Grupo Diário da Região   | quarta-feira, 14 de outubro
IMG-LOGO
Home Gastronomia

Praticidade e agilidade: receitas rápidas para o dia a dia

Jessica Reis - 10/10/2020 00:20

Praticidade! É isso que muitas pessoas buscam na hora das refeições. Quem é que no dia a dia não acaba pedindo comidas pelo delivery só para não ter que passar muito tempo na cozinha? Cozinhar é prazeroso, mas dá trabalho, ainda mais se for preparar pratos elaborados.

Mas você sabia que dá para fazer pratos deliciosos usando uma ou duas panelas apenas? É isso mesmo. Com a panela de pressão, por exemplo, é possível fazer desde risotos a carnes mais elaboradas e outros pratos completos em poucos minutos.

Segundo o youtuber e blogger Maurício Rodrigues, do canal @mauriciorodrigues, que traz receitas práticas como as preparadas em panela de pressão ou na queridinha fritadeira elétrica, é possível fazer uma receita mais elaborada usando apenas uma panela. "Hoje as pessoas buscam muito esse tipo de receita, pois podem preparar uma refeição completa para toda a família de uma só vez, sem sujeira, sem bagunça e com o mínimo de trabalho, ganhando mais tempo para curtir outras coisas e descansar", afirma.

Ele dá algumas dicas para quem quer se aventurar e economizar tempo na cozinha, como buscar receitas que sejam completas, que já incluam ingredientes de maneira equilibrada com grãos, vegetais e proteínas em um único preparo. "O uso das panelas elétricas também é um forte aliado, com elas é possível fazer ainda mais variações e temos a vantagem de programar o tempo e 'esquecer', elas fazem tudo enquanto utilizamos esse tempo, quando estiver pronto elas avisam, além de manter o alimento aquecido por longos períodos e até mesmo terem possibilidade de usar timer para preparos futuros, só aí já ganhamos muito mais tempo e praticidade", ensina.

 

Risoto de gorgonzola

Ingredientes

40g de manteiga com sal

3 colheres de sopa
de cebola picada

2 xícaras de arroz arbóreo

100ml de vinho branco seco

3 tabletes de caldo de legumes diluídos em um litro de água

1 pera descascada e
cortada em cubos

100g de queijo gorgonzola

½ xícara de parmesão ralado

1 pera

Modo de preparo

Refogue a cebola na manteiga. Adicione o arroz e frite brevemente. Coloque o vinho e mexa até secar. Adicione o caldo de legumes diluído na água e cozinhe até obter cremosidade. Em seguida, coloque a pera e o queijo gorgonzola. Quando o queijo derreter, acrescente a manteiga e misture novamente. Por último, adicione o queijo parmesão. Dica: o ponto certo é o grão al dente e bem cremoso. Decore com uma fatia fina de pera.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil,
www.aguadoce.com.br

Paella de frutos do mar

Ingredientes

1kg de arroz

200g de mexilhões

300g de camarão

200g de lula

400g de filé de merluza

20g de páprica doce

10g de alho

10g de açafrão

100ml de azeite

40g de sal

300g de cebola

300g de pimentão

1 pimenta dedo-de-moça

100ml de vinho

100g de tomate

2 litros e meio de água


Pré-preparo

Lave e limpe os frutos do mar. Após lavar os mexilhões, leve ao fogo 400ml de água e o vinho, deixe ferver até abrir as conchas. Deixe escorrer e coe o caldo, reserve. Separe os camarões e ferva eles no mesmo caldo, retire e reserve o caldo novamente. Descasque e pique o alho e a cebola, depois lave e pique os pimentões e o tomate. Após isso, tempere o filé de merluza com sal e deixe separado por 20 minutos.

Modo de preparo

Em uma panela, refogue todos os temperos. Acrescente os frutos do mar, inclusive a merluza e coloque a água. Deixe cozinhar por alguns minutos. Depois, mexa bem e acrescente o arroz, quando estiver cozido, desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos antes de servir.

Fonte - Divino Fogão,
www.divinofogao.com.br

Linguine com mariscos

Ingredientes

500g de massa tipo linguine cozido

1kg de mariscos limpos e cozidos com casca

500ml de creme de leite fresco

5 colheres de sopa de azeite

1 xícara de chá de vinho branco

1 cebola grande picada

Raspas de 1 limão siciliano

Salsinha Picada para finalizar

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira grande, ou Wok aqueça o azeite e refogue a cebola, em seguida adicione o vinho e deixe evaporar até a metade, adicione o creme de leite fresco tempere com sal e pimenta e misture. Coloque os mariscos e as raspas de limão e deixe refogar rapidamente no molho em seguida adicione a massa e misture bem para que o molho envolva toda a massa. Acerte o sal, tempere com pimenta a gosto e finalize com a salsa picada.

Fonte - Chef Elzio Callefi, da Tramontina

Tagliatelle Sacciali com Frango e Cogumelos

Ingredientes

¼ de xícara de chá de manteiga

200g de peito de frango

Sal

Pimenta

1 xícara de chá de
cogumelos picados

¼ de xícara de vinho branco

½ de xícara de creme de leite

¼ de xícara de queijo parmesão ralado

4 colheres de sopa de salsinha picada

½ pacote de macarrão Tagliatelle Sacciali


Modo de preparo

Em uma frigideira quente, derreta a manteiga, adicione o frango e tempere com sal e pimenta. Cozinhe até o frango dourar. Retire e reserve. Na mesma frigideira, salteie os cogumelos. Assim que dourarem, acrescente o vinho e o creme de leite, misturando por alguns minutos até que o molho reduza um pouco. Acrescente o queijo, a salsa, o frango e o macarrão Tagliatelle Sacciali cozido, misturando até cobrir todo o macarrão com o molho.

Fonte - Saccilai

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: