IMG-LOGO
Home Casa

Como deixar a cozinha mais sofisticada com tons escuros

Núcleo Digital - 29/05/2021 11:36

Sinônimo de sofisticação e modernidade, os tons escuros trazem um universo imenso de combinações para o ambiente. Considerados curinga para todas as ocasiões, vão bem com praticamente qualquer outra cor ou textura. Utilizar colorações como o preto ou cinza em bancadas, armários, pisos ou paredes exige um planejamento todo especial de iluminação, para que o espaço se destaque e seja aconchegante.

A cozinha por si só já é um espaço que demanda muita atenção e ideias que saiam do comum podem conferir mais personalidade ao ambiente. Principalmente quando o espaço é integrado à sala de estar, permitindo uma maior socialização, o que faz dele o local ideal para investir nos elegantes tons escuros. Se o desejado é um estilo monocromático que não pese, aposte em combinações minimalistas com linhas retas e texturas diferentes.

A Todeschini convidou Juliana Junqueira e Ana Beatriz Franceschi, arquitetas do Mora Studio (@mora.studio), para dar dicas sobre as melhores maneiras de utilizar colorações sóbrias na cozinha sem medo de errar.

Segundo a arquiteta Juliana Junqueira, antes de projetar uma cozinha escura é preciso ter em mente o principal objetivo. É preciso se perguntar qual o efeito esperado. “Trazer elegância e sofisticação, modernidade ou minimalismo ao ambiente? Ou destacar a iluminação? Essa resposta vai delinear o projeto”, afirma. Destaca, ainda, que é preciso pensar na harmonia entre as cores escuras e o ambiente do entorno.

Inove na iluminação

Aliás, a atenção à iluminação é um dos fatores determinantes para o sucesso de projetos em tons mais escuros. Para aproveitar bem a elegância que o material oferece, é essencial pensar em um bom projeto luminotécnico, já que o ambiente precisará de mais luz do que uma cozinha toda branca. “Opte por diferentes acendimentos individuais e por opções para ligar apenas a luminária desejada ou todas juntas. Atente-se às áreas de trabalho, aquelas que exigem uma iluminação boa para cozinhar e realizar os preparos. Esses locais devem ter iluminação direta”, diz Ana Beatriz.

Outra dica é posicionar perfis ou fitas de LED abaixo dos armários elevados para iluminar bem a bancada e destacar a decoração do ambiente. É possível também trabalhar com pendentes acima do balcão de refeição, além de spots no teto para iluminar o ambiente mais uniformemente. “Existe também a possibilidade de colocar iluminação dentro dos armários, dessa forma, quando você abrir a porta a luz acende automaticamente, ajudando bastante a visualizar o conteúdo interno”, lembra.

 

Utilize tons escuros em mais de um local

“Não é necessariamente preciso utilizar tons e cores diferentes em armários e bancadas”, afirma Ana Beatriz. Segundo ela, o monocromático está cada vez mais tomando força na tendência atual do design de interiores. Além disso, é extremamente elegante e atemporal. “Uma bancada em preto marmorizado, como o da Todeschini, dá um ar sofisticado junto a um armário com as portas no mesmo tom de preto e com puxadores invisíveis”, destaca. Também é possível trabalhar “ton sur ton“ variando a intensidade da cor. Por exemplo, bancada preta com armários na cor cinza escuro ou, até mesmo, trabalhar com a pedra na mesma tonalidade e armário com acabamento amadeirado.

Abuse das combinações

As arquitetas também indicam investir em diferentes texturas para decorar cozinhas escuras. Dessa forma os objetos ficam evidenciados, mesmo sendo da mesma tonalidade ou de cores semelhantes. Por exemplo, posicionando um porta-colher de madeira ebanizada na frente de uma parede revestida em mármore é possível distinguir os objetos pela diferença de texturas.

As cozinhas decoradas em preto são sinônimo de alto padrão e luxo. Quando bater a dúvida, considere combinações que incluam madeira ou cores prateadas. Elas são as mais comuns e dificilmente darão errado.

 

Crie uma sensação de amplitude

Cores escuras costumam dar a impressão de que o ambiente é menor. No entanto, se sua cozinha for estreita e mesmo assim você quiser investir nessas tonalidades, opte por objetos decorativos para não poluir o espaço. É importante também deixar umas pitadas de branco, como o piso e algumas paredes. “Utilizar a mesma cor nas bancadas e armários causa a sensação de amplitude no ambiente. Opte por um visual mais homogêneo caso queira que o ambiente aparente maior. Já no teto, trabalhe com cores claras caso queira contrapor a tonalidade da cozinha e expandir o espaço”, completa Juliana.

Aproveite e decore o ambiente com objetos que demandem destaque

Dependendo do intuito desejado, é possível trabalhar de várias maneiras, destacam as arquitetas. Para trazer mais aconchego para o ambiente, opte por itens com acabamento amadeirado e tons terrosos. Caso queira criar contrastes e deixar o ambiente mais descontraído, invista em objetos com cores vibrantes e saturadas. Já para manter um visual equilibrado, é possível trabalhar com o mesmo tom escuro utilizado nas superfícies na decoração.

Editorias:
Casa
Compartilhe: