Templos de oração e fé

SÃO PAULO

Templos de oração e fé

Confira imagens de Edvaldo Santos de igrejas do Estado de São Paulo que merecem entrar no seu roteiro religioso


A imponente igreja de Santo Antônio de Pádua é um 
marco no bairro Campos Elísios, em Ribeirão Preto
A imponente igreja de Santo Antônio de Pádua é um marco no bairro Campos Elísios, em Ribeirão Preto - Edvaldo Santos/Divulgação

A Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Rio Preto, é considerada uma das mais bonitas do Estado de São Paulo. O local se tornou um ponto de parada obrigatória de muitos católicos que se impressionam por sua grandiosidade e história. Mas não é o só a Basílica que é visitada por devotos durante o ano todo. O Estado está rodeado de igrejas que tanto encantam pela beleza e arquitetura.

Quem garante é o fotógrafo Edvaldo Santos, que já integrou a equipe de fotografia do Diário da Região e é autor do livro "Romeiros e Peregrinos", que traz imagens dos principais pontos católicos do Sudeste do país. Apaixonado pelos templos de oração, ele registra igrejas há cerca de seis anos. "Acredito que a primeira igreja que fotografei, eu tinha por volta dos 16 e 17 anos de idade. Mas nunca imaginava tomar a dimensão que tem hoje na minha vida. Sou de família católica e sempre gostei muito de conhecer as igrejas pela cidades onde estava visitando de passagem. Mas nem sempre fotografava, ficava apenas registrado na memória", conta.

No entanto, no final de 2013, após uma conversa com um amigo, ele se fez um desafio: postar durante o ano todo de 2014, aos domingos, uma imagem de igreja. "Quando terminou o ano, eu decidi continuar e assim estou até hoje. Mas sem pretensão alguma, somente registros para que as pessoas pudessem conhecer as igrejas, mas sempre apresentando-as com o nome e o local onde ficam. Hoje, essa simples brincadeira de postar igrejas tomou um novo rumo. Tenho um projeto, que o atual momento que vivemos, me fez adiar seu início. Se chama Expedição 19, que será justamente a apresentação de igrejas, mas em formato de documentário. Espero poder iniciá-lo em breve. Vamos torcer para que essa pandemia logo seja história do passado."

Confira igrejas católicas clicadas por Edvaldo Santos que merecem ser incluídas na rota turística: