IMG-LOGO
Home Gastronomia

Dia Mundial do Chocolate é comemorado hoje

Jessica Reis - 07/07/2020 09:15

Comemorado no dia 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate registra a introdução do produto na Europa, ainda no século 15. Entretanto há na história quem diga que foram os Maias e os Astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate. Um ou outro, não importa. Fato é que nos beneficiamos desta iguaria que só nos traz felicidades! E o Brasil tem se destacado nesse mercado: segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o País ocupa a sétima posição na produção mundial de cacau, movimentando R$ 20 bilhões no território nacional.

Em setembro de 2019, o Brasil foi reconhecido como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma pela Organização Internacional do Cacau (ICCO). O cacau fino e de aroma é identificado por apresentar sabores diferenciados, como frutados, florais, amadeirado, entre outros. “A definição leva em consideração as características genéticas (origem), local (terroir) e o tratamento das amêndoas após a colheita”, destaca o sócio-diretor da YÖR Chocolates, Alberto Kis. A marca, recém-lançada no país, explora essa riqueza brasileira e é a primeira de Minas Gerais com produção de chocolates finos de alto perfil sensorial com diversidade de tipos, sabores e origens.

O chocolate quando consumido da forma correta pode proporcionar alguns benefícios como combater o estresse, ajudar no raciocínio e melhora o humor. “Há um mito de que o chocolate é realmente o causador da acne. Eficaz contra o mau humor, além de trazer sensação de bem-estar, o chocolate deve ser consumido com parcimônia; as versões brancas e ao leite devem ser evitadas, por conta da quantidade de açúcar e gordura presente nesses produtos, que podem favorecer a inflamação e envelhecer a pele”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

E claro, que você não pode deixar essa data tão especial passar em branco. Uma das novidades para comemorar o Dia do Chocolate é o Bolo Alpino, da Sodiê Doces. O bolo de chocolate tem recheio de Alpino trufado e mousse de chocolate, cobertura de trufado meio amargo, lascas de chocolate ao leite e bombom Alpino.

Mas se quiser ousar, que tal preparar alguns drinques em casa? Leandro Dias e João Almeida, proprietários da Middas Cachaça, ensinam como preparar algumas receitas inusitadas. Confira:

Caipi Stout de Café

Ingredientes
1 limão siciliano cortado em cubos
3 colheres de chá de açúcar
50 ml de café expresso frio
50 ml de Cachaça envelhecida em tonéis da madeira bálsamo
Grãos de café torrado
Cerveja Stout para completar
Gelo

Modo de preparo
Em uma caneca própria para cerveja, macere o limão, o açúcar. Coloque o gelo, adicione a Cachaça, o café expresso, complete com a cerveja Stout, decore com grãos de café e sirva.

Chocolate quente com cachaça

Ingredientes
4 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
250 ml de leite
30 ml de cachaça branca
Canela em pó a gosto
Chocolate ao leite ou meio-amargo, picado

Modo de preparo
Aqueça bem em uma panela o leite com o chocolate em pó e o açúcar, misturando os três. Coloque no fundo da xícara um pedaço de chocolate, e adicione a dose de cachaça. Na sequência, acrescente o chocolate quente. Por fim, polvilhe a canela em pó sobre a bebida.

Batida de chocolate

Ingredientes
450 ml de cachaça
1 caixa de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Derreta o chocolate em uma vasilha de vidro no micro-ondas por um minuto, acrescente o creme de leite e mexa. Em um liquidificador bata o leite condensado, a medida de cachaça e a mistura do creme de chocolate. Bata por aproximadamente cinco minutos. Depois, coloque em uma garrafa pet de dois litros, e deixe no congelador por 12 horas. Após seis horas de congelamento, retire para chacoalhar a garrafa, afim de acentuar o sabor, e volte a congelar o restante do período. Sirva com gelo, para deixar mais líquido e gelado.

Martini de chocolate com pimenta

Ingredientes
85ml de cachaça
Pimenta do reino a gosto
115ml de licor de chocolate ou licor de cacau

Modo de preparo
Misture a cachaça e o licor escolhido em uma coqueteleira e com pedras de gelo a gosto. Depois, coloque em uma taça e acrescente raspas de chocolate e pimenta do reino moída na hora.

Drink de creme de avelã com cacau

Ingredientes
1 colher sopa de cacau
3 doses de cachaça
2 doses de licor de chocolate
200ml de leite
2 colheres sopa de creme de avelã com cacau

Modo de preparo
Coloque em uma panela o cacau, o creme de avelã com cacau e o leite. Leve ao fogo e mexa até conseguir uma mistura homogênea. Deixe um tempo na geladeira.
Em um pote com tampa cheia de gelo bata metade da cachaça, metade do licor de chocolate e metade da mistura de creme de avelã com cacau até ficar gelado. Sirva em uma taça de martini e repita o processo com o restante dos ingredientes.

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: