IMG-LOGO
Home Gastronomia

3 receitas para preparar bacalhau na Sexta-Feira Santa

Jessica Reis - 30/03/2021 11:00

O bacalhau rende ótimas receitas, desde um simples bolinho a pratos mais sofisticados. Esse tipo de peixe fica ainda mais em evidência com a aproximação da Páscoa. Na tradição católica, é comum fazer abstinência de carne vermelha e de frango na sexta-feira Santa, que esse ano será no dia 2 de abril. Na ocasião, é comum que as pessoas substituam as carnes pelo peixe.

Uma das inúmeras opções para preparar um almoço especial na data é o bacalhau. A sugestão do chef Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo, é o bacalhau espiritual. Feito com lascas de bacalhau, a doçura da cenoura e tudo isso atrelado a uma cremosidade sem igual, a típica receita nascida nos anos 40, causa uma explosão de sabores na boca. “O Bacalhau Espiritual desfaz-se na boca de forma etérea e a textura aveludada configura-lhe o caráter. Isto para não falar do sabor, que nos leva aos céus. Por isso é chamado de ‘Bacalhau Espiritual’, afirma o chefe.

Outra opção muito saborosa é o bacalhau confitado com purê de grão de bico. E que tal o tradicional bacalhau gratinado? Ficou com água na boca? Confira a seguir como preparar cada uma dessas receitas em casa e garantir um almoço muito saboroso para você e sua família.

Bacalhau Espiritual

Ingredientes
400g de bacalhau dessalgado
½ pacote de pão de forma sem casca
2 cebolas
5 dentes de alho
1 cenoura ralada
1 litro de leite
2 folhas de louro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
150g de parmesão
*QB azeitona preta
*QB tomate cereja
*QB Azeite extravirgem
*QB de noz-moscada ralada
*QB salsa
*QB pimenta do reino


Modo de preparo
Coloque em uma panela, a manteiga e a farinha, deixe cozinhar e acrescente o leite aos poucos sempre mexendo. Reserve 200 ml de leite para hidratar o pão. Deixe cozinhar até espessar, tempere com sal e noz-moscada. Reserve o molho branco.
Coloque para aquecer os 200 ml restantes do leite e em seguida em um recipiente deixe o pão no leite para hidratar.
Em outra panela coloque azeite, alho, cebola, cenoura somente a metade, bacalhau, louro e refogue bem. Acrescente o pão, misture bem, coloque o molho branco e salsa e pimenta, sal se necessário. Monte em refratário, cubra com o restante da cenoura, parmesão, decore com tomate cereja, azeitona. Leve para o forno a 180ºC até gratinar.

Rendimento para 4 pessoas.
*QB – Quanto baste

Fonte - Quinta do Olivardo Tasca Brooklin, em São Paulo

Bacalhau confitado com purê de grão de bico

Ingredientes
500 gramas de Lombo de Bacalhau
2 xícaras de chá de grão de bico
3 xícaras de chá de azeite
1 xícara de chá de creme de leite
5 dentes de alho
1/3 de maço de alecrim
2 cebolas
½ xícara de chá de azeitonas pretas
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho em água filtrada por 8 horas, escorra, lave-o bem e leve ao fogo em uma panela de pressão para cozinhar. Após cozido bata-o no processador até atingir o ponto de purê. Reserve.
Em uma frigideira coloque o azeite, os dentes de alho, os ramos de alecrim, a cebola cortada em julienne, e as azeitonas. Leve ao fogo baixo e cozinhe o bacalhau por 30 minutos. É muito importante que o fogo esteja extremamente baixo, para que não frite. Reserve.
Em uma panela coloque o purê de grão de bico, o creme de leite e corrija o tempero. Em um prato coloque o purê e sobre ele disponha o lombo de bacalhau já cozido. Finalize adicionando a cebola, o alho e as azeitonas e uma generosa quantidade de azeite. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 pessoas


Fonte – Chef Aprendiz

Bacalhau Gratinado

Ingredientes
1kg de bacalhau
500g de molho bechamel
200g de queijo parmesão
200g de cebola
50ml de azeite

Ingredientes do molho bechamel
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
400ml de leite integral


Modo de preparo do molho bechamel
Derreta a margarina, em seguida, coloque a farinha de trigo e mexa bem com um fue. Em seguida, coloque o leite e mexa sem parar, para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada e reserve.

Modo de preparo bacalhau
Dessalgar, desfiar e cozinhar o bacalhau. Descascar e picar a cebola. Reservar. Em uma panela, colocar o azeite e dourar a cebola, colocar o bacalhau dessalgado e desfiado e refogar. Colocar o bacalhau refogado em uma travessa fazendo camadas alternadas de bacalhau e molho bechamel, finalizar com queijo parmesão. Levar ao forno a 180ºC para gratinar por alguns minutos. Servir.

Rendimento: 2kg

Fonte: Divino Fogão – www.divinofogao.com.br

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: