Pés relaxados

Saúde

Pés relaxados

Automassagem alivia as tensões, ativa a circulação e aumenta a vitalidade


Fazer massagem nos pés traz benefícios para a sua saúde
Fazer massagem nos pés traz benefícios para a sua saúde - Unsplash/Banco de imagens

Nada como chegar em casa após um dia de trabalho em pé, andando por todos os lados e tirar os sapatos. Se ainda for possível receber uma massagem, melhor ainda. Mas na falta de alguém para realizar a tarefa, a automassagem é uma solução. "A massagem é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo", explica a fisioterapeuta Érika Nakashima.

"Os benefícios vão além do bem-estar físico e incluem melhora na circulação sanguínea, diminuição do estresse, relaxamento e alívio de dores", afirma a podóloga Malú Pinheiro. Segundo ela, a massagem nos pés, por possuir pontos reflexos, estimula outras áreas do corpo que nos dão mais energia e melhoram a circulação sanguínea como um todo.

"A massagem nos pés ajuda a combater a dor nessa região e a relaxar e descontrair depois de um dia cansativo e estressante no trabalho ou na escola, garantindo o bem-estar físico e mental porque os pés possuem pontos específicos que através da reflexologia aliviam a tensão de todo o corpo", afirma a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro.

"A pressão dos dedos durante a massagem facilita o retorno venoso do sangue para os músculos, que, por sua vez, ajuda a drenar o líquido, diminuindo assim a retenção e o inchaço, ajudando na eliminação de resíduos metabólicos", completa a profissional. Antes de iniciar a rotina de autocuidado, use um óleo ou creme hidratante, para que as mãos e dedos deslizem mais facilmente pela pele.

 

  • Lave e hidrate os pés;
  • Com o óleo ou creme, faça movimentos de deslizamento por todo o pé;
  • Em seguida, com os polegares, faça movimentos circulares no "peito do pé" (na sola logo abaixo dos dedos) por três minutos;
  • Deslize os dedos em movimentos para cima e para baixo em toda sola dos pés por aproximadamente dois minutos;
  • Dedo por dedo, faça movimentos circulares massageando-os por cerca de três minutos;
  • No dorso do pé (parte de cima), faça movimentos circulares para cima e para baixo se estendendo para os tornozelos, por dois minutos;
  • Finalize rotacionando o pé para direita e depois para a esquerda por três minutos;
  • Repita esse procedimento com o outro pé e ao final eleve as pernas para ajudar no retorno venoso.

Fonte: Malú Pinheiro, podóloga