Spa em casa

Saúde

Spa em casa

Em tempos de recolhimento, massagens são alternativas que relaxam


É importante encontrar em casa um local em que a pessoa se sinta relaxada
É importante encontrar em casa um local em que a pessoa se sinta relaxada - Freepik/Banco de Imagens

Manter a saúde mental tem sido um problema grande para muita gente não é de hoje. Por conta da ansiedade, o caminho para encontrar mecanismos capazes de proporcionar alívio do estresse e ainda relaxar corpo e mente é individual. Nestas horas, a massagem, uma das técnicas mais antigas, surge como uma grande aliada. Não importa se o objetivo é melhorar a dor de cabeça ou mesmo para se sentir bem e manter a harmonia no relacionamento.

"Entretanto, se o objetivo da massagem for para aliviar dores causada por problemas de saúde, que não estejam relacionadas à tensão, é necessário consultar-se com um médico especialista antes", sugere a esteticista Rosana Vergil

Preparando o ambiente

É importante encontrar um local em que a pessoa se sinta relaxada e que seja possível fazer as técnicas em todo o corpo sem dificuldades. O som ambiente influência muito no processo de relaxamento. Colocar músicas tranquilas ou áudios próprios para meditação é uma boa dica. Para facilitar o contato das mãos com a pele, óleos corporais são essenciais e podem ser encontrados com facilidade em lojas especializadas e com preços democráticos. "Se for do agrado, incensos são bem-vindos", diz Samyra Dotta.

"A massagem pode ser uma solução em todas as idades. Ela minimiza as inevitáveis mudanças no organismo com o passar dos anos", explica Samyra Dotta, empresária do ramo de estética. Muitas pessoas, a partir dos 60 anos, notam a perda ou redução de algumas habilidades como a diminuição da força, amplitude de movimentos e flexibilidade. Somado a isso, o risco de enfrentar problemas cardiovasculares e o aumento da pressão sanguínea é maior. "Todos estes sintomas podem ser minimizados com tratamentos que relaxam e trazem equilíbrio -relaxamento, revigoramento e alívio de tensão com propriedades terapêutica podem trazer resultados muito positivos para quem buscar cuidar da saúde nesta fase da vida", diz ainda.

Costas: A pessoa que irá receber a massagem deve ficar deitada de bruços. A que irá executar a massagem precisa colocar um pouco de óleo nas mãos para evitar atritos com a pele. Deixe a palma das mãos abertas como se fosse no formato da letra "v" e faça uma espécie de deslizamento nos dois lados das costas, ao mesmo tempo, indo da região da cintura até o pescoço. O procedimento pode ser feito em uma série com três repetições;

Ombros: Imagine que você está amassando um pão, mas sem utilizar muita força nos braços. Faça isso durante um minuto. Depois, use essa mesma técnica apertando as costas, um lado de cada vez. Repita três vezes;

Pés: Os pés também são uma boa parte do corpo para receber massagens relaxantes. Cruze uma mão com a outra e com elas faça uma pressão que vai do tendão até a sola do pés. Depois, faça alguns movimentos circulares em torno dos tornozelos. Com a palma das mãos, aperte a sola dos pés;

Face: Uma massagem nessa área é importante para fazer o sangue circular. Faça uma massagem utilizando a ponta dos dedos na região da bochecha, sempre de baixo para cima. Na testa, junte as duas mãos sobre ela, fazendo com que as pontas do dedos fiquem bem no meio do rosto, e lentamente, faça um movimento de abertura;

Abdômen: Utilizando as duas mãos, faça um movimento circular em sentido horário. Depois de repetir essa série três vezes, deslize com uma mão posicionada em cada lado, em direção da cintura;

Mãos: Para relaxar, estique a palma da mão e faça uma massagem com movimentos circulares com os dedões, começando no meio e deslizando até os lados. Depois, vire e faça na parte superior das mãos movimentos longos e relaxantes, subindo por todo o braço e na direção do coração.

Fonte: Rosana Vergilio, esteticista