Um passeio pelo design

Dinamarca

Um passeio pelo design

Designer, em busca de inspiração para o seu próprio trabalho ou amante deste universo, deve visitar Copenhague


Copenhague é um dos lugares mais bonitos 
do mundo
Copenhague é um dos lugares mais bonitos do mundo - Pixabay/Divulgação

Na última edição da revista Bem-Estar, o rio-pretense Beto Cocenza, que realiza o BOOMSPDESIGN, fórum internacional de arquitetura, design e arte, afirmou que os apaixonados por este universo, após a pandemia do coronavírus, devem visitar Nova York e Miami, nos Estados Unidos, e Basel, na Suíça. Nesta edição, ele lista mais um destino que deve entrar no roteiro de viagem. Trata-se de Copenhague, a capital da Dinamarca.

A cidade é um verdadeiro convite para quem quer respirar arte e cultura. É lá que está instalada a estátua da Pequena Sereia, que é uma homenagem ao contador de histórias dinamarquês Hans Christian Andersen. O local é um ponto turístico muito popular desde que foi criado, há quase 100 anos. A escultura pequena de bronze está localizada em uma rocha à beira do mar, no passeio marítimo de Langelinie.

Beto Cocenza conta que Copenhague é sinônimo de design. Ao caminhar pelas ruas, o turista vê desde design bem antigo, que é preservado em lojas de arquitetura, até móveis contemporâneos e modernos. "Tudo eles desenham. É impressionante." Em 1987, o rio-pretense conta que visitou a Illums Bolighus, uma loja de três andares na cidade e pirou com o tanto design para casa, como palito de fósforo, guardanapo, lustre, cadeira, vaso e luminárias. "Foi aí que comecei a despertar muito o meu olhar para isto."

A Dinamarca, que está na lista dos lugares que oferecem melhor qualidade de vida do mundo aos seus moradores, também representa uma das monarquias mais antigas e tradicionais do mundo. Como todo país que tem uma Família Real, não faltam palácios e castelos para se conhecer. É uma herança muito bacana de ser explorada em uma viagem pelo país.

O viajante também tem muitos museus para visitar. Designmuseum Denmark, que reúne obras de famosos designers dinamarqueses como Arne Jacobsen, Jacob Jensen e Kaare Klint, merecem uma parada. Beto Cocenza ainda sugere que o turista visite o hotel SAS, no Centro da cidade, que foi projetado por Arne Jacobsen e concluído em 1961. É o edifício mais conhecido e criado no período clássico do design dinamarquês.

Outro ponto para tirar belas fotos parque temático Tivoli Gardens. Coberto pelo charme de seus jardins exóticos, brinquedos clássicos, museus e castelos, o local é uma atração indispensável para quem visita Copenhague.

Uma região portuária, que está sendo toda restaurada e tem lojas magníficas, também deve entrar no roteiro. "Tem ainda um museu de arte contemporânea novo, que tem uns 15 a 20 anos, que é lindo, e tem o Louisiana, que é um dos museus que mais gosto no mundo e está localizado a cerca de uma hora de Copenhague, no estreito entre a Suécia e a Dinamarca. O museu internacional de arte tem exposições e um jardim lindíssimos. Dá para ficar lá e contemplar natureza e arte. É algo muito bacana."