Você sabia que no dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial Sem Carne? A data foi instituída em 1985, nos Estados Unidos, pela Farm Animal Rights Movement (FARM), com o objetivo de conscientizar sobre os efeitos do consumo de carne e dos benefícios de uma dieta livre de animais. Incentivada pela data, várias organizações criam campanhas, todos os anos, para eliminar o preconceito com as dietas à base de plantas, por exemplo, e encorajar as pessoas a experimentarem novos pratos, sem carne.
A Sociedade Vegetariana Brasileira, por exemplo, convida as pessoas a substituir a proteína animal pela vegetal ao menos uma vez na semana. Hoje, nas redes sociais, é fácil encontrar pessoas de diferentes classes sociais que aderiram ao veganismo e militam pela causa. Além de deixarem de consumir alimentos de origem animal, elas recusam qualquer produto, seja de higiene, limpeza, vestuário ou cosméticos que, de alguma forma, explora animais em testes.
A chef de culinária saudável Michelle Rodriguez é uma das incentivadoras de um estilo de vida que consiste em não consumir nenhum tipo de produto ou alimento de origem animal ou seus derivados. Ela é a responsável pela criação das receitas do Açougue Vegano, primeira rede de franquias de restaurante vegano do Brasil lançada em parceria com Celso Fortes.
Vegetariana desde os 15 anos de idade, a carioca entrou para o veganismo em 2016 e até hoje cria pratos que não levam qualquer ingrediente de origem animal, mas com muita textura e sabor. Uma das iguarias mais famosas da chef é a coxinha de jaca, que foi eleita como a melhor coxinha de 2016 pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Confira abaixo uma entrevista com Michelle Rodriguez.
Vida & Arte - Como você define o veganismo?
Michelle Rodriguez - Resumindo, respeito e liberdade. Ser vegano é acima de tudo amor à vida, defendemos a não crueldade contra os animais. É uma filosofia de vida que envolve a não exploração animal em todos os setores de produção, alimentício, cultural, etc.
Vida & Arte - Quais são os benefícios de ser vegano?
Michelle - Os benefícios são para todos, principalmente para os animais que não são mais explorados. O mundo se beneficia com a redução do desmatamento, pois o principal motivo é a pecuária e o desperdício de água para sua produção. Para a saúde, conseguimos prevenir várias doenças, como as cardiovasculares, redução de risco de alguns tipos de câncer, colesterol, diabetes, entre outras.
Vida & Arte - Ainda é difícil ser vegano no Brasil?
Michelle - Não é difícil dependendo do tipo de alimento que vai comprar. Em um mercado existem várias opções baratas para manter uma alimentação vegana. A dificuldade pode ser em achar outros tipos de produtos, como de higiene, limpeza e vestuário que ainda estão iniciando no mercado.
Vida & Arte - Quais alimentos podem substituir a carne, ovo e o leite?
Michelle - Em questão nutricional, as proteínas encontradas nos vegetais e legumes já substituem, assim como a implementação da vitamina B12. Na parte gastronômica, temos a soja, as carnes plant based e os leites vegetais de castanha, amendoim e coco.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture o azeite com os pimentões, o alho, o sal, a pimenta e as castanhas. Passe tudo para uma assadeira antiaderente e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Regue com mais azeite e sirva com torradas
Fonte: Chef Michelle Rodriguez
Ingredientes
Modo de preparo
Em uma panela em fogo médio com óleo, doure o alho e depois adicione a cebola e deixe que eles cozinhem, mexendo até dourar. Coloque a jaca. Quando estiver bem cozida, junte o arroz, o sal e o açafrão e misture bem. Junte os pimentões, o tomate, o milho verde e a água até cobrir tudo e deixe cozinhar até a água secar e o arroz ficar cozido. Finalize com salsinha picada.
Fonte: Chef Michelle Rodriguez
Ingredientes
Sorvete
Calda
Modo de preparo
Sorvete
Bata os ingredientes no liquidificador e pronto.
Calda
Misture os ingredientes e leve para cozinhar até ferver. Depois despeje no sorvete e sirva em seguida
Fonte: Chef Michelle Rodriguez
Ingredientes
Massa
Recheio
Modo de preparo
Massa
Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal. Junte o azeite e aos poucos, mexendo e amassando com as mãos. Adicione o óleo até formar uma massa uniforme e que não grude nas mãos. Embale em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio
Recheio
Lave o alho poró e use somente o a parte mais grossa. Escalde em água quente e esprema com as mãos para retirar toda água. Amasse bem a ricota com um garfo. Leve ao fogo uma frigideira, regue com o azeite e junte o alho, mexa por um minuto apenas para perfumar. Acrescente o alho poro e refogue por cerca de 3 minutos, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Desligue o fogo e deixe amornar. Junte o requeijão e a ricota, misture bem para incorporar tudo. Reserve.
Montagem
Separe uma fôrma redonda de fundo falso, com cerca de 20 cm de diâmetro. Pré-aqueça o forno à 180ºC. Passado o tempo, retire a massa da geladeira e com um rolo abra um círculo maior que a forma. Transfira a massa para a forma e recheie. Leve ao forno, para assar por cerca de 25 minutos ou até a massa assar e ficar dourada. Retire do forno, deixe amornar. Desenforme e sirva a seguir.
Fonte: Fabiana Chagas, proprietária da Master Fit
Ingredientes
Modo de Preparo
Comece colocando o trigo para quibe de molho em água morna por 40 minutos. Enquanto o triguilho está sendo hidratado vamos cozinhar a abóbora somente em água e preparar os temperos. Lave o cheiro verde e o hortelã, descasque e pique em pedaços grandes a cebola, retire a casca do alho… Vá colocando tudo dentro do processador de alimentos ou liquidificador. Vamos bater bem tudo até os temperos fiquem bem pequenos. Assim que a abóbora ficar macia escorra a água e reserve-a. Escorra a água do trigo de quibe, aperte bem para remover a água excedente e coloque o trigo de quibe numa bacia, adicione a abóbora e com a ajuda de um garfo vá misturando e apertando a abóbora para quem ela vire um purê e se misture bem com o triguilho até formar uma mistura homogênea. Coloque os temperos triturados e misture bem, adicione o sal a gosto, o azeite e o suco de limão. Unte um refratário com azeite ou óleo e despeje a massa do quibe de abóbora. Caso deseje faça cortes leves sobre a massa para deixar com uma aparência mais bonita e então leve ao forno pré-aquecido em potência média/alta por 40 minutos.
Fabiana Chagas, proprietária da Master Fit
Ingredientes
Modo de preparo
Deixe a castanha de molho por uma noite. Em seguida escorra, lave e reserve. Em um liquidificador, coloque a polpa de maracujá e a água e apenas pulse algumas vezes e coe. Coloque esta mistura em uma panela e adicione açúcar e o ágar-ágar. Assim que ferver conte 30 segundos e desligue. Bata muito bem essa mistura com as castanhas no liquidificador e coloque em tacinhas ou potinhos de sobremesa. Deixe gelar por 3 horas.