TURISMO/LITORAL NORTE

Praias naturalmente bonitas

Conheça Ubatuba, cidade que faz divisa com o Rio de Janeiro e conta com águas claras, mar limpo e ares de destino paradisíaco


Praia da Lagoinha tem águas calmas e é indicada para famílias com crianças pequenas
Praia da Lagoinha tem águas calmas e é indicada para famílias com crianças pequenas - Fotos: Pixabay/Divulgação

Muitas pessoas estão com vontade de viajar para o litoral. Curtir o mar e as belezas naturais, desvendar a cultura e a história e experimentar as comidas típicas. Por causa da pandemia do coronavírus, essa experiência relaxante está sendo evitada, com o objetivo de controlar a propagação da Covid-19. Quando tudo tiver se normalizado, uma das cidades que prometem receber os turistas de braços abertos é Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo.

Com 80% do território inserido em uma área de preservação ambiental, no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba conta com uma orla peculiar e é repleta de pequenas penínsulas cheias de praias. Há desde as mais conhecidas e baladas, como a Praia Grande, que tem diversos bares e restaurantes à beira-mar, até as mais desertas, como a Fortaleza e do Cedro, que se mantêm preservadas por causa da dificuldade de acesso, cujas trilhas partem, respectivamente, da praia da Lagoinha e Grande do Bonete.

Ao todo, Ubatuba tem 102 praias naturalmente bonitas, sendo algumas paradisíacas e outras intocadas. Algumas são mais selvagens e indicadas para prática de diferentes esportes e referência de surf do litoral norte. Com tantas ofertas de praias com água limpa e esverdeada, escolher um destino da cidade, assim, não é fácil. Mas, para descomplicar essa tarefa, selecionamos opções certeiras, cada uma com um estilo. O indicado é ir de carro para se locomover devido à grande extensão da costa. Aí, basta escolher a sua preferida, arrumar as malas, levar repelente por causa dos mosquitinhos e viajar muito quando tudo isto passar.

Opções

Quando o assunto é criança, a Lagoinha, localizada na região sul de Ubatuba, é o ideal. Acessada por um condomínio, a praia é praticamente uma lagoa em meio a Mata Atlântica. Protegida por costões, ela é extensa e tem mar raso e calmo. No lado esquerdo e direito, a praia conta com mais estrutura para o turista, com quiosques que vendem quitutes e bebidas. Na região central, no entanto, a infra é quase zero. A Lagoinha divide a mesma faixa de areia com a praia do Sapê e a da Maranduba.

A praia de Santa Rita é uma das mais procuradas por quem vai para Ubatuba, já que oferece um mar calmo. Embora esteja localizada dentro de um condomínio com livre acesso, seu mar continua preservado e bem cuidado. A Santa Rita é famosa por sua escadaria que leva até a praia. No local, o turista ainda pode praticar stand up paddle. O local não possui infraestrutura de quiosque, então é preciso levar o alimento e bebida necessária para o dia de passeio.

Domingas Dias é muito arborizada, com costeiras rochosas e águas calmas e cristalinas. O número de visitantes é controlado e por isso a praia mantém sua beleza ainda mais natural. Casas de veraneio de frente para a praia dão um toque de civilização a este pequeno paraíso ecológico. Não oferece nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação. O acesso é por um condomínio, onde cobra-se um valor pela entrada e estacionamento.

A praia Vermelha do Norte é uma das praias preferidas dos surfistas e fãs de mar com ondas grandes. Com areia fofa e vegetação rasteira, a praia tem costeiras rochosas em ambos os lados e também é bastante procurada para a pesca. O local possui alguns quiosques que oferecem bebidas e porções, ou seja, dá para curtir o dia por lá sem preocupações. A praia conta ainda com uma famosa casa noturna e um pequeno parque aquático, que também chamam a atenção de quem passa.

Com poucos metros de extensão, a praia do Félix é uma das menores de Ubatuba. Com areia fina, costeiras rochosas em forma de ferradura e muitas pedras na arrebentação, a praia possui o acesso controlado, já que está dentro de um condomínio. A orla fica na entrada de uma propriedade particular, com uma rampa de acesso. Na encosta do lado esquerdo, logo na chegada, tem um jardim com trabalho de paisagismo e um banquinho para apreciar a paisagem. Não oferece nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação.

A praia do Prumirim conta com uma extensa faixa de areia grossa e dourada. Bem rústica e arborizada, com costeiras rochosas, ela é uma praia de tombo e por isso não é indicada para crianças pequenas. No lado esquerdo existe uma lagoa e, ao lado dela, existe uma passagem para a praia do Canto Itaipu, de onde partem barcos para quem quer visitar a Ilha do Prumirim. O local também tem uma conhecida cachoeira na beira da rodovia e um mangue, que soma à paisagem de tranquilidade e natureza. Quiosques de praia oferecem porções, pasteis e bebidas para os turistas. Existem algumas opções de hospedagem, a mais utilizada é um camping do lado direito.

A praia de Itamambuca é uma das praias mais famosas de Ubatuba e por isso é um dos lugares mais agitados do destino. Com uma grande faixa de areia branca e fofa, com vegetação predominante de Jundu por toda orla, a praia é sede de grandes campeonatos de surf nacional e mundial. Tem uma ondulação forte e boas ondas para prática do surf. Existem quiosques do meio para a direita, com porções, lanches e bebidas. Há várias opções de hospedagem na praia, muitas pousadas, campings e até um eco-resort.