IMG-LOGO
Home Gastronomia

Pratos quentes para aquecer os dias frios

Jéssica Reis - 03/05/2020 00:15

As temperaturas já estão baixando e nada melhor para aquecer o corpo do que poder apreciar pratos quentes. Melhor ainda se eles vierem acompanhados de uma boa taça de vinho ou outra bebida que torna a refeição e o momento ainda mais agradáveis.

As massas e carnes são sempre ótimas opções para apreciar nessa época do ano. Segundo Mário José Ferreira da Silva, gerente geral do Restaurante e Pizzaria San Remo, em Rio Preto, com a chegada das estações mais frias é importante manter o corpo aquecido e bem nutrido. "Uma ótima forma de fazer isso é se alimentar bem com pratos quentes. Isso porque, além de aquecer o corpo, uma refeição saudável contém nutrientes que podem reforçar a imunidade e proteger o organismo contra gripes e resfriados", afirma.

A dica de Silva é o 'Ravioli di Spinaccio in Brodo' recheado com espinafre e acompanhado de caldo com frango desfiado e cheiro-verde. A massa é fresca e feita artesanalmente no próprio restaurante. Para acompanhar, a sugestão de bebida é um bom vinho branco ou tinto. Outra opção para o prato é o caldo com filé-mignon em cubinhos e cheiro-verde, rico em proteínas. "Como é para ser tomado bem quente, é uma ótima pedida para ajudar a espantar o frio", complementa.

A sugestão de Giliarde Azevedo, gerente do restaurante Canecão, em Rio Preto, são pratos que tragam um charme para ser saboreado a dois e que represente o inverno. A sugestão da casa é o filé-mignon grelhado com molho madeira e champignon acompanhado de arroz à peamontese. Para harmonizar, a dica de Azevedo é um vinho tinto Merlot.

Na Cantinella, um dos pratos mais procurados nos dias frios é o 'Filetto tartuffo Nero': filé mignon grelhado ao creme de trufas negras acompanhado de risoto de palmito. A indicação do restaurante é servir o prato quente e sofisticado com o vinho Vina Amalia Gran reserva Carbenet Sauvignon ou o drinque Negroni, preparado com Gim, Campari e Vermute.

 

Filé-mignon grelhado com molho madeira e champignon e arroz à peamontese

Ingredientes

400g de filé-mignon cortados em medalhões e grelhados

500ml de molho madeira

100g de champignon fatiado

Ingredientes para o arroz

300g arroz

50g de bacon

30g de parmesão ralado

50g de champignon

100ml de molho branco

60ml de vinho branco seco

Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo do arroz

Prepare o arroz e reserve. Saltear o bacon e o champignon com vinho, acrescente o molho branco, em seguida acrescente arroz que já preparado. Para finalizar acrescente o parmesão e finalize com o cheiro-verde.

Fonte - Canecão, em Rio Preto. Delivery: (17) 3225-1010

Filé Oswaldo Aranha

Ingredientes

1 kg de filé-mignon limpo cortado
em medalhão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 colheres de sopa de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de azeite de oliva

4 ramos de alecrim

Modo de preparo

Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça uma frigideira, de preferência antiaderente, adicione o azeite, a manteiga e deixe derreter. Adicione os medalhões e sele todos os lados para que a umidade não saia da carne. Adicione o ramo de alecrim. Reserve os medalhões.

Alho Assado

Ingredientes

1 cabeça de alho roxo

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo

Corte a ponta da cabeça de alho. Disponha em uma assadeira ou em um ramequin. Cubra com papel-alumínio. Asse em forno 180ºC (pré-aquecido) por aproximadamente 40 minutos, ou até que o alho esteja macio.

Farofa de Ovos

Ingredientes

1 colheres de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de bacon picado em cubos pequenos

1 cebola picada em cubos pequenos

1 xícara de farinha de mandioca crua

3 ovos misturados

Cheiro-verde a gosto

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo da
farofa de ovos

Em uma panela aqueça a manteiga e ponha os cubos de bacon e cebola, deixe refogar até que elas estejam quase transparentes. Nesse momento inclua os ovos, tempere com sal e pimenta, e cozinhe até ficar com textura de ovos mexidos. Adicione a farinha de mandioca crua e misture bem. Corrija o sal e a pimenta, se necessário, finalize com a cheiro verde após desligar o fogo.

Batata Portuguesa

Ingredientes

2 batatas grandes cortadas
em fatias finas

Sal e pimenta-do-reino

Óleo para fritar

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma frigideira e, quando bem aquecido, frite as rodelas de batata até dourarem. Retire e deixe secar em papel toalha. Tempere com sal e pimenta a gosto.

*Dê sua preferência para montagem do prato.

Fonte - Água Doce Sabores do Brasil. Delivery, (17) 3364-4800

Editorias:
Gastronomia
Compartilhe: