SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2021
SAÚDE

Sem olhar de panda

Tratamentos em consultórios eliminam olheiras, uma das maiores reclamações estéticas

Francine MorenoPublicado em 10/04/2021 às 22:30Atualizado há 06/06/2021 às 09:07

As manchas escuras e bolsas abaixo dos olhos são o pesadelo estético para muitos homens e mulheres. Haja corretivo para tirar as marcas arroxeadas e acastanhadas que deixam o olhar mais cansado. Muitos buscam tratamentos com dermatologistas, procedimentos estéticos e usam cosméticos para eliminar as olheiras. Algumas abordagens têm feito sucesso em clínicas e consultórios médicos. De forma paralela, eles tentam dormir bem, hidratar o rosto e fazem compressa de água gelada para atenuar as manchas.

Antes de iniciar qualquer protocolo é preciso passar por uma avaliação. O dermatologista Guilherme Bueno explica que as pessoas podem ter olheiras profundas geneticamente, ou seja, elas não desenvolveram compartimentos de gordura na região malar (bochechas) ou perderam esses compartimentos de gordura com o envelhecimento. "Com o passar do tempo, esses compartimentos diminuem de tamanho e se mobilizam para baixo, fazendo com que as olheiras profundas apareçam."

O tratamento de olheiras em geral é um grande desafio e exige avaliação individual. "O tratamento depende do tipo de olheiras. Para olheiras profundas, o preenchimento com a técnica adequada (Md Codes) é a melhor opção. Quando temos olheiras pigmentadas, a associação de Q-switched laser ou lasers de picosegundos com clareadores é o mandatório. Quando as olheiras são flácidas, pode ser realizado o Peeling de Fenol ou tecnologias, como laser de co2 fracionado, radiofrequência Microagulhada ou ultrassom microfocado."

A dermatologista Silvia Strazzi afirma que cremes podem ajudar a clarear as olheiras melânicas (pigmentadas), mas pouco ajudam nas vasculares. Já os lasers podem ajudar nas vasculares e pigmentadas, ou em ambas, e podem ser associados à peelings e cremes. Já as olheiras profundas precisam de preenchedores na área para melhorar. "Portanto, o melhor tratamento depende do correto diagnóstico do tipo de olheiras, na escolha do laser correto e dos ácidos mais adequados para esta área tão sensível, além de preenchedores mais indicados para a área dos olhos."

Saiba mais

As olheiras são aquelas manchas escuras localizadas nas pálpebras inferiores (embaixo dos olhos). Elas podem ter quatro possíveis causas:

Olheiras Pigmentares ou Melânicas: amarronzadas, são causadas pela hiperprodução de melanina na região

Vasculares ou Sanguíneas: normalmente mais azuladas ou arroxeadas, podem ser causadas por má circulação nos vasos próximos ao globo ocular, retenção de líquidos ou noites mal dormidas

Profundas Estruturais: são mais acastanhadas e aparecem em pessoas com a cavidade do globo ocular mais profunda

Mistas: são as mais comuns e misturam as características citadas

Fonte: Silvia Strazzi, dermatologista

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por