IMG-LOGO
Home Comportamento

Reflexões de psicólogos são reunidas em livro da editora Ponto Z

Francine Moreno - 24/03/2021 21:10

Nomes como Alana Lin, Alexandre Junqueira Zampieri, Cristiane Calvo, Hugo Ramón Barbosa Oddone, José Hiram Sbroggio de Faria, Lúcia Helena Moriel Romero Costa, Maria Aparecida Junqueira Zampieri, Meire Fernanda Pandim Ravazzi e Renata Zanusso se uniram para escrever reflexões sobre as transformações da saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus e o resultado pode ser conferido no livro "Nós no pós-pandemia", publicado pela Editora Ponto Z, que acaba de ser lançado em Rio Preto.

Organizada pelo jornalista José Carlos Pontes, a coletânea reúne textos de 30 psicólogos de Rio Preto e de fora da cidade. Cada autor fez um relato a seu modo, sem regras ou imposições. O resultado é uma análise interessante sobre o psíquico diante da ação da Covid-19. Os textos vão de reflexão sobre experiência própria até análises mais profundas quanto ao futuro, que ainda não se sabe quando e qual será. O prefácio é assinado pelo psicólogo Laerte Bastos Moreno. Em 112 páginas, o leitor poderá refletir sobre a pandemia e sobre como lidar emocionalmente com as mudanças ocorridas neste último ano.

A psicóloga Cristiane Calvo assinou o capítulo "Tempos de Reclusão, Tempo-espaço para a Transformação". "Abordo os desafios que a pandemia e as reflexões nos provocam, no sentido de atualizar nossos relacionamentos, hábitos, valores e modo de vida numa sociedade que já vinha sinalizando sofrimento antes mesmo do advento da doença provocada por um micro-organismo letal, que revolucionou nossas práticas em vários sistemas (família, trabalho, educação, lazer)."

Cristiane sabe que toda crise traz consigo oportunidades e a possibilidade da cura. "Cabe a nós percorrermos o caminho e o sentido de uma vida mais salutar para todos, sem exceção, o que inclui necessariamente o Planeta, um organismo vivo, que busca sua autorregulação. Enfim, a tragédia da Covid-19 deu voz à solidão, à doença e à marca de 300 mil mortes no Brasil, mostrando-nos um sistema que prioriza a economia em detrimento de vidas, sem considerar as necessidades dos mais vulneráveis em nossa sociedade."

Para a especialista, é preciso a construção de um mundo socialmente mais humano e saudável, em que se faz necessário o regate da humanidade e a cultura do acolhimento e do cuidado de si e do outro. "Por tal motivo, o uso da máscara, a solidariedade e o isolamento social ainda se mostram como atos revolucionários em nosso meio", afirma Cristiane.

A psicóloga e coach Renata Zanusso aborda a imprevisibilidade da vida no livro, sobre aquilo que acontece independente da vontade das pessoas, mas que oferece, não só a oportunidade de aprendizado e evolução, como superação de limites e construção de novos referenciais. "Não escolhemos o que acontece em nossas vidas, mas certamente podemos escolher como enfrentar essas situações e construir referenciais internos mais saudáveis."

Maria Aparecida Junqueira Zampieri afirma que o livro traz visões variadas a respeito da pandemia. A especialista explica que o livro é uma publicação para ler em momentos de abatimento e tristeza. Seu texto, em especial, faz uma reflexão sobre os traumas transgeracionais, que são aqueles transmitidos entre gerações. Segundo ela, é preciso conversar com os filhos e netos sobre estas questões. O diálogo, neste cenário, pode ser uma fator de proteção e condução de uma perspectiva positiva e esperançosa por dias melhores.

Alexandre Junqueira Zampieri afirma que é preciso extrair o melhor da pandemia, como o uso da tecnologia para se comunicar, para trabalhar home office, os cuidados redobrados com a higiene e a valorização das relações humanas. "E, quando tudo passar e, pudermos estar perto de novo, estarmos junto para sentir o abraço, o aperto de mão." No livro, em especial, ele abordou o fato da pandemia estar afetando a vida sexual dos brasileiros. "Numa pesquisa recente, vimos alterações na rotina sexual dos brasileiros. Por isto, é preciso refletir também sobre a vida sexual. Será que haverá repercussões efetivas no pós-pandemia? Vamos ter de aguardar para saber", observa.

Devido à pandemia e ao lockdown em Rio Perto, não haverá lançamento do livro "Nós no pós-pandemia". Os interessados em adquirir a obra, que custa R$ 30, podem entrar em contato com a editora pelo e-mail [email protected] ou telefone (17) 99230-0006. Os autores também têm exemplares disponíveis.

 

Editorias:
Comportamento
Compartilhe: