SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE 2021
SIRVA-SE

Especialistas falam sobre os benefícios nutricionais dos sucos naturais

Seja durante a manhã ou para acompanhar refeições, a bebida feita com frutas, como laranja, rica em betacaroteno, e morango, que tem potente ação antioxidante, faz bem para a saúde e é excelente para se refrescar nos dias quentes

Francine MorenoPublicado em 10/03/2021 às 20:26Atualizado há 06/06/2021 às 10:40

O suco natural é uma ótima opção para manter o corpo hidratado e dar nutrientes ao organismo. O suco verde, por exemplo, feito com folhas verdes, frutas, legumes e brotos, virou um símbolo de beleza e boa forma no cardápio de quem busca um estilo de vida mais saudável. Combinado com exercícios físicos e alimentação equilibrada, o suco até auxilia na perda de peso. A bebida, composta por nutrientes concentrados, como vitaminas, minerais e fibras, ativa o intestino e ainda favorece um verdadeiro processo de desintoxicação.

Fransciele Loureiro Molina, nutricionista de emagrecimento consciente, afirma que, com as temperaturas altas, é importante beber sucos refrescantes e saudáveis. "Uma boa hidratação é muito importante em qualquer época do ano e principalmente nos dias mais quentes, em que acabamos perdendo mais líquido por meio do suor."

Os sucos de caixinha são práticos e vistos como uma boa saída na correria do dia a dia. O problema é que as bebidas são compostas por grande quantidade de açúcar, conservantes e corantes artificiais. Neste cenário, Fransciele afirma que os sucos naturais são os mais indicados. "Se o seu objetivo for ter uma alimentação mais saudável, aposte neles com bastante gelo e nada de açúcar. Agora, se o seu objetivo for emagrecimento, apesar de também poder consumir esses sucos, você precisa ficar mais atento à quantidade. Afinal, o alimento ser saudável não significa ser isento de calorias", afirma.

Flávia César, nutricionista integrativa, biomolecular e oncologia, afirma que um copo de suco natural pode ser uma ótima alternativa para substituir o refrigerante, bebida que é desprovida de nutrientes. "Os nutrientes constituintes dos sucos, água mais vitaminas e minerais, permitem que os sucos naturais participem de diversos processos metabólicos do organismo, que vão da imunidade a prevenção de doenças, e até a eliminação de toxinas do corpo."

Os sucos podem ser compostos por frutas e vegetais, revela Flávia. "Cada fruta ou vegetal fornece um tipo de reposição de vitaminas e minerais, e cada um exerce ação antioxidante especifica que impede a ação dos radicais livres e protege o organismo de doenças, aumenta a imunidade e previne o envelhecimento acelerado. Diversificar os tipos e as cores é a dica", afirma Flávia.

Sucos de frutas e vegetais amarelos/laranjas são fontes de betacaroteno, um antioxidante importante para a pele, cabelo, unhas e visão, e também para a prevenção de câncer, principalmente o de pele. Laranja, tangerina, melão, mamão e cenoura são alguns exemplos destes alimentos. Sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, caju e acerola, são importantes para a imunidade, cicatrização, prevenção do envelhecimento, síntese de colágeno, fortalecimento das paredes das artérias, prevenção do câncer, entre outros.

Bebidas feitas com frutas vermelhas fazem muito bem para a saúde. Blueberry, morango, açaí, uva, amora e framboesa tem potente ação antioxidante, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate ao envelhecimento. O preparo de sucos deve ser feito com frutas naturais, sem aditivos, conservantes e corantes artificiais. "Outra dica é que o suco deve ser ingerido imediatamente após o preparo para a conservação das suas propriedades", afirma Flávia.

Água aromatizada é outra opção

A melhor forma de se hidratar é bebendo água. A indicação é consumir entre 2 e 2,5 litros por dia. Uma dica da nutricionista Fransciele para seus pacientes é a inclusão de água saborizada ou aromatizada com frutas, ervas e especiarias para atingir os níveis recomendados de ingestão de líquidos ao dia. "Naqueles dias em que queremos algo diferente, a água saborizada ajuda muito. Dá para fazer com frutas picadas, como morango, kiwi, laranja e limão. Dá para fazer ainda com pedaços de gengibre, folhas de hortelão e canela em pau. Existe uma infinidade de opções."

Hoje, é muito comum ver pessoas que acabam trocando a água por refrigerantes e outras bebidas adocicadas nos dias quentes. Franciele afirma, no entanto, que o refrigerante, em especial, não é uma boa opção para se hidratar. "Além de não ser nada saudável e atrapalhar o emagrecimento, a bebida não hidrata. Por isso, a minha dica é trocar o refrigerante por água com gás. Você pode beber água com gás e limão, água com gás e suco de fruta (suco de laranja ou suco integral de uva são boas opções), e assim bebe um 'refrigerante' saudável e que realmente vai ajudar na hidratação."

A nutricionista Flávia explica que, com as altas temperaturas, a transpiração aumenta e por isso é preciso cuidar ainda mais da hidratação. "Lembrando que 70% da composição do organismo é feita por água e que a água participa da regulação da temperatura corporal, além de participar do transporte de todos os nutrientes, de ser fundamental para a função renal e regular uma série de fatores relacionados à saúde. Agora que já sabemos que a hidratação é fundamental e que a água é indispensável ao ser humano, o que você acha de agregar valor à água fornecendo vitaminas, minerais e fibras na sua forma natural? Isto pode ser feito por meio do consumo de um copo de suco por dia", indaga a nutricionista.

Suco refrescante

Ingredientes 2 colheres (sopa) de cenoura crua ralada 1 colher (sopa) de beterraba crua ralada 1 xícara (chá) de suco de laranja 1 xícara (chá) de água filtrada 1 punhado de salsa 1 punhado de folhas de hortelã

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser incluir um efeito detox também (acrescente 1cm de gengibre ralado ou 1 fatia média de abacaxi)

Fonte: Onodera Estética

Suco de beterraba

Ingredientes 1 colher sopa beterraba picada 1 colher sopa abacaxi 1 punhado de hortelã

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos e está pronto. Rende um copo americano (250ml). O ideal é consumir na hora. Pode ser levado à geladeira, mas não deve consumir depois de 24h, pois muitos nutrientes e vitaminas desnaturam durante este período, perdendo a eficácia.

Fonte: Gabi Lodewijks

Suco vermelho

Ingredientes 1/2 melancia pequena 2 maracujás grandes 1 ramo pequeno de hortelã

Modo de preparo

Corte a polpa da melancia em cubos grandes e reserve. Corte o maracujá e retire a polpa. Em um liquidificador, coloque a melancia, a polpa do maracujá e a hortelã, e bata bem. Passe o líquido pela peneira fina. Leve à geladeira e sirva gelado em seguida

Fonte: Manual de Sucos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Dica

De acordo com o Manual de Sucos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que pode ser baixado gratuitamente pelo link ( http://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/Manual_Sucos_web_2015.pdf ), quanto maior a variedade de alimentos e cores no prato, mais rica e completa em nutrientes será a refeição. O alimentos vermelhos, como morango, tomate e maçã, auxiliam na prevenção da degeneração das células e ajudam na circulação sanguínea. Cenoura, damasco e manga, alimentos de coloração alaranjada, são fontes de betacaroteno e cardioprotetores, além de beneficiarem o sistema imunológico

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por