário destinou neste ano R$ 2,5 milhões para a fábrica de vacinas do Instituto Butantã, em parceria com o Governo de São Paulo, com o objetivo de ajudar a aumentar o acesso da população brasileira à Coronavac. "Podemos afirmar que, com o trabalho que fizemos com diversas revisões de cenários e planos de reações ágeis, tivemos um encerramento de 2020 bastante positivo e com crescimento, especialmente em alguns canais. Com isso, continuamos trabalhando para que isso se repita durante 2021", avalia a gerente de Branding.

Para manter as vendas em alta, durante a pandemia, o Grupo acelerou os processos digitais, reforçou a operação de e-commerce e outros canais, a fim de oferecer a melhor experiência para o consumidor. "Com a chegada da pandemia, pudemos observar grandes mudanças de comportamento, principalmente, em consumidores que ainda tinham alguma resistência com a compra on-line e agora passaram a utilizar esse canal. Ampliamos esforços para o atendimento do consumidor fora do varejo convencional. No e-commerce, contamos com o 'Espelho Virtual', que permite que o consumidor 'experimente' seus produtos preferidos de maquiagem on-line e sem sair de casa. Contamos também com um blog com dicas de beleza, que traz conteúdos mais aprofundados para o consumidor. O serviço de atendimento por WhatsApp, por exemplo, conta com um time de especialistas em beleza da loja, que auxiliam o cliente na compra de forma individual, garantindo a escolha dos produtos desejados e tirando possíveis dúvidas. Dessa forma, superamos um desafio de unir canais digitais e físicos, sempre com a parceria da nossa rede de franqueados que atuam na ponta do varejo", explica Cathyelle.

Mudança de comportamento

Você costumava entrar em uma loja de cosmético e provar maquiagens? Pelo menos, por enquanto, isso não é possível. Essa é uma das mudanças que ocorreram no mercado da beleza, que precisou se readaptar ao momento atual.

Outra mudança foi por causa do uso de máscaras que acaba escondendo uma parte do rosto. Com isso também houve uma mudança em relação aos produtos. "Entendemos que as pessoas começaram a focar em produtos essenciais, adotando o 'faça você mesmo' e buscando produtos para aplicação em casa. Cosméticos e perfumaria são itens que trazem alto impacto de bem-estar, algo que as pessoas passaram a buscar amplamente. Tivemos mudanças e adequações de lançamentos e de campanhas, principalmente nos primeiros meses da pandemia. Os lançamentos que faziam sentido dentro do contexto de cuidados e higiene pessoal foram mantidos no calendário com pequenos ajustes de datas. Todos os demais produtos continuaram à venda, pois entendemos que havia consumidores que continuavam buscando estes e outros produtos. Depois, a grade de lançamentos retomou o planejamento com as demais categorias", explica Cathyelle Schroeder.

Sustentabilidade e compromisso social

O programa de reciclagem de embalagens está presente em 100% das lojas

O programa de reciclagem de embalagens está presente em 100% das lojas

Interação com o meio ambiente visa a redução do impacto em toda a operação

No final de 2020, o Boticário inaugurou uma pop up no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, feita com 3 toneladas de plástico reciclado. Outras nove unidades fixas foram abertas nos estados do RS, PR, CE, SC e SP. O projeto foi uma iniciativa do Boticário por meio do Boti Recicla, atualmente o maior programa de logística reversa do País em pontos de coleta no segmento de beleza. Todos os mais de 4 mil pontos de venda do Grupo Boticário recebem embalagens de cosméticos vazias, de qualquer marca.

"O compromisso de construir espaços em escolas é um desdobramento desse programa de recolhimento de embalagens pós-uso. Com o Boti Recicla, nós conseguimos reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo. Ele também tem grande importância social, à medida que gera renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras. Para 2021, a marca entregará espaços pedagógicos para escolas feitos a partir do plástico coletado com o programa. Escolas das cinco regiões do País serão impactadas com a ação firmando, mais uma vez, um compromisso socioambiental para o decorrer do ano. Essa iniciativa completa o ciclo sustentável do tratamento do resíduo plástico, que começa com o produto na indústria, beneficia o usuário, volta para a loja como embalagem, gera renda para a reciclagem e agora também tem impacto para a sociedade quando colabora com o futuro de uma geração por meio da educação", diz Cathyelle.

Rio Preto e região

O franqueado do Boticário Leandro Affini Bagdasaryan tem atualmente, em Rio Preto e região 28 operações O Boticário, 2 lojas Quem Disse Berenice e 4 centrais de Venda Direta. Entre os desafios durante a pandemia, ele diz que está a readequação dos canais de venda. "O maior desafio enfrentado durante a pandemia foi o distanciamento presencial com nossos clientes, onde eles tinham na experimentação dos nossos produtos a melhor forma de compra, nos gerando uma preocupação em criar um ambiente seguro para os mesmos. Isso nos levou a acelerar a digitalização da empresa buscando formas de estar próximo de nosso cliente através de vendas pelo web site e também por telefone e WhatsApp, onde entregamos o produto. Outra forma encontrada foi potencializar nosso canal de Venda Direta por meio de nossas revendedoras gerando, inclusive, uma oportunidade de negócio para elas", diz o empresário.

Com o uso constante de máscaras, as mulheres passaram a esconder parte do rosto. Nesse período houve também mudança na forma de consumo dos produtos. "Devido a pandemia notamos uma mudança no consumo em nossos produtos. Vimos crescer o consumo das linhas de sabonetes, cremes hidratantes, linha capilar e óleos corporais", afirma Bagdasaryan.

Neste período o franqueado diz que foram adotadas medidas de segurança para o atendimento ao público como distanciamento com a diminuição do fluxo de pessoas nas lojas, hábitos de higiene e limpeza com a adoção de álcool em gel, monitoramento de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras, e, principalmente a mudança maior foi na experimentação dos produtos.

O Grupo Boticário é muito preocupado com questões relacionadas à sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Assim como no processo de produção dos produtos, as lojas também têm um processo de reciclagem de produtos onde são disponibilizadas urnas para o descarte das embalagens que são 100% recicladas. "Contamos também com material de merchandising como vitrine feitos em material reciclado. Temos um portfólio quase 100% orgânico e uma linha Vegana. Nossas embalagens são feitas do bagaço da cana tornando um produto biodegradável", diz.

Mesmo com os desafios durante a pandemia, Bagdasaryan tem planos ainda para este ano. "Com o avanço da vacinação esperamos uma retomada gradual da economia e com isso expandiremos nosso número de revendedoras. Também planejamos continuar a reforma de nossas lojas para oferecer cada vez mais um melhor ambiente de compra para o cliente. Ainda em 2021, já estão alinhadas 3 operações para reforma", finaliza.

Saiba mais

Atualmente, o Boticário é a maior de rede franchising do Brasil e a maior do mundo no setor de cosméticos. São cerca de 3.700 pontos de lojas e quiosques, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Está presente em 15 países

 
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