IMG-LOGO
Home MaraPita

Durma enquanto os outros dormem

Núcleo Digital - 03/08/2020 10:40

A qualidade e a quantidade de sono, assim como a boa nutrição e a atividade física, contribuem de forma essencial para a saúde, o bem-estar e a performance dos indivíduos. A qualidade do sono é um grande indicativo de saúde mental, sendo comum o surgimento da insônia em contextos de ansiedade e de episódios depressivos, por exemplo.

A privação do sono interfere na concentração das atividades, na percepção e na aprendizagem, prejudica a memória, altera o humor e o comportamento. Pessoas com insônia experimentam prejuízos no funcionamento diurno, levando, às vezes, a estresse em sua vida pessoal e trabalho. O organismo necessita do sono para descansar o corpo mas também para que diversos processos metabólicos aconteçam enquanto estamos dormindo.

É importante avaliar o próprio ritmo de vida, e verificar como o sono ou a falta dele têm impactado a sua saúde. É possível que a sua rotina tenha sido alterada nesse período de quarentena e consequentemente a qualidade do sono também.

Enfim, não se cobre tanto. Entenda que o sono é uma necessidade fisiológica e responde ao ritmo que seu organismo está submetido. Permita-se dormir e cuidar do seu sono! Cuidar do sono também é cuidar da saúde mental. E cuidar de você e da sua saúde é essencial para o seu bem-estar!

 

Por Mara Pita

Psicóloga Terapia Cognitivo Comportamental e Coach MBA em Gestão de Pessoas

CRP: 04/35.171

Editorias:
MaraPita
Compartilhe: