Museu Salvatore Ferragamo reabre ao público

ITÁLIA

Museu Salvatore Ferragamo reabre ao público

Público irá conhecer a exposição 'Sustainable Thinking' em que o trabalho de artistas e designers de moda internacionais dão suas interpretações de uma relação mais consciente com a natureza


Museu
Museu - Fotos: Divulgação

O museu da grife italiana Salvatore Ferragamo, em Florença, reabriu suas portas para o público local após um longo período fechado, de acordo com as normas governamentais de combate ao Covid-19. Quem visitar o local irá conferir a exposição "Sustainable Thinking" ("Pensamento Sustentável", em tradução livre), que aborda a relação entre moda e sustentabilidade.

A mostra, que havia sido aberta em março, se baseia na visão do fundador da marca, Salvatore Ferragamo, e em sua aposta no uso de materiais naturais e reciclados. A exposição também apresenta trabalhos de artistas e designers internacionais, que reinterpretam a ligação entre moda e natureza. O público poderá visitar a exposição entre 11h30 e 19h30. O museu fica localizado na Piazza Santa Trinita, no centro histórico de Florença.

Ao retomar as atividades, o museu quer atender às demandas de muitos jovens e escolas que reservaram o ingresso para a exposição em março e abril, mas não puderam visitá-la. Além disto, questões em torno da sustentabilidade e da responsabilidade social continuam tão relevantes quanto antes.

A exposição revela como Salvatore Ferragamo revolucionou ao usar materiais naturais, reciclados e inovadores em suas peças. O visitante confere ainda os experimentos mais recentes da empresa com materiais e técnicas ecologicamente corretos.

Concebida por Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo e Fondazione Ferragamo, com Giusy Bettoni, Arabella S. Natalini, Sara Sozzani Maino e Marina Spadafora, a exposição compartilha uma perspectiva artística/cultural sobre a questão vital da sustentabilidade, vista como "o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades".

Para abrir as portas para os visitantes, o museu está tomando todas as medidas de segurança e higiene. Para a diretoria do local, a saúde é primordial, assim como a cultura, a arte e a beleza, necessárias para a alimentação do coração e da alma. Informações: www.ferragamo.com/museo.

O projeto "Sustainable Thinking" ("Pensamento Sustentável") tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem sobre essas questões, através das visões de moda e arte. Muitos artistas buscam a sustentabilidade, alguns se concentrando na recuperação de um relacionamento com a natureza, no uso de materiais orgânicos, na necessidade de reutilização criativa de materiais ou na relação entre natureza e técnica; e outros sobre a importância de um compromisso coletivo voltado para o restabelecimento da sociedade. A indústria da moda, por sua vez, não apenas por meio de uma nova geração de estilistas, mas também por caminhos inovadores de marcas estabelecidas no mercado, enfrenta o caminho da sustentabilidade, com a adoção de novos materiais ecológicos e de desempenho e a melhoria de processos de produção. Em exibição, artistas, designers de moda, fabricantes de tecidos e fios oferecem uma pluralidade de ideias para um projeto capaz de usar novas tecnologias sem passar por elas, declinando o lugar com o global, protegendo o ecossistema.