IMG-LOGO
Home VidaeArte

Cirurgia Robótica auxilia médicos no combate a doenças urológicas

Núcleo Digital - 07/11/2020 08:00

Com o avanço da tecnologia na medicina, hoje podemos desfrutar de inúmeros e diferentes métodos cirúrgicos. A cirurgia robótica é uma delas. Contando com a assistência de um robô, ela foi criada para dar o maior número de benefícios possíveis para o paciente no pós-operatório e facilitar sua recuperação.

A cirurgia robótica com o Sistema Cirúrgico Da Vinci foi criada pela Intuitive Surgical, empresa-chave e líder no processo tecnológico de operações minimamente invasivas no mundo. Aprovada em meados dos anos 2000, a técnica logo foi popularizada nos Estados Unidos e Europa, chegando ao Brasil há cerca de 12 anos e tornando-se um sucesso instantâneo no combate ao câncer de próstata.

O urologista Glauco Melo, médico formado pela FAMERP e com Pós-Graduação em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio-Libanês, diz que mesmo com a máquina possuindo os aparelhos “em mãos”, o procedimento é 100% realizado pelo profissional:

“Quando falamos neste tipo de cirurgia, muitos pacientes imaginam que simplesmente programamos um robô que realiza o tratamento cirúrgico de modo autônomo. Na verdade, o robô é quem segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera, mas é o cirurgião quem controla os equipamentos e opera o paciente.”

O Dr., que é licenciado como Cirurgião Robótico do Sistema Da Vinci com Certificação pela Intuitive em Atlanta, nos Estados Unidos, detalha que o conceito moderno não traz apenas benefícios para o paciente, mas também serve para deixar o doutor mais confiante no momento da realização de seu trabalho.

“O médico fica dentro da sala cirúrgica e comanda o robô, que reproduz os movimentos de suas mãos, garantindo uma ampla liberdade e precisão de movimento. Além disso, a câmera, que permite visão 3D e ampliada dos órgãos a serem operados, também é controlada pelo cirurgião, o que garante um posicionamento sempre adequado. A máquina permite que ele possa ver os pontos que serão trabalhados em alta definição e realizar movimentos delicados e precisos, tornando a cirurgia mais eficiente.”


Já que falamos dos benefícios da Cirurgia Robótica para o profissional da saúde, está na hora de revelarmos as vantagens que os pacientes possuem com a escolha desse método de acordo com o Dr. Glauco Melo:


- Sangramento reduzido durante e após o procedimento;

- Encurtamento do tempo de internação;

- Redução da dor no pós-operatório;

- Tempo de repouso menor;

- Cicatrizes imperceptíveis na maioria dos casos;

- Risco de infecção drasticamente reduzido;

- Melhores resultados clínicos após a cirurgia;


Serviço:

Dr. Glauco Melo – Urologista – CRM - SP 121235

Duo Clínica Rio Preto

Editorias:
VidaeArte
Compartilhe: