Veias e artérias saudáveis

Alimentação

Veias e artérias saudáveis

Conheça quatro alimentos que você deve acrescentar já na sua dieta


O consumo de alguns alimentos facilita a circulação do sangue
O consumo de alguns alimentos facilita a circulação do sangue - Pixabay/Banco de Imagens

A prevenção ainda é o melhor remédio contra doenças e desordens no organismo e uma das aliadas mais importantes é a dieta saudável. "Alguns alimentos têm a capacidade de ajudar e muito o funcionamento do nosso corpo, facilitando a circulação do sangue, por exemplo. É fundamental para evitar doenças e ter veias e artérias saudáveis, incluí-los na dieta", afirma a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita.

Do tempero à fruta, alguns alimentos têm potencial para prevenir doenças vasculares. "Pessoas com histórico de doenças vasculares na família podem, com ajuda do médico, começar um tratamento preventivo que busque qualidade de vida e diminuir o risco do aparecimento dessas doenças. E, além da prática de exercícios físicos, a boa alimentação fornece os nutrientes necessários para melhora da circulação", acrescenta.

"O controle desses fatores são os pontos mais importantes a serem abordados para diminuir a mortalidade e a incapacidade funcional que podem causar. Assim, ao cuidar do coração, com hábitos e comportamentos saudáveis, você pode diminuir ou evitar morte e sequelas definitivas", explica o cardiologista Irapuan Penteado. E complementa: "Introduza na sua rotina hábitos melhores como uma dieta mais saudável, rica em frutas, vegetais e com pouco sal. Pratique atividades físicas, não utilize tabaco e consuma álcool com moderação. Para reduzir o estresse, realize atividades de lazer que tragam prazer como ouvir música, ler, praticar yoga ou meditação.

 

Alecrim: Usado para melhorar a imunidade e a microcirculação, é rico em uma substância chamada ácido carnósico, que tem importante ação contra os radicais livres. Também possui o ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, torna-se é um importante aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos;

Beterraba: Além de ser fonte de energia, é antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante. O legume tem potencial para aumentar o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular. Uma das substâncias é o nitrato, que é metabolizado no organismo e se transforma em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes. Um estudo australiano avaliou que um copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas - e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor;

Gengibre: Potente anti-inflamatório, combate dores musculares, ajuda contra artrite reumatoide e problemas circulares. Tudo isso por conta do gingerol, um dos principais compostos do gengibre, que tem alto efeito anti-inflamatório. O condimento possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurecimento das veias varicosas;

Laranja: Além da vitamina C, a fruta composta também por flavonoides, polifenóis e antocianinas. Esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. Consumir in natura é ainda melhor, pois as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias. Pesquisadores do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica afirmam que a hesperidina, um flavonoide da fruta, favorece o revestimento interno dos vasos. Isso ajuda na circulação. O potássio presente na laranja também gera impacto positivo na circulação ao balancear o excesso de sódio na dieta. Um copo de suco de laranja por dia já é o suficiente para esses benefícios.

Fonte: Aline Laimata, angiologista

 

Divulgação

Ingredientes

Massa

  • 150gde farinha de trigo
  • 45g de açúcar de confeiteiro
  • 20g de pó de café
  • 1 gema
  • 125g de manteiga
  • 40g de cacau em pó

Recheio 1 (ganache com café)

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 100g de creme de leite
  • 10g de pó de café

Recheio 2 (creme de confeiteiro)

  • 125g de leite
  • 4 gemas
  • 45g de açúcar refinado
  • 10g de manteiga
  • 7g de amido de milho
  • 75g de creme de leite
  • Raspas de laranja

Modo de preparo

Massa

Misture os secos (farinha de trigo, açúcar de confeiteiro, pó de café, cacau em pó). Adicione a gema e a manteiga gelada. Misture com a ponta dos dedos, delicadamente até ficar uma massa homogênea.Deixe a massa na geladeira por duas horas. Distribua a massa pela forma, fazendo furos com o garfo e asse por aproximadamente 15 minutos.

Recheio 1

Derreta o chocolate (pode ser no micro-ondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo). Esquente o creme de leite com o pó de café, deixando levantar uma leve fervura. Desligue e misture ao chocolate.

Recheio 2

Esquente o leite, creme de leite, o açúcar e as rapas de laranja. Misture as gemas e o amido de milho. Para evitar que ovos cozinhem, coloque um pouco da mistura quente de leite sobre as gemas, mexa bem e volte as gemas para a panela com o leite Misture até o creme engrossar. Desligue e finalize com a manteiga.

Montagem

Para a montagem, espalhe a ganache e por cima o creme de confeiteiro aromatizado com laranja.

(Por chefs Lenin Palhano e Diego Prado, do Barista Coffe Bar)