IMG-LOGO
Home Ambientes

Imagem, som e conforto: como ter uma sala de cinema em casa

Jessica Reis - 06/06/2020 00:15

Num mundo cada vez mais conectado e com tantas opções de plataformas de streaming para ver filmes em alta definição (HD ou 4K) em casa, a procura por equipamentos de áudio e vídeo só aumenta. Aparelhos de televisão de última geração e home theater com som profissional são algumas das opções tecnológicas para montar uma sala de cinema em casa.

Seja para maratonar uma série ou ver um filme, alguns detalhes devem ser levados em consideração para você conseguir relaxar e curtir como, a distância mínima entre o sofá e a tela, o sofá correto e a posição da TV. "Para ter uma boa sala de cinema, você precisa ter três coisas: uma boa imagem, um bom som e conforto. Para isso você deve ter um bom projetor ou uma boa televisão e um sistema de som, além de um sofá ou poltronas confortáveis e iluminação adequada. Não esqueça do condicionador de energia para proteger seus equipamentos", recomenda a arquiteta Isabella Nalon.

Ainda segundo a arquiteta, o ideal é ter no mínimo três metros de distância entre o sofá e a tela da TV. Caso não seja possível, basta fazer um cálculo: medida da diagonal da tela multiplicada por três, assim você encontrará a distância ideal. "Espaços menores pedem televisores menores. Quanto maior a sala e a distância, maior a sua tela."

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura, explicam que o ideal é quando sentado seja possível ver o aparelho de TV centralizado na altura dos olhos. "O olhar deve estar no meio da televisão e é bem simples. Se a televisão estiver fixada na parede, é só você mudar a altura do suporte. Em relação à distância da TV, algumas marcas têm quadrinhos/instruções que ajudam no distanciamento ideal. Mas é muito importante que seja centralizada, e sempre dependendo do seu tamanho, é claro, instalar entre 60 a 70 cm do piso até a base. É uma forma do olhar de quem está sentado ser direcionado ao meio da tela", diz Renato Andrade.

Já em relação aos móveis, o mais importante, sem dúvida, é o sofá. E a arquiteta Erika Mello dá algumas dicas para deixá-lo mais agradável: "Se o sofá não for muito confortável, o que pode ser feito é trabalhar com os chales ou uma manta mais fofinha, que já tenha em casa. É só dar uma arrumadinha junto das almofadas. É bem interessante poder esticar o pé na frente do sofá, por isso, o ideal é ter pufes, e sempre tem uns bem baratinhos para serem comprados. E ainda tem a possibilidade de usar banquetas com almofadas em cima."

Os arquitetos Renato e Erika também recomendam ter um tapete bacana, que pode deixar o espaço ainda mais confortável. Uma das alternativas é utilizar a peça com várias almofadas no chão. "Uma mesinha lateral também é um recurso interessante, porque a gente consegue apoiar pipoca ou refrigerante, organizando tudo perto de você", ensinam.

 

Dicas para deixar o espaço confortável

Quanto maior a TV, maior a distância. A distância média é de três metros entre o sofá e a TV

Quanto à altura, o home theater deve ficar alinhado aos olhos de um adulto sentado no sofá — o que seria algo em torno de 1,2 metro do chão

Os sofás para home theater podem ser macios e, também, mais largos para que o usuário "se jogue". Existem diversos modelos, como os que possuem sistema de inclinação de encosto, extensão do assento, modulados e até aqueles bem macios

Aposte em almofadas fofas, de diversos tamanhos e com tecidos leves e macios

Se couber em sua sala, escolha uma mesa de centro ou de canto para acomodar copos e tudo que for necessário para sua sessão cinema

Use tapetes macios, como de pelagem alta e felpuda, por exemplo.

Fonte - Patrícia Hagobian, designer de interiores

Equipamentos para montar uma sala de cinema

Editorias:
Ambientes
Compartilhe: