IMG-LOGO
Home VidaeArte

Setembro: Mês da prevenção ao suicídio

Núcleo Digital - 04/09/2020 15:16

Suicídio, palavra forte que em tempos passados era falado de forma velada, porém com a mudança de comportamento e a evolução da mídia, o tema se tornou mais evidente, e neste mês de setembro, conhecido como setembro amarelo, o movimento a fim de se identificar pessoas que possam passar por momentos onde se pensa em tirar a própria vida, ficou em primeiro plano. A busca médica para se entender como fisiologicamente podem acontecer estes pensamentos, nos leva a estudar desde a genética, onde a ocorrência de uma alteração num gene para o receptor 5-HT2A, duplica o risco do suicídio e, após este estudo, ficou bem mais evidente que a serotonina é o neurotransmissor mais importante na prevenção.

A Serotonina tem a sua produção no intestino em 95%, e mais recentemente publicado, a sua produção também é realizada pelas células ß do pâncreas, e liberada com a insulina mediante o estímulo de glicose. Isto levou a identificar que pessoas que apresentam o quadro de hipoglicemias podem desencadear a síndrome do pânico e, em casos mais drásticos, o suicídio, que não é incomum se ouvir dizer que a pessoa teve um surto e cometeu o suicídio. É aí que temos que agir, antecipando este momento.

O tratamento psicológico associado à medicação adequada reduz drasticamente os índices de suicídio, mas na nutrologia aderimos ao tratamento baseado nos exames bioquímicos, dosando pelo sangue a serotonina a fim de se buscar o melhor para o paciente.

Muitas vezes as pessoas com pensamentos suicidas não a manifestam em meio aos familiares, porém exames de rotina podem identificar bioquimicamente estas alterações hormonais, que poderiam culminar num plano fatal.

Neste mês de setembro, temos que ficar atentos a qualquer sinal de mudanças no humor, no comportamento mais introvertido e, acima de tudo, neste momento de isolamento social pela pandemia, qualquer traço de mudança deve ser tratado.

SAÚDE A TODOS!

 

Por Júlio Palazzo de Melo

Médico Nutrólogo - CRM PR 16.401 | CRM SP 83.054

 

Editorias:
VidaeArte
Compartilhe: