As ruínas de várias cidades do mundo causam fascínio e despertam interesse em muitos viajantes. E quando se fala nestas descobertas feitas por arqueólogos e historiadores, as pessoas sempre lembram de destinos internacionais, como Turquia, Itália, Grécia, Egito, Jordânia, Guatemala e Peru. No entanto, o Brasil também têm, agora, um destino requalificado e aberto para o turismo no Nordeste.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu as obras de requalificação das ruínas da Igreja de São Bento, em Maragogi, em Alagoas. Registrado como sítio arqueológico pelo Iphan por sua monumentalidade e rica variedade de artefatos arqueológicos preservados, o local foi entregue à população no último dia 11, com a celebração de uma missa ao alvorecer.
O que se vê é uma paisagem de tirar o fôlego, marcada pela combinação das ruínas com a natureza do entorno. O ocre das pedras centenárias contrasta com o azul turquesa do mar ao fundo. O resultado é uma experiência inesquecível: um verdadeiro mergulho pela história, à beira do mar de cores vibrantes da chamada Costa dos Corais.
Construída no século XVII, a igreja é um testemunho histórico da ocupação religiosa em território alagoano no período colonial. A edificação entrou em processo de arruinamento na década de 1970. Ainda assim, de lá pra cá tornou-se ponto turístico da região e atrai visitantes pela combinação das belezas naturais com as memórias afetivas da comunidade local. O Iphan registrou o bem como sítio arqueológico não apenas por sua monumentalidade, mas também pela rica variedade de artefatos arqueológicos preservados no local.
O local recebeu R$ 585 mil em investimento, que resultou no escoramento estrutural da edificação, a limpeza do monumento, bem como a implantação de infraestrutura de acessibilidade. As intervenções, que tiveram início em janeiro e terminaram em outubro deste ano, garantiram melhorias para os moradores da região, que até hoje realizam cerimônias religiosas no local.
Investimentos no Patrimônio Cultural
A obra em Maragogi é mais uma de uma série de intervenções promovidas em Alagoas, que inclui ainda a restauração da Casa de Jorge de Lima, em União dos Palmares, e da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Marechal Deodoro. Outras obras no Estado também vêm sendo realizadas com investimentos do Iphan, como a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo, em Penedo, as requalificações do Largo da Igreja Matriz e do Largo da Igreja do Bonfim, em Marechal Deodoro, e a restauração da igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, em Maceió.
Conheça outras atrações de Maragogi.