IMG-LOGO
Home Gastronomia

Restaurantes cariocas estão na lista dos melhores do mundo

Jessica Reis - 10/10/2020 00:19

Dois restaurantes do Rio de Janeiro foram eleitos os melhores do mundo. A premiação realizada pela conceituada revista norte americana“Food & Wine” foi divulgada recentemente e traz os restaurantes Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, e o Sud, o Pássaro Verde, comandado pela chef Roberta Sudbrack.

A seleção foi feita pela crítica Besha Rodell que percorreu a Austrália, Nova Zelândia e Caribe. Por conta da pandemia, a inspeção foi interrompida nos Estados Unidos e não chegou a passar pela Europa e Ásia. A próxima fase da premiação deve acontecer quando a pandemia estiver mais controlada.

O restaurante Lasai, um dos premiados, é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, que participou como um dos técnicos da última temporada do reality Mestre do Sabor, exibido pela rede Globo. Em uma publicação nas redes sociais, o chef ao lado de sua equipe comentou a indicação. “Felizes por estarmos na lista dos Melhores Restaurantes do Mundo 2020”. O Lasai fica em Botafogo e o chef usa ingredientes de sua própria horta para criar os pratos.

Quem também está na lista é o Sud, o Pássaro Verde Café. O charmoso restaurante é comandado pela chef Roberta Sudbrack. “Foi uma conquista muito bonita, sobretudo num momento como o que estamos vivendo. Eu tive a graça de ter vivido muitas conquistas na minha carreira, sempre gosto de repetir que não
nos movemos para isso e que isso não muda absolutamente nada na nossa vida, afinal é muito efêmero. Estamos todos lutando muito para nos mantermos vivos, prêmios não vão nos salvar, mas fazem um afago neste momento”, diz.

Roberta diz que atualmente sua cozinha está mais brasileira. “Sinto ela mais brasileira do que nunca. Não deixei de ousar, de me comunicar através do artesanato brasileiro e nem de praticar um estilo de cozinha muito próprio. Muito pelo contrário, o Sud me ajudou a encontrar um lugar onde a minha cozinha se expressa com toda liberdade e isso é uma possibilidade única para um cozinheiro. Continuo praticando a minha cozinha, a minha filosofia, muito mais conectada com o campo e com quem planta, neste sentido nada mudou. O que mudou é que o Sud me proporciona uma liberdade incrível e isso voltou a me deixar feliz entre as panelas! A comida do Sud é a comida da Roberta Sudbrack com muito mais liberdade e alegria”, finaliza a chef.

Confira trechos da avaliação da crítica Besha Rodell sobre os restaurantes

Lasai

"Os pratos chegam num redemoinho de cores e te deixam tonto. Costa e Silva é mestre em contrastes, de tons e sabores e texturas - tudo tem um sabor brilhante e cheio de vida. Comer ali te faz sentir brilhante e cheio de vida. O que mais você poderia querer?"

Sud, o Pássaro Verde Café

"Um dos pratos mais simples - um pote de arroz coberto com uma variedade de vegetais perfeitamente temperados e assados no fogo - também foi um dos mais memoráveis, superado apenas pela mágica arejada, crocante e doce da sobremesa: clafouti de framboesa de Sudbrack, cozido em uma panela de ferro fundido e regado com açúcar de confeiteiro."

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: