IMG-LOGO
Home Gastronomia

Receitas para preparar um almoço especial no Dia dos Pais

Jessica Reis - 07/08/2020 11:12

Sem ideia para preparar o almoço especial para o Dia dos Pais neste domingo? Não se preocupe! Selecionamos diversas receitas para você organizar um cardápio completo.

Segundo a a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, cozinhar para alguém querido é uma excelente maneira de expressar o amor. A sugestão da cheef para comemorar a data em grande estilo é um pernil assado com batatas, uma receita simples e prática para preparar.

Entre as receitas, confira ainda pratos preparados com cerveja, incluindo a sobremesa: um bolo de chocolate com cerveja preta. Claro, tem sugestões para aquele tradicional churrasco, que os pais amam e até uma receita de caipirinha de caju.

Maminha na cerveja com farofa de banana

Ingredientes

Maminha
1 maminha limpa (cerca de 1,2 kg)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ lata de molho de tomate (170 g)
1 pacote de preparado para creme de cebola (65 g)
1 lata de cerveja preta (350 ml)

Farofa de banana
3 bananas-prata cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 sachê de caldo de legumes em pó
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
150 g de biscoitos água e sal triturados no liquidificador
Sal

Modo de preparo da Maminha
Na panela de pressão, frite a maminha no azeite em fogo médio até dourar de todos os lados. Em uma tigela, junte o molho de tomate com o creme de cebola e a cerveja e misture. Despeje a mistura líquida sobre a maminha, tampe a panela e cozinhe por 1 hora após o início do apito. Espere a pressão ser liberada naturalmente para abrir a panela, fatie a carne e sirva com a farofa de banana.

Modo de preparo da Farofa
Frite as rodelas de banana na manteiga até dourarem. Transfira para uma travessa e reserve. Na mesma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o caldo de legumes, o cheiro-verde e o biscoito e frite por 1 minuto. Agregue a banana, ajuste o sal e sirva.

Fonte – www.anamariabraga.com.br

Risoto de linguiça e cerveja preta

Ingredientes
3 latas de cerveja preta
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ kg de linguiça suína escaldada e desfeita (descarte a pele)
1 cebola média picada
1 e ½ xícara (chá) de arroz arbóreo
1 colher (sopa) de folhas de manjericão picadas
2 colheres (sopa) de manteiga gelada picada
½ xícara (chá) de parmesão ralado
Sal

Modo de preparo
Leve a cerveja ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e mantenha-a em fervura branda. Em panela média, aqueça o azeite em fogo médio e frite a linguiça e a cebola até dourarem. Junte o arroz e refogue por 1 minuto ou até os grãos ficarem brilhantes. Acrescente uma concha da cerveja preta fervente e mexa até secar. Adicione o restante da cerveja, concha a concha, à medida que o arroz for secando, e continue mexendo até o arroz ficar al dente (uns 18 minutos). Agregue o manjericão, a manteiga e o parmesão e mexa vigorosamente até a manteiga derreter e o risoto ficar cremoso. Ajuste o sal e sirva em seguida.

Fonte – www.anamariabraga.com.br

Bolo de chocolate com cerveja preta

Ingredientes
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de cerveja preta amarga (120 ml)
1 colher (chá) de café solúvel extraforte
½ colher (chá) de essência de baunilha
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de açúcar
1 ovo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de fermento químico
¼ de xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite

Ganache
½ xícara (chá) de creme de leite fresco (120 ml)
150 g de gotas de chocolate ao leite

Modo de preparo
Atenção: Esta receita requer cerca de 40 minutos de forno.

Misture a farinha com o cacau e o sal e reserve. À parte, misture a cerveja com o café e a baunilha até homogeneizar. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme (cerca de 4 minutos). Reduza a velocidade, adicione o ovo e bata até misturar. Alternadamente, acrescente a mistura de farinha e a de cerveja, enquanto bate até ficar homogêneo. Sem bater, agregue o bicarbonato, o fermento em pó e as gotas de chocolate.
Disponha a massa em fôrma redonda de fundo removível (20 cm de diâmetro) forrada com papel-manteiga (fundo e laterais) e espalhe de maneira uniforme. Asse em forno baixo preaquecido (160° C) por 40 minutos. Espere esfriar e desenforme. Sirva com a ganache.

Ganache
Aqueça o creme de leite até ferver. Fora do fogo, junte as gotas de chocolate e misture até derreter. Deixe esfriar para servir.

Fonte – www.anamariabraga.com.br

Salmão grelhado com legumes como prato principal

Ingredientes
1 kg de salmão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Um fio de azeite
1 xícara de brócolis
1 xícara de cenoura
½ xícara de manga
1 couve-flor

Modo de preparo
Temperar o salmão com sal, pimenta do reino e azeite. Reservar. Cozinhar no vapor os legumes com um pouco de sal. Cortar a manga em tiras. Grelhar o salmão dos dois lados e reservar. Servir com os legumes e os temperos e molhos de sua preferência.

