Pontos turísticos em San Francisco

ESTADOS UNIDOS

Pontos turísticos em San Francisco

Rio-pretense Sandra Lima Carrasco conta detalhes de uma das mais belas cidades do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em que história e modernidade andam lado a lado


A Prefeitura é uma das atrações para colocar na lista do que fazer em São Francisco
A Prefeitura é uma das atrações para colocar na lista do que fazer em São Francisco - Pixabay/Divulgação

Dizem que todos deveriam viver um dia em São Francisco, nos Estados Unidos. A rio-pretense Sandra Lima Carrasco concorda. Morando há um ano na cidade, ela afirma que o lugar é apaixonante. Trata-se de uma das cidades mais famosas do mundo, detentora de pontos turísticos dignos de cartões-postais e de uma cultura efervescente, com várias opções de restaurantes, entretenimento, compras e atrações, todas rodeadas por visões incríveis da cidade.

São Francisco é indicada para o turista que gosta de conhecer lugares bonitos, explorar novos costumes e tirar fotografias. A cidade é um convite aos passeios ao ar livre e um dos mais famosos pontos turísticos é a Lombard Street. Sandra, que é personal shopper, sugere que os turistas façam uma caminhada pela ladeira que ganhou curvas charmosas com canteiros de flores para evitar acidentes. "É uma das ruas íngremes e em zigue-zague mais populares de São Francisco. Enquanto você estiver subindo, poderá contemplar uma vista interessante dos bairros da cidade."

Outra dica é conhecer as Painted Ladies, que são casas vitorianas iguais, lindas e pintadas em cores diferentes na Alamo Square. A rio-pretense recomenda ainda fazer um tour por outros pontos turísticos, como o Chinatown, que contém a maior população chinesa fora da Ásia, e a Union Square, que é a zona comercial mais conhecida e animada da cidade. "Se você gosta de turismo alternativo não deixe de visitar a área de Haight Ashbury, o bairro hippie e hipster de São Francisco".

Um dos mais célebres presídios do planeta, Alcatraz é um dos passeios imprescindíveis em São Francisco, segundo Sandra. A famosa prisão de segurança máxima, que contou com prisioneiros como o gângster Al Capone, foi fechada em 1963 e foi retratada em filmes como "Fuga de Alcatraz", com Clint Eastwood. "Na histórica prisão dos Estados Unidos, você descobrirá um edifício impressionante com uma história assustadora que lhe permitirá viver uma experiência muito peculiar. Sabendo que Al Capone estava lá, já existe uma razão para se aproximar." Antes da pandemia era possível fazer tours temáticos.

A personal shopper afirma que é bacana fazer uma parada na prefeitura de São Francisco. "O prédio é um edifício maravilhoso. Sua arquitetura é uma reminiscência do Hotel des Invalides em Paris e representa um dos ícones mais representativos da história desta cidade." Já o Twin Peaks oferece uma vista panorâmica privilegiada que não há em nenhum outro lugar de São Francisco. "Se você quiser ver a cidade californiana a cerca de 280 metros de altura, visite Twin Peaks", explica Sandra.

Já as torres da ponte Golden Gate Bridge são um ícone americano e merecem ser fotografadas. "É a grande ponte vermelha que todos vimos em filmes, revistas e fotografias. Você sabia que é possível atravessá-lo a pé ou de bicicleta? É um passeio muito recomendado que permitirá que você veja São Francisco de outra perspectiva. Outro lugar notável para se visitar é o Golden Gate Park, que fica perto da ponte, e é uma área verde muito animada e cheia de gente. Lá você encontrará museus e atividades para todos os tipos de turistas."

Outro ponto para visitar em São Francisco é o Pier 39, localizado no bairro de Fisherman's Wharf. "Lá, além de encontrar muitas atrações, você pode visitar a área onde vive uma imensa comunidade de leões-marinhos. É uma área muito animada e movimentada, onde pode contratar diferentes atividades e passeios de barco. O local também é cheio de bares e lojinhas. Se você visitar o Pier 39, terá a oportunidade de experimentar um dos pratos mais típicos de São Francisco: o caranguejo."

A cultura e história da cidade também merecem um tour. Sandra indica vistar o Exploratorium, museu que combina diversão e conhecimento com experiências interativas, a Academia de Ciências da Califórnia, que é um dos dez maiores museus de história natural do mundo, e a Legião de Honra, que abriga uma ampla coleção de arte antiga e européia. "São Francisco é uma cidade onde a arte é muito importante, por isso é quase essencial fazer, pelo menos, uma visita a um de seus museus."

Na cidade há restaurantes de todas origens. Bondinhos, hotéis, bicicletas, skate, patins e patinetes ficam disponíveis para locação. A lista de pontos turísticos conta ainda com parques, trilhas e praias. Além disso, São Francisco respira tecnologia e fica próxima ao Vale do Silício, lar de empresas modernas de computação e startups, como Google, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. "Essa cidade nunca dorme e nunca para. Lembrando que estamos a cinco horas de Los Angeles e três horas de Lake Tahoe, região que abriga uma estação de esqui. Apenas um lembrete, independente de qualquer estação do ano, não esqueça seu casaco. A cidade, além de ventar muito, tem um clima fresco."

 

  • Ponte Golden Gate
  • Bondinho de San Francisco
  • Lombard Street
  • Pier 39
  • Fisherman's Wharf
  • Ghirardelli Square
  • Ilha de Alcatraz
  • Ferry Building
  • Alamo Square e as Painted Ladies
  • Golden Gate Park
  • Union Square
  • Coit Tower
  • Chinatown
  • Castro (o bairro mais colorido)
  • Os grafites de Mission
  • Cruzamento das ruas Haight e Ashbury
  • Palácio das Belas Artes
  • North Beach
  • Pracinha da Levi's
  • Twin Peaks