Com o aumento das temperaturas, é natural que as pessoas vistam roupas leves e decotadas, deixando o corpo mais exposto. Naturalmente, isto deixa todo mundo mais vulnerável às picadas de insetos que também acontecem neste período. Atenção às alergias.
A alergia é uma resposta de proteção não controlada do sistema imunológico ao "corpo estranho". Nosso organismo está sempre nos defendendo de patógenos ou não, e, muitas vezes, nem percebemos esta ação. A defesa acontece através da resposta imunológica celular (mediada por células do sistema imunológico) e humoral (por anticorpos). A resposta humoral auxilia na proteção do organismo contra patógenos, mas também pode agir de forma que prejudique, como é o caso das alergias.
"Este tipo de resposta visa a expulsão dos agentes invasores, manifestando aumento de secreções que geram um fluxo para fora do organismo tais como diarreia, vômitos, espirros e inchaço, este último é por conta da necessidade do organismo em afastar o agente invasor da circulação e também diluir as toxinas ao ponto de não conseguir mais ser danosa ao corpo", explica a biomédica e professora universitária Thais Bruna Ferreira da Silva.
No caso de picadas por pernilongos e borrachudos, as reações são locais: coceira e a possível ocorrência de inchaço na região onde da lesão. Uma pomada antialérgica, nestes casos, é a recomendação dos especialistas para aliviar os sintomas. Entretanto, há um outro grupo de insetos que pode desencadear reações mais graves como a como a anafilaxia, por exemplo. É o caso das formigas, das vespas e das abelhas.