Fonte - Divino Fogão

Caipirinha de caju

Ingredientes
1 caju
1 colher de sopa de açúcar refinado
½ limão rosa
50ml de cachaça natural
5 pedras de gelo

Modo de preparo
Corte o caju em fatias e o limão em quatro partes. Coloque no copo o limão, as fatias de caju e acrescente o açúcar. Macere bem. Acrescente a cachaça e complete com o gelo. Decore como preferir.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil

Torta de bis para sobremesa

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 lata de creme de leite
2 caixas de bis picados
1 pote de sorvete de creme
400ml de creme chantili pronto
5 cerejas em calda para decoração

Modo de Preparo
Para o brigadeiro: em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Cozinhe mexendo sempre até desgrudar da panela. Acrescente o creme de leita e mexa para incorporar. Reserve.
Montagem: em um refratário de sua preferência, coloque o bis picado forrando o fundo, por cima coloque o sorvete de creme e em seguida o creme de chantilly. Decore com as cerejas em calda.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil

Pernil Assado com batatas

Ingredientes
1 pedaço de pernil suíno limpo, sem osso (2 kg)
1 cebola grande, cortada em rodelas finas (180 g)
2 dentes de alho espremidos
1 e 1/2 colher (sopa) de sal
1/2 (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de água
2 latas de cerveja escura (700 ml)
700 g de batatas médias, em 4 partes

Modo de preparo
Inicie o preparo na véspera: com o auxílio de uma faca, faça furos na superfície do pernil e disponha-o em uma tigela grande. À parte, misture cebola, alho, sal, vinagre, água e cerveja, e regue o pernil. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por, no mínimo, 10 horas. Em uma assadeira grande, disponha o pernil e regue com a marinada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus), preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel, acrescente a batata e retorne o pernil ao forno, regando com a marinada a cada 15 minutos, por mais 1 hora e 30 minutos, ou até que doure. Retire do forno, fatie e sirva em seguida, acompanhado do molho formado na assadeira.

Fonte - Comitê Umami

Baby beef no alho e farofa de carne seca

Ingredientes
2 kg de Baby Beef
Sal de parrilla
Pimenta do Reino
2 cebolas
100g de manteiga
5 dentes de alho
1 pimenta-dedo-de-moça


Farofa de carne seca
1kg de carne seca dessalgada e desfiada
100g de manteiga
½ xícara de azeite
4 dentes de alho
1 cebola
1 talo de alho-poró
300g de farinha de mandioca torrada
Pimenta biquinho

Modo de preparo
Tempere o baby beef com sal e pimenta do reino a gosto; Pegue uma forma, faça uma cama de anéis de cebola e coloque o baby beef; Leve ao forno para assar em 180 graus por 1 hora e meia. Prepare uma manteiga temperada para passar no baby beef enquanto ele assa. Em uma cumbuca coloque a manteiga, alho picado, pimenta dedo de moça picada e uma pitada leve de sal. Misture tudo. Passe aos poucos no baby beef e deixe derreter na peça até formar uma crosta. Corte a peça em bife e depois em tiras para servir com o acompanhamento. Farofa de carne seca: numa frigideira grande, derreta a manteiga, coloque o fio de azeite, a cebola picada e frite bem. Acrescente o alho picado, frite. Adicione a carne seca pré-cozida. Misture e deixe fritando. Corte a parte branca do alho-poró em rodelas, acrescente na frigideira e misture. Coloque a farinha de mandioca e mexa até ficar consistente. Desligue o fogo e finalize com pimenta biquinho.

Fonte – Churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas no YouTube

Costela desfiada com purê de mandioca

Ingredientes
4kg de costela
Cachaça
Sal grosso

Purê de mandioca
1kg de mandioca cozida
100g de manteiga
Azeite
4 dentes de alho
Leite
Pimenta-do-reino

Modo de preparo
A dica nesta receita começa pela compra. O churrasqueiro José Almiro escolheu o corte da costela chamado janela, com bastante carne e uma boa capa de gordura.
Pegue a peça e banhe com a cachaça. Depois passe o sal grosso. Coloque a peça no papel alumínio com a parte do osso para baixo e embrulhe com 4 voltas. Leve para a churrasqueira, 60 cm da brasa, por 3 horas com o osso para baixo, e depois vire por mais 1 hora para finalizar o assado. Retire o alumínio da costela e retorne na churrasqueira para dourar levemente no braseiro médio, 40cm da brasa. Pegue a costela e retire os ossos para depois desfiar a carne. Acompanhamento: em um recipiente, coloque a mandioca bem cozida e amasse. Numa frigideira, coloque um pouco da manteiga, um fio de azeite, o alho picado e deixe dourar. Acrescente o purê de mandioca, o leite, uma pitada de sal e de pimenta do reino e mexa. Misture o restante da manteiga e deixe formar a consistência.

Fonte – Churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas no YouTube

Espetinho oriental

Ingredientes
1 kg de contrafilé
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 xícara de molho shoyu
1 limão
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola roxa
100g de cogumelo Porto Belo
Sal
Pimenta-do-reino
Espetos de madeira ou bambu

Molho Teriyaki
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de saquê culinário
1 colher (chá) de vinagre
10 colheres (sopa) de shoyu
½ xícara de molho shoyu
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo
Corte em cubos a carne e coloque em um recipiente. Corte em cubos o pimentão vermelho e amarelo sem sementes, a cebola e adicione com a carne. Em outro recipiente coloque o gengibre ralado, o suco de limão, o molho shoyu, uma leve pitada de sal, pimenta do reino e misture. Banhe a carne e legumes com este tempero. Pegue os espetos e monte com a carne e legumes intercalados. Leve para a churrasqueira no braseiro médio, 40cm da brasa. Molho de acompanhamento: em uma frigideira coloque o açúcar mascavo, o gengibre para derreter. Junte o shoyu, o saquê culinário, o vinagre, e mexa até ficar consistente. Adicione a maisena para ficar cremoso.

Fonte – Churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas no YouTube

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: