IMG-LOGO
Home Decoração

Inspiração e um pouco de criatividade para mudar a decoração

Jessica Reis - 04/07/2020 00:13

O que não faltam são referências para inspirar a decoração de uma casa. Programas de TV, sites especializados, revistas e redes sociais são algumas das opções. Apesar de tanta informação, tudo parece caro e fora do alcance das pessoas. Por isso, a revista Vida&Arte traz algumas dicas de arquitetos sobre como decorar ou redecorar ambientes gastando pouco ou até sem gastar nada.

Uma boa alternativa nesse momento de incertezas é aproveitar, por exemplo, as liquidações e preços mais baixos. "Eu sempre digo que em momentos de crise podemos ver oportunidades como, por exemplo, a quantidade de lojas que estão com preço bacana, fazendo promoção e vendendo produtos de qualidade a preço praticamente de custo. Pra quem tem um dinheiro guardado, é uma ótima época para fazer esses tipos de investimento", ensina a arquiteta Stephanie Guidotti, de Rio Preto.

É possível ainda dar uma repaginada na sala trocando as capas das almofadas, segundo Stephanie. "Outra dica bacana que faz toda a diferença é mudar as peças, quadros e até mesmo móveis de lugar na sua casa. Essa mudança, além de nos proporcionar o bem-estar e a economia, também ajuda a fluir as energias do local.

Segundo o arquiteto Matheus Oliveira, do Studio Emme Interiores Design, existem várias formas de repaginar um ambiente com pequenas alterações, como um vaso de plantas, um porta-retratos, uma estátua, entre outros. "Uma coisa que fica muito legal e barata para fazer são prateleiras, elas auxiliam em pequenos espaços e você consegue distribuir livros e outros objetos que já têm em casa. Não precisa ter medo de ousar nesses momentos, é só manter a proporção na decoração e colocar objetos que tenham significado para você", explica. O arquiteto alerta para não exagerar e deixar o ambiente carregado demais.

Oliveira ainda diz que existem alguns móveis coringas que podem ajudar a mudar a cara dos ambientes como os móveis multifuncionais: pufes, cômodas e bancos. Além disso, é possível reaproveitar o que já tem em casa. "Não tem nada que uma lixa e uma boa pintura não resolva", brinca. Segundo o arquiteto é possível transformar um móvel que não goste mais ou que não esteja em perfeitas condições apenas com uma lixa e um spray ou tinta própria para madeira.

Soluções de baixo custo na prática

A indicação do arquiteto Matheus Oliveira é a tinta, isso mesmo. "Com ela conseguimos fazer detalhes nas paredes que estão em alta como as faixas geométricas. Esse tipo de pintura também se encaixa no DIY (faça você mesmo), com uma trena e fita crepe você consegue fazer as demarcações na parede e se jogar na criatividade, no YouTube tem vários vídeos ensinando e mostrando exemplos."

Outra solução apontada pelo arquiteto é garimpar móveis, em lojas de móveis usados, antiquários e outlets. "Você encontra móveis muito legais e diferentes com um preço ótimo, só não pode ter medo de procurar, porque tem muitas coisas legais e diferentes por aí que se encaixam no orçamento", diz Oliveira.

A dica da arquiteta Stephanie é apostar em livros de capa dura, que podem ser encontrados em sebos da cidade. "Os livros estão super em alta na decoração e pode ser colocado em nichos, estantes, mesas de centro, mesas laterais. Os arranjos florais também são peças coringas na decoração. Flores, suculentas e folhagens podem ser encontradas até em supermercados", ensina. Para o vaso, use e abuse da criatividade. "Desde uma garrafa de licor, jarros, potes, recipientes de vidros… Além de alegrar sua casa, é uma ótima pedida para relaxar a mente."

Ficou com vontade de mudar? Aproveite as dicas dos arquitetos e confira algumas sugestões de peças encontradas em lojas online para repaginar a decoração da sua casa ou apartamento.

 

Faça você mesmo: Luminária com vidros de palmito

Materiais

1 soquete simples de rosquear
(pode ser de plástico)

1 vidro de palmito grande

Como fazer

Tire a medida do diâmetro do soquete para encaixar na tampa do vidro. Depois faça um furo com a serra copo ou com furadeira. Com o furo feito, encaixe o soquete na tampa e, se quiser, pinte ele para dar um acabamento melhor. Depois que secar, rosqueie no soquete a lâmpada de sua preferência, feche o vidro. "Ele dá um aspecto superbonito e ninguém nunca vai descobrir que ele já foi um vidro de palmito", diz o arquiteto Matheus Oliveira.

Editorias:
Decoração
Compartilhe: