IMG-LOGO
Home Gastronomia

Faça uma torta rústica de ratatouille

Francine Moreno - 10/06/2020 10:28

O prato ratatouille, que é um superclássico feito com diversos legumes, ganhou destaque no mundo após o sucesso do filme homônimo, lançado em 2007 pelo diretor Brad Bird. Na história, aspirante a chef Remy ganha pontos com o crítico gastronômico ao fazer a receita francesa, que se assemelha a um guisado de legumes brasileiro e é uma ótimo acompanhamento para os dias mais corridos. Confira abaixo a receita de uma torta que é recheada com ratatouille, prato típico da região da Provença, na França.

Torta rústica de ratatouille

Ingredientes
Massa
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral (105g)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (65g)
1/2 colher (chá) de sal (3g)
3/4 de xícara (chá) de manteiga (105g)
1 ovo médio (65g)

Recheio
1 berinjela grande (620g)
1 abobrinha grande (370g)
1 xícara (chá) de água (240ml)
3 colheres (chá) de sal (18g)
20 tomates cereja (200g)
1 alho-poró médio (100g)
1 pimentão amarelo médio (270g)
1 cebola média (150g)
1 dente de alho grande (6g)
5 ramos de tomilho (10g)
1/2 xícara (chá) de azeite (120ml)
1 colher (sopa) de orégano (2g)

Montagem
Farinha de trigo para polvilhar
1 gema (20g)
1/2 colher (chá) de água (3ml)

Modo de Preparo
Em uma tigela grande, junte as farinhas, o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Acrescente o ovo e trabalhe a massa até que fique homogênea. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.
Pré-aqueça o forno a 220°C. Lave e corte em rodelas finas a berinjela e a abobrinha. Transfira a berinjela para uma tigela com a água e 1/2 colher (chá) de sal e deixe por 15 minutos.
Lave e corte ao meio os tomates cereja. Lave e corte em tiras finas o alho-poró, descartando as folhas. Lave, retire as sementes e corte o pimentão em cubos. Lave, descasque e corte em 4 partes a cebola e o alho. Lave e desgalhe o tomilho.
Retire a berinjela da água e distribua as fatias em uma assadeira grande com a abobrinha, os tomates, o alho poró, o pimentão, a cebola, o alho, o azeite e o restante do sal e tempere com o orégano e o tomilho. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que os legumes fiquem macios.
Retire a massa da geladeira. Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada e, com o auxílio de um rolo, abra a massa em forma de um disco de aproximadamente 27cm, até que fique uniforme e não muito fina. Utilize uma forma de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro. Separe o fundo da forma e coloque a massa aberta por cima, deixando as bordas para fora. Coloque o recheio e dobre as bordas da massa por cima. Misture a gema com a água. Pincele a massa e leve para assar por 50 minutos ou até dourar. Sirva quente.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: