Grupo Diário da Região   | quinta-feira, 14 de janeiro
IMG-LOGO
Home Carreira

Profissionais inseridos no novo jogo tecnológico

Francine Moreno - 09/01/2021 00:16

Comportamentos inadequados ao usar as redes sociais podem prejudicar a carreira. Mas a internet também é uma grande oportunidade para transmitir as qualidades profissionais. Em Rio Preto, tem um grupo que entendeu o potencial da rede como uma ferramenta potente para a venda de produtos e serviços, e para a criação de uma imagem profissional consistente. Essa turma se encaixa no chamado profissional do futuro que, mais do que conseguir realizar determinada tarefa, precisa pensar de forma criativa e crítica, e se comunicar de maneira efetiva.

Trata-se de um grupo de jovens profissionais que se reinventou, usa as redes sociais de forma inteligente e cria uma marca pessoal. Seu feed de notícias é a sua vitrine, assim como os stories, com conteúdos relevantes, sejam pessoais e profissionais.

 

Inovação

É o que tem feito o fernandopolense Victor Manachini, de 32 anos, que mora há oito anos em Rio Preto e transformou as redes sociais em um ambiente para abordar conteúdos pertinentes. Além disso, ele ajuda que outros profissionais também se diferenciem no mercado.

Em seu Instagram, Manachini se define como alguém que transforma tendências em projetos de inovação e estratégias de alto impacto. "Há quase 10 anos empreendo no mercado digital, eu ajudo pessoas e empresas a se desenvolverem neste novo cenário. Estudo tendências de futuro, criatividade e marketing para inovar sempre. Neste período foram mais de 250 projetos realizados para marcas de todos os portes, nacionais e internacionais."

Manachini, no entanto, também teve que se reinventar em 2020. O Rezet, evento de Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Mkt Digital, que é presencial para proporcionar ainda mais entretenimento e interação, foi promovido de forma online. "Pensamos diversas vezes em não realizá-lo online. Faltando dois meses para data limite que havíamos colocado como meta pra fazê-lo ou não, resolvemos criar uma plataforma de eventos do absoluto zero para criar uma experiência diferente da que os eventos online atualmente proporciona. Foi um sucesso essa estratégia e hoje essa plataforma já atende clientes no Brasil inteiro. Isso é o que chamo de inovação."

Para Manachini, as redes sociais são uma ferramenta importante na sua carreira. "Os negócios no quais empreendo hoje são 100% digitais. Se não nasceram, se tornaram pós-pandemia, ou seja, eu gosto de dizer que meu habitat natural para negócios é o digital. Eu acredito que viver é resolver problemas. Sem perceber, comecei a resolver problemas de muitas empresas e pessoas, desde iniciar a primeira estratégia digital de uma empresa até aquelas grandes que não conseguiam entender em que estavam errando. No meio de tudo isso, eu entendi que haviam padrões que se repetiam e que eu poderia ajudar mais pessoas ainda por meio do digital, e as redes sociais são as minhas principais ferramentas hoje."

Por dentro da plataforma

A farmacêutica Aline Sampaio, proprietária da Personalize Pharma e Personalize Nutrition, sabe que o Instagram é uma plataforma visual, por isso investe em fotos e vídeos de boa qualidade para deixar seu perfil mais atrativo. A profissional também sabe que os stories são uma forma de divulgação de produtos e interação com seus seguidores. Por isso, ela usa os recursos interativos, como enquetes, testes e perguntas para interagir com seus seguidores.

Natural de Bauru, a farmacêutica bioquímica se mudou para Rio Preto para atuar no ramo da farmácia de manipulação. Depois de tantos cursos e especializações em qualidade, inovações tecnológicas e longevidade, ela viu na internet uma chance de movimentar ainda mais seu negócio. Hoje, com mais 60 mil seguidores, ela produz conteúdo com muitas orientações para falar sobre os produtos da sua empresa e sobre estilo e qualidade de vida. "Eu comecei a compartilhar com meus amigos o meu dia a dia, meu momento devocional a Deus, minha rotina de suplementação e dicas de saúde que utilizo no meu cotidiano. Com o tempo, cada vez mais pessoas foram pedindo mais informações, interagindo e hoje já temos uma grande comunidade de pessoas que seguem o estilo 'personalize' de qualidade de vida."

No Instagram, Aline compartilha com muita sinceridade e naturalidade a sua rotina, mostra sua casa, seu relacionamento com o médico Gustavo Marcatto e também incentiva hábitos saudáveis. De forma paralela, ela também oferece cupons e descontos exclusivos para seus seguidores e também responde as mensagens diretas (DM) para ter contato com seus clientes. "Recebo cada vez mais feedbacks das pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável, buscam a Deus e ainda consomem suplementos de maneira saudável, o que melhora cada vez mais sua qualidade de vida e sua saúde. E como consequência disso, as minhas empresas vem obtendo um crescimento constante."

Hoje, com tantas inovações, os profissionais de uma maneira geral têm que se reinventar, segundo Aline Sampaio. "Hoje em dia, nós temos que acompanhar a evolução do mercado e da tecnologia. Mas, no meu ponto de vista, e o que eu faço diariamente, é entender a necessidade das pessoas para que elas consigam se adaptar a rotina de vida, que é cada vez mais agitada e estressante, e ainda assim conseguir manter hábitos de vida saudáveis. Buscar sempre pelo equilíbrio entre corpo, mente e espirito. É aí que está o segredo".

Compartilhamento

Paula Barbosa, especialista em nutrição esportiva funcional, também se reinventou por meio das redes sociais e se tornou uma influenciadora da área da nutrição. Com mais de 80 mil seguidores, ela decidiu produzir um conteúdo divertido e com muitas orientações de forma natural. "Eu criei o meu perfil profissional em 2015, quando comecei meus atendimentos em Rio Preto. O Instagram foi minha principal fonte de marketing para apresentar o meu trabalho e fazer minha agenda do consultório. Foi assim que fui aumentando o conteúdo e passando minha identidade profissional."

Natural de Monte Azul, Paula tem 33 anos e se mudou para Rio Preto em 2015. Atenta com os recursos do Instagram, ela segue a receita da ferramenta de comunicação para ter uma boa divulgação. A sua Bio contém o diferencial da sua marca, qual segmento atua, além de link do WhatsApp para consultas. Ela também investe em fotos e vídeos de boa qualidade e legendas para deixar seu perfil mais atraente.

Entre os temas que fazem mais sucesso nas redes sociais estão as receitas saudáveis, com informações e detalhes sobre os nutrientes que fazem bem à saúde. "Elas são as mais pedidas." A especialista ainda faz questão de compartilhar sua rotina saudável. Apesar dos números de seguidores, a nutricionista afirma que a maioria dos pacientes buscam uma consulta com ela após ter a indicação de um amigo ou parente. "E também tem a parcela que procura meu trabalho por se identificar com meu perfil."

Hoje, com tanta tecnologia, as profissões tradicionais têm que se atualizar, segundo a nutricionista que atende no edifício comercial Navarro Building. "Além das atualizações, também podemos passar nosso conteúdo de uma forma mais dinâmica com as ferramentas que temos na internet."

Editorias:
Carreira
Compartilhe: