Com as altas temperaturas, quer seja na praia, na piscina ou com o ar-condicionado, todo mundo procura uma forma de aliviar o calor. Entretanto, não importa se fora ou dentro de casa, a pele sofre com as agressões externas. Esta é a época com maior incidência de raios solares e, por isto, exige uma série de cuidados específicos com a pele para protegê-la do sol e de outros males que o calor pode causar. Mas não é só: passar longas horas sob a luz artificial dos escritórios e computadores também traz prejuízos.
"Indispensável em todas as estações, o protetor solar é ainda mais indispensável no verão. Todas as cores de pele precisam se proteger do sol. Os negros têm uma proteção a mais que é a maior quantidade de melanina, porém não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitos a queimaduras, câncer de pele, entre outros problemas", alerta a dermatologista Anna Paula Molinari Nardi.
"É importante não abrir mão da proteção e cuidados essenciais", afirma a dermatologista Claudia Marçal. "A principal fonte de moléculas reativas (radicais livres) é a radiação solar, tanto UVA quanto UVB. Elas levam ao envelhecimento precoce da pele, doenças de pele, hipercromias (manchas escuras) e até câncer de pele, além de possuírem efeito imunossupressor", afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador e consultor em cosmetologia.