Alimentação saudável

A beleza que vem do pomar

Conheça as frutas que melhoram o viço, a hidratação e a luminosidade da sua pele


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As frutas podem fazer maravilhas pela sua pele
As frutas podem fazer maravilhas pela sua pele - Freepik/Divulgação

Sua dieta desempenha um papel significativo na aparência da sua pele, principalmente na melhora da hidratação, no viço, na luminosidade e na defesa antioxidante contra os agentes que podem envelhecê-la. "Os alimentos que você consome regularmente definem a aparência da sua pele, não apenas em um mês, mas também em um ou dois anos", explica o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Nesta hora, as frutas ricas em antioxidantes aparecem como grandes aliadas. Os antioxidantes são moléculas que têm a função de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Na prática, são como "vassouras" do organismo, que limpam os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo. "Os radicais livres, por sua vez, são moléculas formadas por processos naturais do organismo, como a respiração, ou então através da interação com agentes externos, como a exposição excessiva ao sol, a poluição, o consumo de álcool, o tabagismo e até mesmo como uma prática de atividades físicas", diz a nutricionista Renata Guirau.

"O consumo de algumas frutas ajuda a neutralizar os radicais livres que influenciam seu processo de envelhecimento", diz a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Mas não esqueça que é importante manter uma dieta equilibrada. "Uma dieta balanceada, que prioriza ingredientes naturais, é capaz de fornecer todo o aporte nutricional que o organismo precisa para se manter saudável e isso também se reflete na aparência da pele", explica a dermatologista Maria Clara Couto. Por isso, um cardápio rico em substâncias antioxidantes, fibras, citrinos, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde das células e tecidos. Segundo ela, essas substâncias são responsáveis pela maciez e o brilho natural da pele, fortalecimento das unhas e, até mesmo o crescimento capilar.

Andrea Rankovic

Rica em antioxidantes que agem combatendo os radicais livres."Possui vitamina C - que contribui para a formação do colágeno, além da A e do complexo B; contém folato, potássio, magnésio, fósforo, cobre e fibras, que ajudam no controle glicêmico e diminuição do colesterol", explica a nutricionista Clara Gameiro.

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Rico em óleos que restauram a hidratação natural da pele, pode ser usado in natura diretamente sobre a área tratada. Pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, pois, suas gorduras boas são importantes para garantir mais elasticidade. "Também é uma ótima fonte de vitaminas A, D e E, e o uso tópico é indicado à vontade, mas, como alimento, a fruta deve ser consumida com moderação, já que, em excesso, pode colaborar para o ganho de peso", diz a dermatologista Maria Clara Couto.

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Tem apenas 30 calorias em 100 gramas. É rico em vitamina C, K, folato, potássio, manganês e magnésio, além de ser fonte de fibras solúveis e insolúveis. "O morango também contém fitonutrientes como os flavonoides, poderosos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e doenças degenerativas", explica a nutricionista Myleide Barbosa.

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"Possui um bom teor de betacaroteno (provitamina A), que é indispensável à visão, além de conservar a saúde da pele, restaurar a imunidade e de ser um dos principais antioxidantes utilizados contra o envelhecimento", diz a nutricionista esportiva Barbara Ramirez. Outros nutrientes do caqui são o cálcio, fósforo, sódio e vitamina C.