SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
ESPIRITUALIDADE

O poder da oração

Confira alguns benefícios de rezar, que nos acalma e nutre nossa conexão com Deus diariamente

Francine Moreno
Publicado em 24/04/2021 às 22:30Atualizado em 06/06/2021 às 08:35

Coração apertado, ansiedade e cansaço são algumas reações que o corpo tem quando algo não está bem, seja fisicamente ou emocionalmente. Causadas por situações que ocorrem no mundo externo, essas reações acabam provocando ainda mais aflições e angústias. Neste cenário, recorrer à fé é uma forma de alcançar tranquilidade, acalento e esperança de que tudo dará certo, pois na oração encontramos a segurança da proteção e do auxílio de Deus.

Independente das dificuldades, encontrar um horário para se conectar com o Divino e fazer uma oração é importante para acalmar o coração e ter força para seguir em frente. No trabalho, em casa ou no templo religioso, basta fechar os olhos e falar com Deus. Estudos comprovam que a fé dá suporte às atitudes de confiança, superação, aceitação e esperança. Por isso, nunca foi tão importante conversar com Deus, pedir sua proteção, agradecer e pedir perdão pelos erros.

Rodrigo Vieira, fundador da Comunidade Católica União Fraterna, afirma que, mais do que nunca, é preciso orar todos os dias. "A importância em mantermos e nutrirmos uma vida de oração diária é justamente a conexão com Deus. Todos os que estão conectados com Deus têm acesso aos seus cuidados e promessas. Promessas essas de vida abundante (João 10,10)", afirma. Para Rodrigo, é possível utilizarmos a nossa fé para mover a mão de Deus. "Ou seja, cremos que tudo pode ser mudado pela força da oração".

O padre José Eduardo Andreazzi Vitoreti, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, afirma que, refletindo bem e de forma bem objetiva, oração é falar com Deus. "É participar daquilo que Deus realiza em nossas vidas. Porque estou em oração, Deus realiza algo que não realizaria de outra maneira. Ela é o contato íntimo com Deus. Oração também é agir. É agir sobre Deus e por Ele sobre todo o universo. Com certeza, a oração é a mais poderosa forma de relação com o Pai e ela deve procurar tornar-se uma atitude, uma atitude que se prolonga na ação. Nunca a oração pode ser uma fuga. Ela é sempre fonte indispensável de ação."

A oração deve ser continuada, diária, segundo Vitoreti. "O ser humano cansa, desanima e consequentemente deixa de rezar diariamente porque não consegue ou não conseguiu aquilo que pediu. O objetivo da oração não é tanto conseguir o que pedimos, mas como nos tornarmos outros. Há sempre algo que a oração muda. Ela muda o estado do espirito, do coração. Rezar diariamente, simplesmente rezar, rezar muito, rezar sem se cansar, mesmo se não há resposta, mesmo se não há nenhum resultado aparente. Reze, deixe-se moldar por Deus. Rezar diariamente revoluciona uma vida", afirma o padre.

O orador espírita Oceander Veschi afirma que a oração é o momento em que nos ligamos à Força Superior que nos criou, e nos faz refletir sobre as transformações que desejamos que ocorram, em especial, aquelas que competem à nossa mudança interior. "É o reconhecimento de que existe algo que transcende a matéria e que deseja nos beneficiar, mas que precisa de nossa cooperação para que ocorra este nivelamento de emoções. Orar é sentir o aconchego do colo de Deus."

A oração, segundo Veschi, deve ser transformada em um hábito diário de saúde, como tomar banho, escovar os dentes, nos alimentarmos adequadamente e tomarmos uma quantidade correta de água. "Geralmente cuidamos de nossa saúde física com esmero e para cuidarmos de nossa saúde espiritual é imprescindível esse momento em que pausamos os afazeres cotidianos e nos ligamos à higiene e organização mental que a oração é capaz de fazer."

Para Veschi, a mobilização para orar pelos familiares e amigos é muito importante. "Com esta ação, move-se energias de refazimento e estímulo a todos envolvidos. Cria-se um campo mental de elevado teor, estimulando todos a sentir o carinho do cuidado recebido, além do magnetismo de refazimento e reequilíbrio das energias psíquicas. Trata-se de um gesto muito valioso, e que estimula outras pessoas também a fazerem o mesmo, também em suas casas. Faz-nos sentir que pertencemos a uma grande família universal, como foi preconizado por Jesus: 'Quando dois ou mais estiverem reunidos em Meu nome, lá estarei'", afirma.

Oração a Deus Espírito Santo

'Deus Espírito Santo, renova a nossa vida: envia a Tua luz e dá-nos coragem e força. Vem, Espírito Santo. Vem a nós com Teus dons: bondade, mansidão e paciência. Vem, Espírito Santo. Não permitas que o mal nos destrua, mas ajuda-nos a superar o mal pelo bem. Vem, Espírito Santo. Dirige nosso pensamento e nossa ação, ajuda-nos na nossa fraqueza, pois sem Ti nada podemos fazer. Vem, Espírito Santo. Faze-nos boas testemunhas de Cristo e deixa-nos encontrar alegria junto de Ti. Vem, Espírito Santo.'

Fonte: 'O Livro Sagrado das Orações'

Oração nos momentos de angústia

'Meu Senhor, minha alma está perturbada; a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Sei que isso acontece por causa da minha falta de fé, da falta de abandono nas Tuas mãos santas e de não confiar totalmente no Teu poder infinito. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé. Não olhes para a minha miséria e para o meu egocentrismo. Eu sei que estou apavorado porque teimo e insisto, por minha miséria, em ficar contando apenas com as minhas forças humanas miseráveis, com os meus métodos e meus recursos. Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhar somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus.

Sinto-me só, abandonado, e não há quem possa me ajudar, a não ser o Senhor. Abandono-me em Tuas mãos, Senhor, nelas eu coloco as rédeas da minha vida, a direção do meu caminhar e deixo os resultados nas Tuas mãos. Eu creio em Vós, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu sei que o Senhor ressuscitado caminha ao meu lado, mas assim mesmo eu ainda temo, porque não consigo abandonar-me inteiramente em Tuas mãos. Socorre a minha fraqueza, Senhor.'

Fonte: Canção Nova

Oração para libertação

'Pai querido, olha para nós, que estamos cercados por essa dor tão profunda em nossa alma, essa angústia que nos consome dia e noite, assim como olhaste para Teu Filho Jesus pregado na cruz. Que tamanha dor! A mesma que feriu profundamente o coração de Nossa Senhora junto à cruz, mas ali mesmo deste a ela a profunda consolação dos sofrimentos de mãe na morte do Filho. Queremos, hoje, em nosso sofrimento, experimentar essa mesma consolação, essa mesma cura e graça, para que assim nossa alma aquiete e essa angústia seja entregue a Ti e não nos perturbe mais. Senhor, que em Ti encontremos forças para superar nossa dor e que estas feridas sejam, de fato, lavada e santificada no sangue redentor de Cristo, e que o bálsamo do Espírito Santo cicatrize toda essa dor profunda que há em nós. Amém.'

Fonte: Canção Nova

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por