Veja como fazer um pudim de leite em pó e outras delícias

SIRVA-SE

Veja como fazer um pudim de leite em pó e outras delícias

Um dia antes de celebrar o Dia da Sobremesa reunimos receitas fáceis e deliciosas que têm tudo para agradar os mais exigentes paladares


Uma dica gelada e simples de Patrícia Amaral Doceria é o juju gourmet fit, que é feito com 75 gramas de pequenos pedaços de frutas frescas, como kiwi, morango e manga, com 100 ml de 
água de coco
Uma dica gelada e simples de Patrícia Amaral Doceria é o juju gourmet fit, que é feito com 75 gramas de pequenos pedaços de frutas frescas, como kiwi, morango e manga, com 100 ml de água de coco - Fotos: Divulgação

Amanhã, 9 de outubro, é comemorado nacionalmente o Dia da Sobremesa, que é uma parte especial do cardápio que finaliza uma refeição em grande estilo. Assim, está liberado comer uma torta recheada ou pudim após o almoço ou jantar, sem culpa. Para alegrar os apaixonados por sobremesa, listamos algumas receitas produzidas por confeiteiros de Rio Preto para você aproveitar e abusar da criatividade na cozinha nos próximos dias. Tem dicas para todos os gostos e com poucas e muitas calorias.

Divulgação

Ingredientes

  • 2 caixinhas de morangos congelados
  • 2 potes de nata industrializada (creme de leite fresco)
  • 4 colheres de xilitol

Modo de preparo

Bata no processador o morango congelado, a nata e o xilitol. Até ficar cremoso. Leve ao congelador por quatros horas. Está pronta sua delícia sem açúcar e sem emulsificante.

Fonte: Ines Cristina de Oliveira, do Baby Cakes - (17) 98811-5479

 

Divulgação

Ingredientes

Pudim

1 lata de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

1 xícara de leite em pó

1/2 xícara de água

1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor

Calda

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

Modo de preparo

Coloque o açúcar e a água em uma forma de pudim pequena (de aproximadamente 20cm de diâmetro) e misture. Coloque a forma em fogo baixo e deixe a calda derreter até dourar bem, retire do fogão e espalhe a calda pelo resto da forma. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a água e o leite no liquidificador. Em um recipiente pequeno, coloque 2 colheres (de sopa) de água (a quantidade de água muda de marca para marca, olhe no verso do pacotinho), jogue a gelatina em pó dentro, deixe descansar por 5 minutos e coloque o potinho com a gelatina no micro-ondas por 15 segundos e mexa (deve ficar líquida), ou coloque em banho-maria até derreter. Coloque a gelatina derretida no liquidificador junto com os outros ingredientes e bata um pouco mais. Despeje a massa dentro da forma caramelizada e leve ao congelador por 40 minutos, ou à geladeira por 2 horas. Retire, descole as laterais e desinforme. Sirva bem gelado.

Fonte: Patrícia Siqueira do Amaral Andrade, da Patrícia Amaral Doceria - (17) 99158-3900

Divulgação

Ingredientes

Bolo

  • 280g de cenoura
  • 150g de ovos
  • 330g de açúcar refinado
  • 150g de canola
  • 200g de farinha de trigo
  • 10g de fermento em pó

Brigadeiro

  • 1 lata de leite condensado
  • 50g de creme de leite
  • 150g de chocolate nobre (ao leite)
  • 30g de creme de leite

Modo de preparo

Bolo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo e o fermento. Despeje em um bowl, adiciona a farinha em pó peneirados e misture com delicadeza. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Brigadeiro

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Despeje em um tigela e acrescente 30g de creme de leite, mexa e reserve. Acrescente em cima do bolo e enfeite com granulado, se quiser.

Fonte: Fernanda Fernandes de Rezende, confeiteira da Chocolate Rosa Doceria - (17) 99109-9144

 

Divulgação

Ingredientes

Massa

  • 200g de bolacha de maizena
  • 150g de manteiga ou margarina
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • Raspas de 1 limão

Recheio

  • 2 caixas de leite condensado
  • Suco de 2 limões grandes coados

Modo de preparo

Massa

Triture a bolacha de maizena em um liquidificador, até ficar bem moída (ponto de farofa). Em seguida, em uma tigela, junte a bolacha moída, a manteiga, a essência de baunilha e as raspas de limão. Misture tudo com as mãos (o calor das mãos ajudará a manteiga derreter e encorpar melhor a massa), até ficar bem homogêneo. Coloque a massa em uma forma redonda de fundo falso (medindo aproximadamente 25 cm de diâmetro). Vá moldando a massa sempre apertando, comece pelo fundo da forma e vá subindo pelas laterais, criando assim a bordinha da torta. Leve a massa a geladeira por aproximadamente 1 hora.

Recheio

Em uma tigela coloque o leite condensado e o suco de limão, mexa delicadamente, encorpando o suco ao leite condensado, isso fará com que não passe do ponto.
Mexa até que a mistura comece a ficar bem cremosa e consistente.

Montagem

Pegue a massa já gelada, coloque o recheio de limão dentro da massa moldada na forma e leve a geladeira por aproximadamente 2 horas, ou até que o recheio fique bem firme. Tire a torta da forma, ainda gelada, empurrando a base falsa da forma para cima. Sirva gelado. Finalize a torta cobrindo com chantilly e raspas de limão, fica sensacional.

Fonte: Janaina Bergami Rabello, confeiteira da Granello Confeitaria - (17) 99762-9461