Um Verdadeiro Jardim

BRASIL

Um Verdadeiro Jardim

Conheça um paraíso no Mato Grosso do Sul, onde turismo e preservação caminham juntos


A Lagoa Misteriosa, com peixes coloridos, muito verde e as águas azuis, é ideal para a prática de flutuação e mergulho
A Lagoa Misteriosa, com peixes coloridos, muito verde e as águas azuis, é ideal para a prática de flutuação e mergulho - Flávio André/MTur/Divulgação

Jardim, que é um dos destinos turísticos nacionais mais explorado por estrangeiros do que por brasileiros, deve entrar na sua lista de viagens dos sonhos após a pandemia do coronavírus por inúmeros atrativos. Localizada a 239 quilômetros de Campo Grande e a 70 quilômetros de Bonito, a cidade chama atenção por conta das suas belezas naturais. Para chegar lá, o indicado é pegar um voo de São Paulo até Campo Grande e, de lá, solicitar um transfer até Jardim. A viagem, apesar de longa, vale a pena.

Não é para menos, os atributos da cidade do Mato Grosso do Sul são de deixar turista de queixo caído. Desde o passeio mais simples até os mais surreais, o lugar merece ser explorado devido à rara beleza natural de rios cristalinos, cachoeiras, grutas, matas, fauna e flora. O lugar tem áreas naturais paradisíacas, onde é possível fazer mergulho. O lugar é indicado para quem deseja um longo encontro com a natureza e também para quem tem pouco tempo para viajar.

A cidade reúne atrativos turísticos ecológicos que podem ser visitados em apenas um dia. É possível praticar esportes radicais como rapel, mergulho, rafting e arvorismo. Os passeios devem ser feitos por guia/agência especializada, por razões de segurança. Uma outra opção de passeio é o Buraco das Araras, atrativo conhecido por abriga uma enorme quantidade de araras-vermelhas, além de aves de outras espécies. O turista também pode degustar um almoço tipicamente sul-mato-grossense com pratos preparados em panelas de ferro no fogão a lenha.

O banho na Lagoa Misteriosa, por exemplo, foi destaque internacional. No ano passado, o passeio foi indicado, ao lado da flutuação no Rio da Prata e da trilha com cachoeira na Estância Mimosa, em Bonito e Bodoquena, ao prêmio de sustentabilidade do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que destaca empresas que lideram negócios sustentáveis no ramo de viagens no mundo todo, proporcionando o desenvolvimento econômico local e da atividade turística. Eles concorreram com atrativos das Filipinas e do Caribe.

De acordo com o Ministério do Turismo, até antes da pandemia, a Lagoa Misteriosa oferecia passeio de flutuação para iniciantes e mergulho com cilindro para os mais experientes. A lagoa tem águas cristalinas e é formada por uma dolina de 75 metros de profundidade de descida até o espelho d'água. O local comporta até 10 turistas por mergulho. A 8 metros de profundidade formam-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 220 metros de profundidade. A luz do sol sobre o abismo de águas transparentes atinge 40 metros de profundidade e transforma a Lagoa Misteriosa em um ambiente paradisíaco.