Próximas cenas de um verão

ITÁLIA

Próximas cenas de um verão

Com a estabilização da pandemia da Covid-19 na Europa e a chegada da altas temperaturas, a Itália, com suas belas praias, retoma o turismo para reaquecer a economia


Puglia, pedaço rústico do sul do país, é um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro
Puglia, pedaço rústico do sul do país, é um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro - Fotos: Pixabay/Divulgação

Com otimismo cauteloso e senso de responsabilidade, o governo da Itália está suavizando as medidas impostas para combater o novo coronavírus e retomar o turismo no país. Com as atividades se normalizando após o pico da Covid-19, o país europeu abriu suas fronteiras, liberando a entrada de turistas de diversos países. As viagens inter-regionais, por exemplo, estão permitidas sem limitações. Os passeios nas praias estão autorizados com um distanciamento de 10 metros quadrados entre cada guarda-sol. O uso da máscara é obrigatório.

Banhadas pelo Mediterrâneo, com seus braços Tirreno, Jônico e Adriático, cada praia tem suas peculiaridades e histórias. Segundo a Enit (Agência Nacional de Turismo da Itália), há praia para todos os gostos, que inclui agito, luxo e até calmaria. Confira as mais bonitas do país.

San Vito Lo Capo - Sicília

Com um trecho de areia branca que desce suavemente para o mar, águas azul-turquesa, sem correnteza, um local conveniente e de fácil acesso, a praia de San Vito Lo Capo, na província de Trapani, se estende por três quilômetros entre a Reserva Zingaro e o promontório de Monte Mônaco. Ela é considerada uma praia de bandeira verde (uma praia para crianças, certificada por pediatras).

Roseto degli Abruzzi - Abruzzo

Com uma praia arenosa, natureza intocada, águas rasas e claras e muitas atividades para crianças, a praia de Roseto degli Abruzzi é uma das mais recomendadas na Itália para férias com filhos. O local, que tem praias assistidas por salva-vidas e uma orla repleta de sorveterias e restaurantes, é cercada por uma floresta de pinheiros.

Lerici - Ligúria

Com uma vegetação mediterrânea por trás e um incrível mar azul, Lerici é um dos destinos mais aclamados da região da Ligúria para férias. Ao longo da costa, existem praias imersas na vegetação intocada, ideal para os amantes da natureza, alternando com resorts com restaurantes, bares e piscinas, onde é possível alugar guarda-sol e espreguiçadeiras, pedalinhos ou canoas.

Cala Brandinchi - Sardenha

Uma praia branca deslumbrante, com águas azuis, belos jardins e um grande pinhal, Cala Brandinchi é a praia perfeita para homens e mulheres que querem relaxar. No local, é possível mergulhar em segurança e em paz nas águas tranquilas. Localizada perto de San Teodoro, na região de Gallura, protegida por pequenas dunas, a praia é como uma piscina real e é chamada de "Pequeno Taiti".

Le Saline - Sardenha

A Praia Le Saline, na ilha de Sant'Antioco, na ponta sudoeste da Sardenha, é uma das melhores atrações no arquipélago Sulcis. A costa conta com um trecho de cinco quilômetros de areia branca que, graças ao seu fundo raso, é perfeito para famílias. É composto por áreas equipadas e praias gratuitas, além de quiosque, aluguel de materiais para esportes aquáticos, hotéis e parques de campismo.

Rodi Garganico - Puglia

Com costas arenosas e águas muito cristalinas entre dunas, além de uma brisa marinha que cheira a laranja, as praias de Rodi Garganico, no promontório Gargano, são muito apreciadas por quem quer se divertir. Ao longo de um trecho de 12 quilômetros de costa, o litoral, com muito vento, é frequentado por surfistas. Na área de Ponente se encontra a maioria dos hotéis e restaurantes.

San Lorenzo - Sicília

San Lorenzo, localizada perto da maravilhosa Reserva Natural de Vendicari, é facilmente acessível, possui instalações completas e clubes de praia, bares e restaurantes para férias relaxantes para toda a sua família. Com a areia branca e mar raso, este é o lugar ideal para relaxar.

Sottomarina - Veneto

A praia de Sottomarina, na província de Veneza, se estende por dez quilômetros e sua beira d'água é perfeita para longas caminhadas. A área oferece piscinas, entretenimento, playgrounds, praias para cachorros, um amplo estacionamento e muitos bares à sua escolha.

Scilla - Calabria

Com suas águas cristalinas e uma incrível costa, Scilla é um excelente destino à beira-mar na Calábria. Ela é conhecida como a Pérola da Costa Violeta, devido à cor de suas águas. No topo da praia, fica o Castelo Ruffo, com vista para o Estreito de Messina. A grande praia de Marina Grande, também conhecida como "Praia das Sereias", é ladeada por resorts, onde você pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras.

Praia a Mare - Calábria

Com um mar azul intenso e um litoral com areia e cascalho fino, a praia a Mare, na costa dos Cedros, na Calábria, na fronteira com a região da Basilicata, é um destino muito apreciado pelas famílias. Com instalações completas, a praia tem muitos bares e restaurantes, hotéis, apartamentos e locais para praticar esportes aquáticos, inclusive mergulho.

Cavoli (Ilha de Elba) - Toscana

Com suas águas límpidas e uma incrível enseada, a praia é uma das mais bonitas e populares da Ilha de Ela. A praia Cavoli é dividida em duas partes por um pequeno penhasco: na leste, há a maioria dos resorts de praia, todos com instalações completas, enquanto na oeste, a praia é gratuita e adequada para quem procura tranquilidade.

Sperlonga - Lazio

Areia fina e águas transparentes, com áreas livres e resorts, as praias de Sperlonga, entre o Golfo do Circeo e o Golfo de Gaeta, estão entre as mais bonitas da Itália. Com costa arenosa, as praias também incluem áreas naturais intocadas que podem ser visitadas com excursões ou de barco.