SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
Alimentação saudável

É tempo de tangerina

Variedades diferentes permitem maior período de oferta no mercado

Gisele BortoletoPublicado em 13/06/2020 às 20:25Atualizado há 07/06/2021 às 01:22

De maio a dezembro, uma fruta saborosa e perfumada invade com suas diferentes cores e formatos as gôndolas dos supermercados e barracas das feiras livres. É a tangerina, fruta originária da Ásia, que há muito ganhou as terras brasileiras. Além de nutritiva, permite uma variação culinária muito grande. Elas são frutas cítricas, pertencentes a diversas espécies e variedades e seus híbridos, o que dá uma oferta de diferentes frutos no mercado, mas todos chamados de tangerinas.

A fruta atrai o consumidor pela beleza, qualidade, delicadeza, diversidade do grupo pela facilidade em serem descascadas, e por possuírem gomos que podem ser facilmente separados. As espécies mais cultivadas são a mexerica, ponkan, dancy, cravo, montenegrina e murcote, híbridos de tangerina e laranja.

A tangerina é rica em vitaminas C, B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, e da substância betacaroteno (precursor da vitamina A), que aumenta a resistência às infecções. "Apresentam também compostos antioxidantes, que auxiliam, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce, reduzindo os riscos de câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas", explica Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel.

Também pode ser uma aliada quando o assunto é ânimo e disposição. "Ela possui uma substância chamada folato, capaz de regular o humor e contribuir para a libido", diz a sexóloga Vanessa Inhesta. Além disso, a fruta pode ser incorporada em diferentes receitas.

Coquetel de tangerina e anis (Sem álcool)

Ingredientes ½ tangerina fatiada em finas lâminas 20 ml de suco de tangerina 6 estrelas de anis 1 lata de energético Gelo

Modo de preparo:

Em um copo, insira o suco e as fatias de tangerina, bastante gelo, anis e complete com o energético. Mexa delicadamente com uma colher, para não perder o gás.

(Por Maurício Muñoz, barman)

Mousse de chocolate com calda de tangerina

Ingredientes 200g de chocolate meio amargo 5 colheres (sopa) de azeite de oliva 3 ovos 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro ½ colher (chá) de licor de café 100ml de suco de tangerina 100g de açúcar 1 ramo de alecrim

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar um pouco. Misture o azeite de oliva em fio até que esteja todo incorporado. Separe as gemas e despeje em uma batedeira com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o licor. Vá acrescentando aos poucos até colocar todo o chocolate. Bata as claras em neve até ficar bem firme e acrescente aos demais ingredientes. Divida o mousse em taças e coloque na geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir. Enquanto isso, aqueça o suco de tangerina com o açúcar de confeiteiro e o alecrim até obter um xarope. Deixe esfriar e sirva sobre a mousse.

(Por Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira)

Salada de frango marinado no óleo de café e tangerina

Ingredientes

Óleo de café 200 ml de óleo de canola 10g de café especial em grãos 2 cardamomos

Modo de preparo

Aqueça os grãos de café e cardamomo no forno à 160ºC por cinco minutos. Coloque os grãos ainda quentes e o óleo em um recipiente fechado e deixe aromatizando por ao menos 1 dia. Retire os grãos com uma peneira e descarte.

Frango marinado 2 peitos de frango defumado 50 ml de óleo de café 1 pitada de sal 1 pitada de pimenta caiena

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e reserve na geladeira por duas horas.

Vinagrete de café e tangerina Suco de 1 tangerina 100 ml de óleo de café 1 colher de chá de mostarda ancienne 1 pitada de sal e pimenta branca

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e misture com um batedor até emulsionar

Finalização

Sele rapidamente o frango, fatie e sirva com endívias, alface romana, tomate cereja e gomos de tangerina. Tempere com o vinagrete.

Dicas e variações: Se preferir, substitua o frango defumado por filé de peito. Para conservar o óleo, coloque em um recipiente fechado e longe da luz.

(Por Grão Gourmet) 

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por