Sinônimo de felicidade

Alimentação saudável

Sinônimo de felicidade

Na dose certa, café traz diversos benefícios à saúde e rende variações culinárias


Café é a segunda bebida mais consumida; perde apenas para a a água
Café é a segunda bebida mais consumida; perde apenas para a a água - Pexels/Banco de imagens

Não é fácil encontrar quem resista a um bom cafezinho. Não é para menos. A bebida embala conversas, aquece nos dias frios e traz energia nas horas de desânimo. Além da cafeína, a bebida também se destaca por fornecer numerosas substâncias incluindo os ácidos cafeoilquínicos cujo componente mais conhecido é o ácido clorogênico, relacionado em alguns estudos com certa capacidade para inibir o câncer.

Quase um sinônimo de felicidade, não há como negar que um cafezinho logo pela manhã é capaz de operar milagres. Estima-se que são consumidas entre 1,6 a 2 bilhões de xícaras por dia.

Demonizado por uns e elogiado por outros, o café faz parte do rol de alimentos que conseguiram reverter o jogo. Entretanto, as pesquisas costumam divergir sobre a quantidade ideal sugerida para o consumo. Uma pesquisa liderada por Elizabeth Mostofsky, pesquisadora do Harvard School of Public Health (HSPH) e do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), mostra que beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca, mas o excesso pode levar a graves problemas.

Já o estudo do Australian Centre for Precision Health, da University of Southern Australia, assinado por Elina Hyppönen e Ang Zhou, no ano passado, sobre a dose máxima de café - aquela que não prejudica a saúde cardiovascular, analisou padrões de alimentação e exames de saúde de 346 mil pessoas e concluiu que o número ideal é o de cinco xícaras diárias. Segundo o estudo. A partir daí, o risco de doenças cardíacas pode aumentar em até 22%.

A verdade é que, na dose correta, tomar café faz bem à saúde, já que a bebida contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, prevenindo doenças como câncer, diabetes, degenerativas do cérebro entre tantas outras.

"Os benefícios da bebida vão além de aumentar a capacidade de foco, sendo também um potencializador da memória. Ele também auxilia na prevenção de diabetes, problemas cardíacos, envelhecimento precoce e da depressão", explica a barista Daniela Zaminiani. A tradicional bebida também é versátil e é ingrediente apreciado em diferentes pratos na culinária.

Divulgação

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (210g)
  • 1 colher (chá) de café em pó Melitta (4g)
  • 7 colheres (sopa) de açúcar mascavo (70g)
  • 4 xícaras (chá) de sorvete de creme (600g)
  • 300 ml de café em infusão bem forte
  • Cacau em pó

Modo de preparo

Coloque na tigela da batedeira o creme de leite fresco, o café em pó e duas colheres de açúcar. Bata (em velocidade alta) por três a quatro minutos. Reserve. Bata no liquidificador o sorvete com o restante do açúcar e o café bem quente. Despeje em copos altos e, por cima, coloque o chantilli de café. Polvilhe cacau em pó.

(Por Melitta)

 

Fotos: Divulgação

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 latas de creme de leite
  • 20g de gelatina em pó sem sabor
  • 6 colheres (sopa) de cappuccino light
  • Calda de chocolate para sorvete

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite por mais ou menos sete minutos. Enquanto bate, dilua a gelatina conforme especificações do fabricante. Junte a gelatina ao creme de leite e o leite condensado e bata por mais um minuto. Acrescente o cappuccino em pó e bata novamente por mais dois minutos.

Montagem da torta

Coloque metade da mousse em uma forma com o fundo removível e despeje a calda de chocolate sobre ela. Em seguida, coloque o restante da mousse na forma e leve à geladeira por oito horas. Desenforme e decore com calda de chocolate.

(Por Utam)

Divulgação

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoito de chocolate com recheio de baunilha
  • 300g de cream cheese
  • 1 lata ou caixinha de leite condensado (395g)
  • 1/4 de xícara (chá) de café coado (60ml)
  • 2/3 de xícara (chá) de xarope ou calda de chocolate (120g)
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

Em um processador ou liquidificador, triture os biscoitos de chocolate e forre o fundo de uma assadeira com essa farofinha, pressionando com as mãos ou com as costas de uma colher para ficar uma massa firme e lisa. Na batedeira, bata o cream cheese até ficar aerado. Acrescente o leite condensado e bata bem Junte então o café e o xarope de chocolate. Retire da batedeira e reserve a mistura. Limpe a batedeira e coloque o creme de leite sem o soro (deixe no freezer por cerca de 20 minutos para separar o creme do soro). Bata até que o creme fique aerado. Adicione o creme de leite à mistura de cream cheese e chocolate, mexendo delicadamente para não tirar o ar. Despeje sobre a massa de bolachas. Leve ao congelador por seis horas. Decore com raspas de chocolate no momento de servir.

(Por Danúbio)