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Pantone escolhe amarelo e cinza: esperança e solidez

Francine Moreno - 09/01/2021 00:20

A Pantone, empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores, responsável por ditar as cores que a indústria gráfica e o mundo usa durante o ano, superou as expectativas na escolha da cor para 2021. Se a pigmentação selecionada para 2020 foi a Classic Blue 19-4052, um tom azul atemporal e resistente que promove paz e serenidade, nada mais atual do que escolher uma cor que simbolize e incentive uma mensagem de força e esperança para 2021, já que 2020 foi um ano atípico por causa da pandemia da Covid-19.

Em clima de otimismo, os analistas de cores da Pantone surpreenderam e anunciaram duas cores para este novo ano. Trata-se do cinza 17-5104 Ultimate Gray e do amarelo 13-0647 Illuminating. Mas o que está por trás destas escolhas? Em um momento de grande instabilidade, a adoção de duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar. O Illuminating é um amarelo brilhante e alegre que traz vivacidade, assim como o sol. Já a Ultimate Gray é um tom emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e oferecem uma base firme.

Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, a seleção das cores, segundo a Pantone, representa a força e a positividade e vai prevalecer em nossas vidas. As cores irão dominar a cena da moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico, já que as pessoas buscam cada vez mais cores que expressam uma mensagem positiva e transmitem resiliência e esperança. Afinal, de poluição visual já basta todo o resto.

O ponto de partida para a busca das cores que fortalecessem a força e esperança veio de uma pesquisa de imagem e de influência importante de comportamento. Os analistas investigam uma série de fatores, como a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte, novos artistas, moda, todas as áreas do design, destinos famosos de viagens, bem como novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As tecnologias, matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas de mídia social relevantes e até eventos esportivos futuros que capturam a atenção mundial, são fatores decisivos.

Prepara-se então para ver a união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating nas roupas, acessórios, na moda praia, nas peças de ginástica, na maquiagem e até esmaltes, proporcionando um visual mais ousado e mais colorido. Prova da força das cores é que elas poderão ser encontradas cada vez mais nas indústrias automotiva e digital, que estão desenvolvendo mais produtos nas cores.

Blanca Lliahnne, diretora-executiva da Lexus, distribuidora da Pantone no Brasil, afirma que a influência psicológica da cor no cotidiano das pessoas é inegável e as cores escolhidas pela Pantone para 2021 irão influenciar positivamente a vida das pessoas em todo o mundo. O amarelo, por exemplo, está ligado a cor luz, esperança e otimismo, e o cinza está alinhado a uma solidez das rochas, que está ligado com a natureza.

Segundo Blanca, as cores não precisam ser usadas em proporções iguais. O cinza, que é cor mais complexa, pode ser usado como pano de fundo para o amarelo, ou vice-versa. O Ultimate Gray tem uma ligação com a modernidade, que será vista em peças de design acompanhado pelo calor de peças amarelas luminosas. Já no vestuário, a pessoa pode escolher a cor de acordo com o espírito do dia. Ou seja, explorar a esperança ou a solidez. Neste jogo gráfico, a ideia é utilizar ainda peças duradouras e que façam várias composições.

 

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