SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2021
BRASIL

Viagem de trem

Projeto turístico vai transportar passageiros entre Itu e Salto, no interior de São Paulo, a partir de dezembro

Francine MorenoPublicado em 21/11/2020 às 21:47Atualizado há 06/06/2021 às 16:53

Itu, cidade localizada a cerca de 380 quilômetros de Rio Preto, acaba de ganhar uma nova atração turística. O destino, conhecido também como Cidade do Exagero, onde tudo é grande demais, agora abriga uma composição do Trem Republicano. Além de tirar fotos no orelhão gigante da Praça Padre Miguel, o turista irá fazer um passeio de trem pela região, que tem uma importante relevância histórica, identificável no belo conjunto arquitetônico.

A primeira composição do Trem Republicano chegou na última semana na cidade de Itu. Após serem transportados por mais de 500 quilômetros pela BR-116, uma locomotiva e um vagão foram descarregados na Estação Ferroviária de Itu, que receberá ainda mais uma locomotiva e dois vagões até o final do ano.

Com 15 anos de história, o projeto turístico do Trem Republicano passa a operar oficialmente na segunda quinzena de dezembro no Estado de São Paulo. A nova rota, que terá aproximadamente oito quilômetros, vai transportar 132 passageiros em cada viagem e prevê ainda espaço para pets. A Serra Verde Express, concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, também comandará o serviço no interior de São Paulo.

A empresa será responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros. A Serra Verde Express também conhecida por comandar o Expresso Classique, que é um passeio de trem em Curitiba com jantar temático em vagão de luxo.

O ponto de partida do Trem Turístico em Itu será a Estação Ferroviária, que está localizada na Praça Dr. Gaspar Ricardo, no bairro Liberdade. O espaço foi inteiramente restaurado para receber os passageiros e operar o serviço. O imóvel sedia a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e funciona ainda como central de informações turísticas.

O local, segundo a Serra Verde, foi escolhido por contar com uma oficina para a manutenção dos trens. A estação ferroviária em Salto, escolhida como destino final, também foi restaurada e está pronta para receber os turistas. A atração é considerada uma das apostas para a retomada da economia regional no período de pós-pandemia e conta com um projeto arquitetônico arrojado, moderno e aconchegante, com arquitetura dos vagões assinada pela arquiteta Lucille Amaral.

Um tour pela Cidade dos Exageros

Em Itu, o turista ainda tem atrativos na área rural, que também mostra muito sobre o passado de Itu, com fazendas de café dos séculos 18 e 19. Uma agradável passeio para fazer em família é visitar a Fazenda do Chocolate. Por lá, o turista conhece um pouco mais sobre a história do Brasil colonial por meio da arquitetura preservada e ainda descobre detalhes sobre a origem do cacau.

Aberta todos os dias, das 8h45 às 17h30, e com entrada e estacionamento gratuitos, a Fazenda do Chocolate conta com diversas atrações que leva o turista ao passado e à vida no campo. Nos finais semana, o espaço funciona com estrutura completa de passeios, restaurante servindo uma deliciosa comida caipira, cafeteria oferecendo café torrado e moído na hora, passeio a cavalo, e claro, chocolate. No local, os visitantes ainda tem contato com vários animais mansos. Informações: www.fazendadochocolate.com.br .

Falando em história, o turista que vai em Itu deve ir saborear a comida do centenário restaurante Steiner (ou Bar do Alemão). Com 115 anos de fundação, o estabelecimento está localizado no Centro de Itu, é dos restaurantes mais importantes do país e tem um cardápio variado com diferentes pratos à la carte. No entanto, o mais famoso é o filé a parmegiana. Além da iguaria, o cardápio conta ainda com opções de massas, carnes e também drinques, cervejas diversas e sobremesas.

Na cidade dos exageros, o turista ainda se depara com um jogo de xadrez gigante. Além dos objetos imensos, a cidade conta com outras atrações turísticas como a Igreja Matriz e o Museu da Energia, que está instalado em um sobrado construído em 1847 e localizado em pleno centro histórico da cidade. Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX. A exposição abrange mais de cem anos de história.

Localizada junto ao Centro de Lazer Franco Montoro, na Vila Padre Bento, a Praça dos Exageros também é um lugar que merece ser visitado em Itu. Depois de passar por uma reforma durante a pandemia, o parque temático, que celebra a fama de que em Itu tudo é grande, conta com fonte interativa, brinquedos, infraestrutura de arquibancada e palco coberto.

A expectativa é de que o Trem Republicano passe a operar em dezembro (Divulgação)
A expectativa é de que o Trem Republicano passe a operar em dezembro (Divulgação)
O 'Orelhão de Itu', na praça Padre Miguel, atrai a curiosidade de turistas (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por