SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2021
Prevenção

A Epidemia Oculta

Dr. Julio PalazzoPublicado em 06/04/2021 às 15:00Atualizado há 01/09/2021 às 16:59

O Brasil é um dos países com maior índice de pessoas com ansiedade no mundo e o primeiro em prevalência de depressão na América Latina. Diante do cenário da pandemia e lockdown, preocupamo-nos, também, com uma epidemia paralela que afeta a saúde mental, com o aumento dos sintomas psíquicos.

Em âmbito global, a depressão é a principal causa de incapacidade entre as doenças, enumerando-se entre seus sintomas a ansiedade, perda de interesse, falta de concentração, sensação de cansaço, distúrbios do sono, de apetite, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, e tem como precursor um hormônio chamado serotonina, produzido 95% no sistema gastrointestinal, com ênfase no pâncreas, sendo-o, também, liberado com os grânulos de insulina, mediante a estimulação de glicose.

O hormônio serotonina inclui nas suas atribuições uma intervenção positiva nas glândulas suprarrenais, estas responsáveis pela produção dos hormônios do estresse e da Adrenalina (em excesso pode gerar sintomas de pânico) e da Dopamina (conhecida como molécula da motivação), sendo os principais hormônios afetados neste momento que estamos vivendo.

As barreiras ao tratamento médico podem variar entre o diagnóstico incorreto, o estigma social que atinge os portadores desses distúrbios e a falta de conhecimento sobre a origem e formas de tratamento.

O médico nutrólogo sabendo da gravidade dessa doença e da importância de tratar esses problemas, baseado em exames bioquímicos, como a dosagem da serotonina, dopamina, entre outros hormônios, consegue identificar estas alterações e, assim, tratar os pacientes com reposições individualizadas caso a caso.

A busca do equilíbrio emocional neste período tão conturbado que estamos vivendo é, sem dúvida, o grande desafio, e a medicina estará sempre ao nosso lado.

Serviço:Dr. Júlio Palazzo de MelloMédico Nutrólogo – CRM PR 16.401 / CRM SP 83.054

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por